Overdose de pentazocina
![Opioids](https://i.ytimg.com/vi/FcgW8ezLtkY/hqdefault.jpg)
A pentazocina é um medicamento usado para tratar dores moderadas a fortes. É um dos vários produtos químicos chamados opióides ou opiáceos, originalmente derivados da papoula e usados para o alívio da dor ou seus efeitos calmantes. A sobredosagem de pentazocina ocorre quando alguém, acidental ou intencionalmente, toma mais do que a quantidade normal ou recomendada deste medicamento.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma overdose real. Se você ou alguém que está com overdoses, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para a linha gratuita nacional de ajuda contra intoxicações (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
Pentazocina
Pentazocina é encontrada em:
- Pentazocina-naloxona HCL
Os sintomas podem incluir.
Olhos, ouvidos, nariz e garganta:
- Perda de audição
- Identifique os alunos
Coração e vasos sanguíneos:
- Distúrbios do ritmo cardíaco
- Pressão sanguínea baixa
- Pulso fraco
Pulmões:
- Respiração lenta, difícil ou superficial
- Sem respirar
Músculos:
- Espasticidade muscular
- Lesões musculares por ficar imóvel durante o coma
Sistema nervoso:
- Coma (falta de resposta)
- Confusão
- Sonolência
- Convulsões
Pele:
- Cianose (unhas ou lábios azuis)
- Icterícia (ficando amarelo)
- Irritação na pele
Estômago e intestinos:
- Náusea, vômito
- Espasmos do estômago ou intestinos (cólicas abdominais)
A pentazocina é um opioide fraco. Pode causar sintomas de abstinência de opióides em pessoas que o usam como substituto de formulações mais fortes. Os sintomas de abstinência podem incluir:
- Ansiedade e inquietação
- Diarréia
- Arrepio
- Frequência cardíaca rápida
- Vômito
Procure ajuda médica imediata. NÃO faça uma pessoa vomitar, a menos que seja instruído a fazê-lo pelo Controle de Intoxicações ou por um profissional de saúde.
As informações a seguir são úteis para assistência de emergência:
- A idade, peso e condição da pessoa
- Nome do produto (bem como os ingredientes e concentração, se conhecido)
- A hora em que foi engolido
- A quantidade engolida
- Se o medicamento foi prescrito para a pessoa
No entanto, NÃO atrase a chamada de ajuda se esta informação não estiver imediatamente disponível.
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Esta linha direta permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, respiração e pressão arterial.
Os sintomas serão tratados como apropriado. A pessoa pode receber:
- Carvão ativado.
- Suporte das vias aéreas, incluindo oxigênio, tubo de respiração pela boca (intubação) e máquina de respiração (ventilador).
- Exames de sangue e urina.
- Raio-x do tórax.
- ECG (eletrocardiograma) ou traçado do coração.
- Fluidos através de uma veia (intravenosa ou IV).
- Laxante.
- Medicamentos para tratar os sintomas, incluindo naloxona, um antídoto para ajudar a reverter o efeito do veneno; podem ser necessárias doses múltiplas.
A sobredosagem com pentazocina é geralmente muito menos grave do que a sobredosagem com outros medicamentos opióides, como a heroína e a morfina. Em casos raros, é necessário usar antídotos. Pode haver um resultado mais sério se houver coma prolongado e choque (danos a múltiplos órgãos internos). Embora mortes tenham sido relatadas, a maioria das pessoas que recebe tratamento imediato se recupera bem.
Aronson JK. Pentazocine. In: Aronson JK, ed. Efeitos colaterais das drogas de Meyler. 16ª ed. Waltham, MA: Elsevier; 2016: 620-622.
Nikolaides JK, Thompson TM. Opioides. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 156.