Envenenamento por bissulfato de sódio
O bissulfato de sódio é um ácido seco que pode ser prejudicial se ingerido em grandes quantidades. Este artigo discute o envenenamento por engolir bissulfato de sódio.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
Bissulfato de sódio
O bissulfato de sódio é encontrado em:
- Limpeza doméstica
- Certos detergentes líquidos
- Acabamento de metal
- Aditivos de pH de piscina
Observação: esta lista pode não ser completa.
Os sintomas por engolir mais do que uma colher de sopa (15 mililitros) deste ácido podem incluir:
- Dificuldade respiratória
- Dor ardente na boca
- Dor no peito por queimaduras no esôfago (tubo de deglutição)
- Diarréia
- Babando
- Sensação de náusea
- Vômito, às vezes com sangue
- Baixa pressão arterial grave (choque) causando fraqueza
Se o produto químico tocar sua pele, os sintomas podem incluir:
- Bolhas
- Queimaduras
- Pele dolorida e vermelha
Se entrar em contato com seus olhos, você pode ter:
- Visão diminuída
- Dor nos olhos
- Vermelhidão e lacrimejamento dos olhos
Procure ajuda médica imediata. NÃO faça uma pessoa vomitar, a menos que seja instruído a fazê-lo pelo Controle de Intoxicações ou por um profissional de saúde.
Se o produto químico for engolido, dê imediatamente água ou leite à pessoa, a menos que instruído de outra forma por um profissional de saúde. NÃO dê água ou leite se a pessoa apresentar sintomas (como vômitos, convulsões ou diminuição do nível de alerta) que dificultam a deglutição.
Se o produto químico estiver na pele ou nos olhos, lave com bastante água (pelo menos 2 quartos [1,9 litros]) por pelo menos 15 minutos.
Se a pessoa inalou o veneno, leve-o imediatamente para o ar fresco.
As informações a seguir são úteis para assistência de emergência:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Nome do produto (ingredientes e dosagens, se conhecidos)
- Tempo foi engolido
- Quantidade engolida
No entanto, NÃO atrase a chamada de ajuda se esta informação não estiver imediatamente disponível.
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Esta linha direta nacional permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O provedor medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados como apropriado. A pessoa pode receber:
- Suporte das vias aéreas, incluindo oxigênio, tubo de respiração pela boca (intubação) e ventilador (máquina de respiração)
- Exames de sangue e urina
- Câmera descendo a garganta para ver queimaduras no esôfago (tubo de alimentação) e no estômago (endoscopia)
- Raio-x do tórax
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
- Fluidos pela veia (intravenosa ou IV)
- Remédios para tratar os sintomas
Para a exposição da pele, o tratamento pode incluir:
- Irrigação (lavagem da pele), talvez a cada poucas horas por vários dias
- Desbridamento da pele (remoção cirúrgica da pele queimada)
- Transferir para um hospital especializado em tratamento de queimaduras
A internação hospitalar pode ser necessária para continuar o tratamento. A cirurgia pode ser necessária se o esôfago, estômago ou intestino desenvolverem orifícios (perfuração) devido à exposição ao ácido.
O desempenho de uma pessoa depende da rapidez com que o bissulfato de sódio foi diluído e neutralizado. Há uma boa chance de recuperação se o tratamento adequado for dado logo após o veneno ser ingerido. Sem tratamento imediato, são possíveis danos extensos à boca, garganta, olhos, pulmões, esôfago, nariz e estômago, dependendo de como a exposição ocorreu. Buracos (perfuração) no esôfago e no estômago podem resultar em infecções graves nas cavidades torácicas e abdominais, que podem resultar em morte.
Danos ao esôfago podem ocorrer 2 a 3 semanas após a ingestão do veneno. A morte pode ocorrer até 1 mês ou mais após a ingestão do veneno. Aqueles que se recuperam podem ter continuado problemas de estômago ou esôfago.
Hoyte C. Caustics. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 148.
Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA; Serviços de informação especializados; Site da Rede de Dados de Toxicologia. Bissulfato de sódio. toxnet.nlm.nih.gov. Acessado em 14 de fevereiro de 2019.