Envenenamento por loção para ondas de frio
A loção de ondas frias é um produto para o cabelo usado para criar ondas permanentes ("um permanente"). O envenenamento por loção de ondas frias ocorre ao engolir, respirar ou tocar a loção.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
Os tioglicolatos são os ingredientes venenosos dessas loções.
Os tioglicolatos são encontrados em:
- Kits de permanente (permanente) de cabelo
- Várias loções para ondas de frio
Outros produtos também podem conter loção para ondas de frio.
Abaixo estão os sintomas de envenenamento por loção para ondas de frio em diferentes partes do corpo.
OLHOS, ORELHAS, NARIZ E GARGANTA
- Irritação na boca
- Queimação e vermelhidão dos olhos
- Possivelmente danos sérios (como úlceras, erosões e queimaduras profundas) na córnea dos olhos
CORAÇÃO E SANGUE
- Fraqueza devido ao baixo nível de açúcar no sangue
PULMÕES E VIAS AÉREAS
- Falta de ar
SISTEMA NERVOSO
- Sonolência
- Dor de cabeça
- Apreensões (convulsões)
PELE
- Lábios e dedos azulados
- Erupção cutânea (pele vermelha ou com bolhas)
ESTÔMAGO E INTESTINOS
- Cólicas
- Diarréia
- Dor de estômago
- Vômito
Procure ajuda médica imediatamente. NÃO faça a pessoa vomitar, a menos que o controle de intoxicações ou um profissional de saúde lhe diga para fazer. Se o produto químico estiver na pele ou nos olhos, lave com bastante água por pelo menos 15 minutos.
Se o produto químico foi engolido, dê água ou leite à pessoa imediatamente, se o provedor disser para fazê-lo.NÃO dê nada para beber se a pessoa apresentar sintomas que dificultem a deglutição. Isso inclui vômitos, convulsões ou diminuição do nível de alerta. Se a pessoa inalou o veneno, leve-a imediatamente para o ar fresco.
Tenha essas informações em mãos:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Nome do produto (ingredientes e concentração, se conhecidos)
- Tempo foi engolido
- Quantidade engolida
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Este número de linha direta nacional permite que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Leve o recipiente com você para o hospital, se possível.
O provedor medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados.
A pessoa pode receber:
- Carvão ativado
- Exames de sangue e urina
- Suporte respiratório, incluindo tubo através da boca até os pulmões e máquina de respiração (ventilador)
- Raio-x do tórax
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
- Fluidos através de uma veia (por IV)
- Laxante
- Cirurgia para remover pele queimada (desbridamento)
- Tubo com câmera na garganta e estômago para procurar queimaduras (endoscopia)
- Lavagem da pele (irrigação), talvez a cada poucas horas por vários dias
O desempenho de uma pessoa depende da quantidade de veneno ingerida e da rapidez com que o tratamento é recebido. Quanto mais rápido a ajuda médica for fornecida, melhores serão as chances de recuperação.
Os problemas de pele desaparecerão quando o uso do produto for interrompido. Se a loção for engolida, a recuperação normalmente ocorre se o tratamento correto for recebido a tempo.
A maioria dos kits permanentes domésticos que contêm loções para ondas frias são diluídas para evitar envenenamento. No entanto, alguns salões de beleza podem usar formas mais fortes que precisam ser diluídas antes do uso. A exposição a esta loção de ondas frias mais forte causará muito mais danos do que as usadas em casa.
Envenenamento por tioglicolato
Caraccio TR, McFee RB. Cosméticos e artigos de toalete. In: Shannon MW, Borron SW, Burns MJ, eds. Tratamento clínico de intoxicação e overdose de drogas de Haddad e Winchester. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2007: cap 100.
Draelos ZD. Cosméticos e cosmecêuticos. In: Bolognia JL, Schaffer JV, Cerroni L, eds. Dermatologia. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 153.
James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM. Dermatite de contato e erupções medicamentosas. Em: James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM, eds. Doenças de Andrews da pele: dermatologia clínica. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 6.
Meehan TJ. Aproxime-se do paciente envenenado. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 139.