Trocando sua bolsa de urostomia
As bolsas para urostomia são bolsas especiais usadas para coletar a urina após a cirurgia da bexiga. A bolsa se fixa à pele ao redor do seu estoma, o orifício de onde a urina é drenada. Outro nome para uma bolsa ou bolsa é um eletrodoméstico.
Você precisará trocar sua bolsa de urostomia com freqüência.
A maioria das bolsas de urostomia precisa ser trocada 1 a 2 vezes por semana. É importante seguir um cronograma para a troca de sua bolsa. Não espere até que vaze porque vazamentos de urina podem prejudicar sua pele.
Pode ser necessário trocar sua bolsa com mais frequência:
- Durante o verão
- Se você mora em uma área quente e úmida
- Se você tiver cicatrizes ou pele oleosa ao redor do seu estoma
- Se você pratica esportes ou é muito ativo
Sempre troque sua bolsa se houver sinais de que ela está vazando. Os sinais incluem:
- Coceira
- Queimando
- Mudanças na aparência do estoma ou da pele ao redor dele
Sempre tenha uma bolsa limpa à mão. Você deve sempre levar um extra com você quando sair de casa. Usar uma bolsa limpa ajudará a prevenir infecções em seu sistema urinário.
Você pode decidir se é mais fácil sentar, ficar em pé ou deitar ao trocar a bolsa. Escolha uma posição que permita ver bem o seu estoma.
A urina pode pingar de seu estoma aberto quando você troca a bolsa. Você pode ficar em pé sobre o vaso sanitário ou usar gaze enrolada ou toalhas de papel abaixo do estoma para absorver a urina.
Ao remover a bolsa velha, empurre a pele para baixo para soltá-la. Não retire a bolsa da pele. Antes de colocar a nova bolsa no lugar:
- Verifique se há alterações na aparência de sua pele e estoma.
- Limpe e cuide do seu estoma e da pele ao redor.
- Coloque a bolsa usada em um saco plástico lacrável e jogue-a no lixo comum.
Quando você coloca a nova bolsa no lugar:
- Coloque com cuidado a abertura da bolsa sobre o seu estoma. Ter um espelho à sua frente pode ajudá-lo a centralizar a bolsa corretamente.
- A abertura da bolsa deve ser 1/8 de polegada (3 mm) maior do que o seu estoma.
- Algumas bolsas são compostas por 2 partes: o wafer ou flange, que é um anel de plástico que adere à pele ao redor do estoma, e uma bolsa separada que se conecta ao flange. Com um sistema de 2 peças, as peças separadas podem ser trocadas em intervalos diferentes.
Bolsa urinária; Colando aparelho urinário; Desvio urinário - bolsa de urostomia; Cistectomia - bolsa de urostomia
Site da American Cancer Society. Guia de urostomia. www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/physical-side-effects/ostomies/urostomy.html. Atualizado em 16 de outubro de 2019. Acessado em 11 de agosto de 2020.
Erwin-Toth P, Hocevar BJ. Considerações sobre estoma e feridas: manejo em enfermagem. In: Fazio VW, Church JM, Delaney CP, Kiran RP, eds. Terapia atual em cirurgia do cólon e retal. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 91.