Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 3 Janeiro 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
Remoção da glândula paratireóide - Medicamento
Remoção da glândula paratireóide - Medicamento

A paratireoidectomia é uma cirurgia para remover as glândulas paratireoides ou tumores da paratireoide. As glândulas paratireoides estão logo atrás da glândula tireoide, no pescoço. Essas glândulas ajudam seu corpo a controlar o nível de cálcio no sangue.

Você receberá anestesia geral (dormindo e sem dor) para esta cirurgia.

Normalmente, as glândulas paratireoides são removidas com um corte cirúrgico de 5 a 10 cm (2 a 4 polegadas) no pescoço. Durante a cirurgia:

  • O corte geralmente é feito no centro do pescoço, logo abaixo do pomo de adão.
  • Seu cirurgião irá procurar as quatro glândulas paratireoides e remover qualquer uma que esteja doente.
  • Você pode fazer um exame de sangue especial durante a cirurgia que dirá se todas as glândulas doentes foram removidas.
  • Em casos raros, quando todas as quatro dessas glândulas precisam ser removidas, parte de uma é transplantada para o antebraço. Ou então, é transplantado para um músculo na parte frontal do pescoço, próximo à glândula tireoide. Isso ajuda a garantir que o nível de cálcio do seu corpo permaneça em um nível saudável.

O tipo específico de cirurgia depende de onde estão as glândulas paratireoides doentes. Os tipos de cirurgia incluem:


  • Paratireoidectomia minimamente invasiva. Você pode receber uma injeção de uma pequena quantidade de traçador radioativo antes desta cirurgia. Isso ajuda a destacar as glândulas doentes. Se você tiver essa chance, seu cirurgião usará uma sonda especial, como um contador Geiger, para localizar a glândula paratireoide. O cirurgião fará um pequeno corte (1 a 2 polegadas; ou 2,5 a 5 cm) em um lado do pescoço e, em seguida, removerá a glândula doente através dele. Este procedimento leva cerca de 1 hora.
  • Paratireoidectomia videoassistida. Seu cirurgião fará dois pequenos cortes em seu pescoço. Um é para instrumentos e o outro é para uma câmera. Seu cirurgião usará a câmera para visualizar a área e removerá as glândulas doentes com os instrumentos.
  • Paratireoidectomia endoscópica. O cirurgião fará dois ou três pequenos cortes na parte frontal do pescoço e um corte acima da clavícula. Isso reduz cicatrizes visíveis, dor e tempo de recuperação. Este corte tem menos de 5 cm de comprimento. O procedimento para remover quaisquer glândulas paratireoides doentes é semelhante à paratireoidectomia videoassistida.

Seu médico pode recomendar esta cirurgia se uma ou mais das glândulas paratireoides estiver produzindo muito hormônio da paratireoide. Essa condição é chamada de hiperparatireoidismo. Freqüentemente, é causado por um pequeno tumor não canceroso (benigno) denominado adenoma.


Seu cirurgião levará em consideração muitos fatores ao decidir se fará a cirurgia e que tipo de cirurgia seria melhor para você. Alguns desses fatores são:

  • Sua idade
  • Níveis de cálcio na sua urina e sangue
  • Se você tem sintomas

Os riscos para anestesia e cirurgia em geral são:

  • Reações a medicamentos ou problemas respiratórios
  • Sangramento, coágulos sanguíneos ou infecção

Os riscos da paratireoidectomia são:

  • Lesão da glândula tireoide ou necessidade de remoção de parte da glândula tireoide.
  • Hipoparatireoidismo. Isso pode levar a níveis baixos de cálcio, que são perigosos para a saúde.
  • Lesão nos nervos que vão para os músculos que movem as cordas vocais. Você pode ter uma voz rouca ou mais fraca, que pode ser temporária ou permanente.
  • Dificuldade ao respirar. Isso é muito raro e quase sempre desaparece várias semanas ou meses após a cirurgia.

As glândulas paratireoides são muito pequenas. Pode ser necessário fazer exames que mostrem exatamente onde estão suas glândulas. Isso ajudará o cirurgião a localizar as glândulas paratireoides durante a cirurgia. Dois dos exames que você pode fazer são uma tomografia computadorizada e um ultrassom.


Diga ao seu cirurgião:

  • Se você está ou pode estar grávida
  • Quais medicamentos, vitaminas, ervas e outros suplementos você está tomando, mesmo aqueles que você comprou sem receita

Durante a semana antes da cirurgia:

  • Preencha todas as prescrições de remédios para dor e cálcio de que precisará após a cirurgia.
  • Você pode ser solicitado a interromper o uso de anticoagulantes. Estes incluem AINEs (aspirina, ibuprofeno), vitamina E, varfarina (Coumadin), dabigatrana (Pradaxa), rivaroxabana (Xarelto), apixabana (Eliquis) e clopidegrel (Plavix).
  • Pergunte ao seu cirurgião quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.

No dia da sua cirurgia:

  • Siga as instruções sobre não comer e beber.
  • Tome os medicamentos que o seu cirurgião lhe disse para tomar com um pequeno gole de água.
  • Chegue no hospital na hora certa.

Freqüentemente, as pessoas podem voltar para casa no mesmo dia da cirurgia. Você pode começar suas atividades diárias em poucos dias. Levará cerca de 1 a 3 semanas para cicatrizar completamente.

A área operada deve ser mantida limpa e seca. Você pode precisar beber líquidos e comer alimentos leves por um dia.

Ligue para seu cirurgião se sentir qualquer dormência ou formigamento ao redor da boca nas 24 a 48 horas após a cirurgia. Isso é causado por baixo teor de cálcio. Siga as instruções sobre como tomar seus suplementos de cálcio.

Após este procedimento, você deve fazer exames de sangue de rotina para verificar seu nível de cálcio.

As pessoas geralmente se recuperam logo após a cirurgia. A recuperação pode ser mais rápida quando técnicas menos invasivas são usadas.

Às vezes, outra cirurgia é necessária para remover mais glândulas paratireoides.

Remoção da glândula paratireóide; Paratireoidectomia; Hiperparatireoidismo - paratireoidectomia; PTH - paratireoidectomia

  • Tratamento da ferida cirúrgica - aberto
  • Paratireoidectomia
  • Paratireoidectomia - série

Coan KE, Wang TS. Hiperparatireoidismo primário. In: Cameron JL, Cameron AM, eds. Terapia Cirúrgica Atual. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: 779-785.

Quinn CE, Udelsman R. As glândulas paratireóides. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 37.

Leia Hoje

10 benefícios para a saúde da espirulina

10 benefícios para a saúde da espirulina

A epirulina etá entre o uplemento mai populare do mundo.É carregado com vário nutriente e antioxidante que podem beneficiar eu corpo e cérebro.Aqui etão 10 benefício de a...
Guia de discussão para médicos: falando sobre o progresso de sua psoríase

Guia de discussão para médicos: falando sobre o progresso de sua psoríase

Você deve ter notado que ua poríae aumentou ou etá e epalhando. Ete deenvolvimento pode levá-lo a entrar em contato com eu médico. aber o que dicutir na ua conulta é fund...