Cirurgia de ponte de safena
A cirurgia de ponte de safena cria uma nova rota, chamada de ponte, para que o sangue e o oxigênio contornem o bloqueio e cheguem ao coração.
Antes da cirurgia, você receberá anestesia geral. Você estará dormindo (inconsciente) e sem dor durante a cirurgia.
Quando você estiver inconsciente, o cirurgião cardíaco fará um corte cirúrgico de 20,5 a 25,5 cm no meio do seu peito. Seu esterno será separado para criar uma abertura. Isso permite que o cirurgião veja o coração e a aorta, o principal vaso sanguíneo que vai do coração ao resto do corpo.
A maioria das pessoas que passam por cirurgia de revascularização do miocárdio são conectadas a uma máquina de bypass coração-pulmão, ou bomba de bypass.
- Seu coração para enquanto você está conectado a esta máquina.
- Esta máquina faz o trabalho de seu coração e pulmões enquanto seu coração está parado para a cirurgia. A máquina adiciona oxigênio ao sangue, move o sangue pelo corpo e remove o dióxido de carbono.
Outro tipo de cirurgia de ponte de safena não usa a máquina de ponte de coração-pulmão. O procedimento é feito enquanto seu coração ainda está batendo. Isso é chamado de bypass da artéria coronária sem CEC, ou OPCAB.
Para criar o enxerto de bypass:
- O médico pegará uma veia ou artéria de outra parte do corpo e a usará para fazer um desvio (ou enxerto) ao redor da área bloqueada da artéria. O seu médico pode usar uma veia, chamada veia safena, de sua perna.
- Para chegar a essa veia, um corte cirúrgico será feito ao longo da parte interna da perna, entre o tornozelo e a virilha. Uma extremidade do enxerto será costurada em sua artéria coronária. A outra extremidade será costurada a uma abertura feita em sua aorta.
- Um vaso sanguíneo em seu tórax, chamado artéria mamária interna (IMA), também pode ser usado como enxerto. Uma extremidade desta artéria já está conectada a um ramo de sua aorta. A outra extremidade é conectada à artéria coronária.
- Outras artérias também podem ser usadas para enxertos em cirurgia de ponte de safena. O mais comum é a artéria radial do pulso.
Após a confecção do enxerto, seu esterno será fechado com fios. Esses fios ficam dentro de você. O corte cirúrgico será fechado com pontos.
Esta cirurgia pode durar de 4 a 6 horas. Após a cirurgia, você será encaminhado para a unidade de terapia intensiva.
Você pode precisar deste procedimento se tiver um bloqueio em uma ou mais de suas artérias coronárias. As artérias coronárias são os vasos que fornecem oxigênio e nutrientes ao coração que são transportados pelo sangue.
Quando uma ou mais artérias coronárias ficam parcial ou totalmente bloqueadas, seu coração não recebe sangue suficiente. Isso é chamado de doença isquêmica do coração ou doença arterial coronariana (DAC). Pode causar dor no peito (angina).
A cirurgia de revascularização do miocárdio pode ser usada para melhorar o fluxo sanguíneo para o coração. O seu médico pode primeiro ter tentado tratá-lo com medicamentos. Você também pode ter tentado exercícios e mudanças na dieta, ou angioplastia com implante de stent.
CAD é diferente de pessoa para pessoa. A forma como é diagnosticada e tratada também varia. A cirurgia de ponte de safena é apenas um tipo de tratamento.
Outros procedimentos que podem ser usados:
- Angioplastia e colocação de stent
- Cirurgia de ponte de safena - minimamente invasiva
Os riscos para qualquer cirurgia incluem:
- Sangrando
- Infecção
- Morte
Os possíveis riscos de uma cirurgia de ponte de safena incluem:
- Infecção, incluindo infecção de ferida torácica, que é mais provável de acontecer se você for obeso, tiver diabetes ou já tiver feito esta cirurgia
- Ataque cardíaco
- Golpe
- Problemas de ritmo cardíaco
- Falência renal
- Insuficiência pulmonar
- Depressão e mudanças de humor
- Febre baixa, cansaço e dor no peito, juntos chamados de síndrome pós-pericardiotomia, que podem durar até 6 meses
- Perda de memória, perda de clareza mental ou "pensamento confuso"
Sempre diga ao seu médico quais medicamentos você está tomando, até mesmo medicamentos ou ervas que comprou sem receita.
Durante os dias antes da cirurgia:
- No período de 1 semana antes da cirurgia, você pode ser solicitado a interromper o uso de medicamentos que dificultam a coagulação do sangue. Isso pode causar aumento do sangramento durante a cirurgia. Eles incluem aspirina, ibuprofeno (como Advil e Motrin), naproxeno (como Aleve e Naprosyn) e outros medicamentos semelhantes. Se estiver a tomar clopidogrel (Plavix), fale com o seu cirurgião sobre quando deve parar de tomá-lo.
- Pergunte quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
- Se você fuma, tente parar. Peça ajuda ao seu provedor.
- Entre em contato com o seu provedor se tiver um resfriado, gripe, febre, surto de herpes ou qualquer outra doença.
- Prepare sua casa para que você possa se locomover facilmente ao retornar do hospital.
Um dia antes da cirurgia:
- Banho e shampoo também.
- Você pode ser solicitado a lavar todo o corpo abaixo do pescoço com um sabonete especial. Esfregue o peito 2 ou 3 vezes com este sabonete.
- Certifique-se de se secar.
No dia da cirurgia:
- Você será solicitado a não beber ou comer nada depois da meia-noite da noite anterior à cirurgia. Enxágue a boca com água se sentir que está seca, mas tome cuidado para não engolir.
- Tome todos os medicamentos que lhe disseram para tomar com um pequeno gole de água.
Você será informado quando chegar ao hospital.
Após a operação, você passará de 3 a 7 dias no hospital. Você vai passar a primeira noite em uma unidade de terapia intensiva (UTI). Você provavelmente será transferido para uma sala de cuidados regulares ou transitórios dentro de 24 a 48 horas após o procedimento.
Dois a três tubos serão colocados em seu tórax para drenar o líquido ao redor do coração. Na maioria das vezes, eles são removidos 1 a 3 dias após a cirurgia.
Você pode ter um cateter (tubo flexível) na bexiga para drenar a urina. Você também pode ter linhas intravenosas (IV) para fluidos. Você será conectado a máquinas que monitoram seu pulso, temperatura e respiração. As enfermeiras estarão constantemente observando seus monitores.
Você pode ter vários pequenos fios conectados a um marca-passo, que são puxados antes da alta.
Você será incentivado a reiniciar algumas atividades e poderá iniciar um programa de reabilitação cardíaca dentro de alguns dias.
Leva de 4 a 6 semanas para começar a se sentir melhor após a cirurgia. Seus provedores dirão como se cuidar em casa após a cirurgia.
A recuperação da cirurgia leva tempo. Você pode não ver todos os benefícios da cirurgia por 3 a 6 meses. Na maioria das pessoas que se submetem à cirurgia de ponte de safena, os enxertos permanecem abertos e funcionam bem por muitos anos.
Esta cirurgia não impede que o bloqueio da artéria coronária volte. Você pode fazer muitas coisas para desacelerar esse processo, incluindo:
- Não fume
- Comer uma dieta saudável para o coração
- Fazendo exercícios regularmente
- Tratamento da hipertensão
- Controlar o açúcar elevado no sangue (se você tiver diabetes) e o colesterol alto
Bypass da artéria coronária sem CEC; OPCAB; Cirurgia de batimento cardíaco; Cirurgia de bypass - coração; CABG; Ponte de safena; Cirurgia de revascularização miocárdica; Cirurgia de bypass coronário; Doença arterial coronariana - CRM; CAD - CABG; Angina - CABG
- Angina - corrimento
- Angina - o que perguntar ao seu médico
- Angina - quando você tem dor no peito
- Angioplastia e stent - coração - descarga
- Drogas antiplaquetárias - inibidores P2Y12
- Aspirina e doenças cardíacas
- Segurança de banheiro para adultos
- Ser ativo após seu ataque cardíaco
- Ser ativo quando você tem uma doença cardíaca
- Manteiga, margarina e óleos de cozinha
- Cateterismo cardíaco - alta
- Colesterol e estilo de vida
- Colesterol - tratamento medicamentoso
- Controlando sua pressão alta
- Gorduras dietéticas explicadas
- Dicas de fast food
- Ataque cardíaco - descarga
- Ataque cardíaco - o que perguntar ao seu médico
- Cirurgia de ponte de safena - alta
- Doença cardíaca - fatores de risco
- Marcapasso cardíaco - descarga
- Como ler rótulos de alimentos
- Dieta pobre em sal
- dieta mediterrânea
- Prevenindo quedas
- Tratamento da ferida cirúrgica - aberto
- Quando você tem náuseas e vômitos
- Coração - vista frontal
- Artérias cardíacas posteriores
- Artérias cardíacas anteriores
- Aterosclerose
- Cirurgia de ponte de safena - série
- Incisão de cirurgia de revascularização do coração
Al-Atassi T, Toeg HD, Chan V, Ruel M. Revascularização do miocárdio. In: Sellke FW, del Nido PJ, Swanson SJ, eds. Cirurgia do tórax de Sabiston e Spencer. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 88.
Hillis LD, Smith PK, Anderson JL, et al. Diretriz da ACCF / AHA de 2011 para cirurgia de revascularização do miocárdio: um relatório da American College of Cardiology Foundation / American Heart Association Task Force on Practice Guidelines. Circulação. 2011; 124 (23): e652-e735. PMID: 22064599 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22064599/.
Kulik A., Ruel M., Jneid H., et al. Prevenção secundária após cirurgia de revascularização do miocárdio: uma declaração científica da American Heart Association. Circulação. 2015; 131 (10): 927-964. PMID: 25679302 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25679302/.
Amanhã DA, de Lemos JA. Doença isquêmica do coração estável. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 61.
Omer S, Cornwell LD, Bakaeen FG. Doença cardíaca adquirida: insuficiência coronariana. In: Townsend CM, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 59.