Punção de emergência das vias aéreas
![Punção de emergência das vias aéreas - Medicamento Punção de emergência das vias aéreas - Medicamento](https://a.svetzdravlja.org/medical/millipede-toxin.webp)
A punção de emergência das vias aéreas é a colocação de uma agulha oca nas vias respiratórias da garganta. É feito para tratar asfixia com risco de vida.
A punção de emergência das vias aéreas é feita em uma situação de emergência, quando alguém está sufocando e todos os outros esforços para ajudar na respiração falharam.
- Uma agulha ou tubo oco pode ser inserido na garganta, logo abaixo do pomo de Adão (cartilagem tireóide), nas vias respiratórias. A agulha passa entre a cartilagem tireóide e a cartilagem cricóide.
- Em um hospital, antes da inserção da agulha, pode-se fazer um pequeno corte na pele e na membrana entre as cartilagens tireoide e cricóide.
A cricotireotomia é um procedimento de emergência para aliviar uma obstrução das vias aéreas até que a cirurgia possa ser feita para colocar um tubo respiratório (traqueostomia).
Se o bloqueio das vias aéreas ocorrer com trauma na cabeça, pescoço ou coluna, deve-se ter cuidado para evitar mais lesões à pessoa.
Os riscos para este procedimento incluem:
- Lesão na laringe (laringe), glândula tireoide ou esôfago
Os riscos para qualquer cirurgia são:
- Sangrando
- Infecção
O desempenho da pessoa depende da causa do bloqueio das vias aéreas e da rapidez com que ela recebe o suporte respiratório adequado. A punção de emergência das vias aéreas fornece suporte respiratório suficiente por um período muito curto de tempo.
Cricotireotomia por agulha
Punção de emergência das vias aéreas
Cartilagem cricoide
Punção de emergência das vias aéreas - série
Cattano D, Piacentini AGG, Cavallone LF. Acesso percutâneo de emergência às vias aéreas. In: Hagberg CA, Artime CA, Aziz MF, eds. Hagberg e Benumof’s Airway Management. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 27.
Herbert RB, Thomas D. Cricotireotomia e ventilação translaríngea percutânea. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 6.