Pé de garra

Pé em garra é uma deformidade do pé. A articulação do dedo do pé mais próxima do tornozelo é dobrada para cima e as outras articulações para baixo. O dedo do pé parece uma garra.
Os dedos em garra podem estar presentes no nascimento (congênito). A condição também pode se desenvolver mais tarde na vida por causa de outros distúrbios (adquiridos). Os dedos em garras podem ser causados por um problema de nervo nas pernas ou na medula espinhal. A causa é desconhecida em muitos casos.
Na maioria das vezes, os dedos em garra não são prejudiciais por si próprios. Eles podem ser o primeiro sinal de uma doença mais grave do sistema nervoso.
Os dedos em garra podem causar dor e causar calosidades na parte superior do dedo do pé, sobre a primeira articulação, mas também podem ser indolores. A condição pode criar problemas de adaptação aos sapatos.
As causas podem incluir:
- Fraturas de tornozelo ou cirurgia
- Paralisia cerebral
- Doença de Charcot-Marie-Tooth
- Outros distúrbios cerebrais e do sistema nervoso
- Artrite reumatóide
Ligue para o seu médico se achar que pode estar com dedos em garra.
O profissional de saúde fará um exame para verificar se há problemas nos músculos, nervos e coluna. O exame físico provavelmente incluirá atenção extra aos pés e às mãos.
Serão feitas perguntas sobre sua condição, como:
- Quando você percebeu isso pela primeira vez?
- Você teve uma lesão anterior?
- Está piorando?
- Isso afeta os dois pés?
- Você tem outros sintomas ao mesmo tempo?
- Você tem alguma sensação anormal nos pés?
- Algum outro membro da família tem a mesma condição?
O formato anormal do dedo do pé pode aumentar a pressão e causar calosidades ou úlceras nos dedos dos pés. Pode ser necessário usar sapatos especiais para aliviar a pressão. Os dedos em garra também podem ser tratados cirurgicamente.
Dedos em garra
Pé de garra
Grear BJ. Distúrbios neurogênicos. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 86.
Murphy GA. Anormalidades menores do dedo do pé. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 83.