Lordose - lombar
A lordose é a curva interna da coluna lombar (logo acima das nádegas). Um pequeno grau de lordose é normal. Muitas curvas são chamadas de balanço.
A lordose tende a fazer com que as nádegas pareçam mais proeminentes. As crianças com hiperlordose apresentam um grande espaço embaixo da parte inferior das costas quando deitadas com o rosto para cima em uma superfície rígida.
Algumas crianças têm lordose acentuada, mas, na maioria das vezes, se corrige conforme a criança cresce. Isso é chamado de lordose juvenil benigna.
A espondilolistese pode causar lordose. Nessa condição, um osso (vértebra) da coluna vertebral desliza da posição correta para o osso abaixo dele. Você pode nascer com isso. Pode se desenvolver após certas atividades esportivas, como a ginástica. Pode se desenvolver junto com artrite na coluna vertebral.
Causas muito menos comuns em crianças incluem:
- Acondroplasia, um distúrbio do crescimento ósseo que causa o tipo mais comum de nanismo
- Distrofia muscular
- Outras condições genéticas
Na maioria das vezes, a lordose não é tratada se as costas forem flexíveis. É improvável que progrida ou cause problemas.
Ligue para o seu médico se notar que seu filho tem uma postura exagerada ou uma curva nas costas. Seu provedor deve verificar se há um problema médico.
O provedor fará um exame físico. Para examinar a coluna, seu filho pode ter que se inclinar para a frente, para o lado e deitar sobre uma mesa. Se a curva lordótica for flexível (quando a criança se inclina para frente, a curva se inverte), geralmente não é um problema. Se a curva não se mover, avaliação médica e tratamento serão necessários.
Outros testes podem ser necessários, principalmente se a curva parecer "fixa" (não dobrável). Isso pode incluir:
- Raio-x da coluna lombossacra
- Outros testes para descartar doenças que podem estar causando a doença
- Ressonância magnética da coluna
- Testes laboratoriais
Balançar para trás; Costas arqueadas; Lordose - lombar
- Coluna esquelética
- Lordose
Mistovich RJ, Spiegel DA. A coluna. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 699.
Warner WC, Sawyer JR. Escoliose e cifose. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 44.