Turgor da pele
O turgor da pele é a elasticidade da pele. É a capacidade da pele de mudar de forma e voltar ao normal.
O turgor da pele é um sinal de perda de fluidos (desidratação). Diarréia ou vômito podem causar perda de fluidos. Bebês e crianças com essas condições podem perder rapidamente muito líquido, se não ingerirem água suficiente. A febre acelera esse processo.
Para verificar o turgor da pele, o médico segura a pele entre dois dedos para que fique esticada. Comumente no antebraço ou abdômen é verificado. A pele é mantida por alguns segundos e depois liberada.
A pele com turgor normal volta rapidamente à sua posição normal. A pele com turgor fraco leva tempo para retornar à sua posição normal.
A falta de turgor da pele ocorre com perda de fluido moderada a grave. A desidratação leve ocorre quando a perda de fluidos é igual a 5% do peso corporal. A desidratação moderada representa uma perda de 10% e a desidratação grave representa uma perda de 15% ou mais do peso corporal.
O edema é uma condição em que o fluido se acumula nos tecidos e causa inchaço. Isso torna a pele extremamente difícil de pinçar.
As causas comuns de turgor cutâneo insuficiente são:
- Diminuição da ingestão de líquidos
- Desidratação
- Diarréia
- Diabetes
- Extrema perda de peso
- Exaustão por calor (suor excessivo sem ingestão suficiente de líquidos)
- Vômito
Distúrbios do tecido conjuntivo, como esclerodermia e síndrome de Ehlers-Danlos, podem afetar a elasticidade da pele, mas isso não está relacionado à quantidade de fluido no corpo.
Você pode verificar rapidamente se há desidratação em casa. Aperte a pele nas costas da mão, no abdômen ou na frente do tórax, sob a clavícula. Isso mostrará o turgor da pele.
A desidratação leve fará com que a pele fique ligeiramente lenta em seu retorno ao normal. Para se reidratar, beba mais líquidos - principalmente água.
Turgor severo indica perda moderada ou severa de fluidos. Consulte seu provedor imediatamente.
Ligue para seu provedor se:
- O turgor ruim da pele ocorre com vômitos, diarreia ou febre.
- A pele demora a voltar ao normal, ou a pele fica "tensa" durante uma verificação. Isso pode indicar desidratação grave que requer tratamento rápido.
- Você reduziu o turgor da pele e não consegue aumentar a ingestão de líquidos (por exemplo, devido ao vômito).
O provedor realizará um exame físico e fará perguntas sobre seu histórico médico, incluindo:
- Há quanto tempo você tem sintomas?
- Que outros sintomas surgiram antes da mudança no turgor da pele (vômitos, diarréia, outros)?
- O que você fez para tentar tratar a doença?
- Existem coisas que tornam a condição melhor ou pior?
- Que outros sintomas você tem (como lábios secos, diminuição da produção de urina e diminuição do lacrimejamento)?
Testes que podem ser realizados:
- Química do sangue (como um químico-20)
- CBC
- Urinálise
Você pode precisar de fluidos intravenosos para perda severa de fluidos. Você pode precisar de medicamentos para tratar outras causas de turgor e elasticidade da pele deficientes.
Pele espessa; Pobre turgor da pele; Bom turgor da pele; Diminuição do turgor da pele
- Turgor da pele
Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW. Pele, cabelo e unhas. In: Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW, eds. Guia de Seidel para Exame Físico. 9ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2019: cap 9.
Greenbaum LA. Terapia de déficit. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 70.
McGrath JL, Bachmann DJ. Medição de sinais vitais. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 1.
Van Mater HA, Rabinovich CE. Esclerodermia e fenômeno de Raynaud. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 185.