Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 8 Abril 2021
Data De Atualização: 15 Julho 2025
Anonim
Coloboma
Vídeo: Coloboma

Coloboma da íris é um orifício ou defeito da íris do olho. A maioria dos colobomas está presente desde o nascimento (congênito).

O coloboma da íris pode se parecer com uma segunda pupila ou um entalhe preto na borda da pupila. Isso dá à pupila uma forma irregular. Também pode aparecer como uma divisão na íris da pupila até a borda da íris.

Um pequeno coloboma (especialmente se não estiver preso à pupila) pode permitir que uma segunda imagem se concentre na parte de trás do olho. Isso pode causar:

  • Visão embaçada
  • Diminuição da acuidade visual
  • Visão dupla
  • Imagem fantasma

Se for congênito, o defeito pode incluir a retina, a coroide ou o nervo óptico.

A maioria dos colobomas é diagnosticada no nascimento ou logo depois.

A maioria dos casos de coloboma não tem causa conhecida e não está relacionada a outras anormalidades. Alguns são devidos a um defeito genético específico. Um pequeno número de pessoas com coloboma tem outros problemas de desenvolvimento hereditários.

Entre em contato com seu médico se:


  • Você percebe que seu filho tem o que parece ser um buraco na íris ou uma pupila de formato incomum.
  • A visão do seu filho fica turva ou diminuída.

Além do seu filho, você também pode precisar consultar um oftalmologista.

Seu provedor fará um histórico médico e fará um exame.

Uma vez que o problema é mais frequentemente diagnosticado em bebês, é muito importante saber sobre a história da família.

O profissional de saúde fará um exame oftalmológico detalhado que inclui olhar para a parte de trás do olho enquanto o olho está dilatado. Uma ressonância magnética do cérebro, olhos e nervos conectores pode ser feita se houver suspeita de outros problemas.

Aluno da fechadura; Defeito de íris

  • Olho
  • Olho de Gato
  • Coloboma da íris

Brodsky MC. Anomalias congênitas do disco óptico. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 9.5.


Freund KB, Sarraf D, Mieler WF, Yannuzzi LA. Anomalias congênitas e de desenvolvimento do nervo óptico. In: Freund KB, Sarraf D, Mieler WF, Yannuzzi LA, eds. The Retinal Atlas. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 15.

Site do National Eye Institute. Fatos sobre o coloboma uveal. www.nei.nih.gov/learn-about-eye-health/eye-conditions-and-diseases/coloboma. Atualizado em 14 de agosto de 2019. Acessado em 3 de dezembro de 2019.

Olitsky SE, Marsh JD. Anormalidades da pupila. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 640.

Site de Porter D. American Academy of Ophthalmology. O que é um coloboma? www.aao.org/eye-health/diseases/what-is-coloboma. Atualizado em 18 de março de 2020. Acessado em 14 de maio de 2020.

Escolha De Leitores

Criando uma história de saúde da família

Criando uma história de saúde da família

Um hi tórico de aúde familiar é um regi tro da informaçõe de aúde de uma família. Inclui informaçõe obre ua aúde e a de eu avó , tia e tio , pai ...
Hyoscyamine

Hyoscyamine

A hio ciamina é u ada para controlar o intoma a ociado a di túrbio do trato ga trointe tinal (GI). Atua diminuindo o movimento do e tômago e do inte tino e a ecreção de fluido...