Autor: William Ramirez
Data De Criação: 21 Setembro 2021
Data De Atualização: 19 Setembro 2024
Anonim
💣 Правильный 2.0 TDI - это версия с Common Rail !!! Чем этот мотор лучше версии с насос-форсункой ?
Vídeo: 💣 Правильный 2.0 TDI - это версия с Common Rail !!! Чем этот мотор лучше версии с насос-форсункой ?

A proteína C reativa (CRP) é produzida pelo fígado. O nível de CRP aumenta quando há inflamação em todo o corpo. Faz parte de um grupo de proteínas chamadas reagentes de fase aguda que aumentam em resposta à inflamação. Os níveis de reagentes de fase aguda aumentam em resposta a certas proteínas inflamatórias chamadas citocinas. Essas proteínas são produzidas pelos glóbulos brancos durante a inflamação.

Este artigo discute o exame de sangue feito para medir a quantidade de CRP no sangue.

É necessária uma amostra de sangue. Na maioria das vezes, é retirado de uma veia. O procedimento é chamado de punção venosa.

Nenhuma etapa especial é necessária para se preparar para este teste.

Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros podem sentir apenas uma picada ou ardência. Depois disso, pode haver alguma latejante.

O teste CRP é um teste geral para verificar se há inflamação no corpo. Não é um teste específico. Isso significa que pode revelar que você tem inflamação em algum lugar do corpo, mas não pode apontar a localização exata. O teste de CRP geralmente é feito com o ESR ou teste da taxa de sedimentação, que também procura inflamação.


Você pode fazer este teste para:

  • Verifique se há surtos de doenças inflamatórias, como artrite reumatóide, lúpus ou vasculite.
  • Determine se o medicamento antiinflamatório está funcionando para tratar uma doença ou condição.

No entanto, um nível baixo de CRP nem sempre significa que não há inflamação. Os níveis de CRP podem não aumentar em pessoas com artrite reumatóide e lúpus. A razão para isto é desconhecida.

Um teste de CRP mais sensível, denominado ensaio de proteína C reativa de alta sensibilidade (hs-CRP), está disponível para determinar o risco de doença cardíaca de uma pessoa.

Os valores normais de CRP variam de laboratório para laboratório. Geralmente, existem níveis baixos de CRP detectáveis ​​no sangue. Os níveis geralmente aumentam ligeiramente com a idade, sexo feminino e em afro-americanos.

O aumento da PCR sérica está relacionado a fatores de risco cardiovascular tradicionais e pode refletir o papel desses fatores de risco em causar inflamação vascular.

De acordo com a American Heart Association, os resultados do hs-CRP na determinação do risco de doença cardíaca podem ser interpretados da seguinte forma:


  • Você tem baixo risco de desenvolver doenças cardiovasculares se seu nível de PCR-us for inferior a 1,0 mg / L.
  • Você corre um risco médio de desenvolver doenças cardiovasculares se seus níveis estiverem entre 1,0 mg / L e 3,0 mg / L.
  • Você está sob alto risco de doença cardiovascular se o seu nível de PCR-us for superior a 3,0 mg / L.

Nota: os intervalos de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.

Os exemplos acima mostram as medições comuns para os resultados desses testes. Alguns laboratórios usam medições diferentes ou podem testar amostras diferentes.

Um teste positivo significa que você tem inflamação no corpo. Isso pode ser devido a uma variedade de condições, incluindo:

  • Câncer
  • Doença do tecido conjuntivo
  • Ataque cardíaco
  • Infecção
  • Doença inflamatória intestinal (DII)
  • Lúpus
  • Pneumonia
  • Artrite reumatóide
  • Febre reumática
  • Tuberculose

Esta lista não é completa.


Nota: Os resultados positivos da PCR também ocorrem durante a última metade da gravidez ou com o uso de pílulas anticoncepcionais (anticoncepcionais orais).

Os riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:

  • Sangramento excessivo
  • Desmaio ou sensação de tontura
  • Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
  • Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)

CRP; Proteína C reativa de alta sensibilidade; hs-CRP

  • Teste de sangue

Chernecky CC, Berger BJ. C. Em: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 266-432.

Dietzen DJ. Aminoácidos, peptídeos e proteínas. In: Rifai N, ed. Tietz Textbook of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics. 6ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2018: cap 28.

Ridker PM, Libby P, Buring JE. Marcadores de risco e prevenção primária de doenças cardiovasculares. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 45.

Posts Populares

Síndrome de Tourette

Síndrome de Tourette

A índrome de Tourette é um ditúrbio neurológico. Caua movimento fíico repetido e involuntário e exploõe vocai. A caua exata é deconhecida. A índrome de Tou...
A verdade sobre os efeitos colaterais do aspartame

A verdade sobre os efeitos colaterais do aspartame

A controvéria do apartameO apartame é um do adoçante artificiai mai populare diponívei no mercado. Na verdade, há boa chance de que você ou alguém que você con...