Cultura gástrica
A cultura gástrica é um teste para verificar o conteúdo do estômago de uma criança quanto à bactéria que causa a tuberculose (TB).
Um tubo flexível é gentilmente colocado através do nariz da criança e no estômago. A criança pode receber um copo de água e ser solicitada a engolir enquanto o tubo é inserido. Uma vez que o tubo está no estômago, o médico usa uma seringa para remover uma amostra do conteúdo do estômago.
O tubo é então removido suavemente pelo nariz. A amostra é enviada para um laboratório. Lá, é colocado em um prato especial chamado meio de cultura e observado para o crescimento de bactérias.
Seu filho precisará jejuar de 8 a 10 horas antes do teste. Isso significa que seu filho não pode comer e beber nada durante esse tempo.
A amostra é coletada pela manhã. Por esse motivo, seu filho provavelmente será internado no hospital na noite anterior ao teste. O tubo pode então ser colocado à noite e o teste feito logo de manhã.
A maneira como você prepara seu filho para este teste depende da idade, experiência anterior e nível de confiança dele. Siga as instruções do seu provedor sobre como preparar seu filho.
Os tópicos relacionados incluem:
- Teste infantil ou preparação para procedimento (do nascimento até 1 ano)
- Teste de criança pequena ou preparação de procedimento (1 a 3 anos)
- Teste de pré-escola ou preparação de procedimento (3 a 6 anos)
- Teste de idade escolar ou preparação de procedimento (6 a 12 anos)
- Preparação para teste ou procedimento de adolescente (12 a 18 anos)
Enquanto o tubo passa pelo nariz e garganta, seu filho sentirá algum desconforto e também poderá sentir vontade de vomitar.
Este teste pode ajudar a diagnosticar tuberculose pulmonar (pulmonar) em crianças. Esse método é usado porque as crianças não podem tossir e cuspir muco até os 8 anos de idade. Em vez disso, engolem o muco. (É por isso que as crianças raramente transmitem tuberculose para outras pessoas.)
O teste também pode ser feito para ajudar a identificar vírus, fungos e bactérias no conteúdo gástrico de pessoas com câncer, AIDS ou outras condições que causam um enfraquecimento do sistema imunológico.
Os resultados finais do teste de cultura gástrica podem levar várias semanas. Seu provedor decidirá se deve iniciar o tratamento antes de saber os resultados do teste.
A bactéria que causa a tuberculose não é encontrada no conteúdo do estômago.
Se a bactéria que causa a tuberculose cresce a partir da cultura gástrica, a tuberculose é diagnosticada. Como essas bactérias crescem lentamente, pode levar até 6 semanas para confirmar o diagnóstico.
Um teste chamado esfregaço de TB será feito primeiro na amostra. Se os resultados forem positivos, o tratamento pode ser iniciado imediatamente. Esteja ciente de que um resultado negativo do esfregaço de TB não exclui a TB.
Este teste também pode ser usado para detectar outras formas de bactérias que não causam TB.
Sempre que uma sonda nasogástrica é inserida na garganta, há uma pequena chance de ela entrar na traqueia. Se isso acontecer, seu filho pode tossir, arfar e ter dificuldade para respirar até que o tubo seja removido. Também existe uma pequena chance de que parte do conteúdo do estômago entre no pulmão.
Cruz AT, Starke JR. Tuberculose. In: Cherry JD, Harrison GJ, Kaplan SL, Steinbach WJ, Hotez PJ, eds. Livro didático de doenças infecciosas pediátricas de Feigin e Cherry. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 96.
Fitzgerald DW, Sterling TR, Haas DW. Mycobacterium tuberculosis. Em: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2020: cap 249.
Hatzenbuehler LA, Starke JR. Tuberculose (Mycobacterium tuberculosis). In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 242.
Marcdante KJ, Kliegman RM. Tuberculose. In: Marcdante KJ, Kliegman RM, eds. Nelson Essentials of Pediatrics. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 124.