Teste de sangue do cordão umbilical
O sangue do cordão se refere a uma amostra de sangue coletada do cordão umbilical quando um bebê nasce. O cordão umbilical é o cordão que conecta o bebê ao útero da mãe.
O teste de sangue do cordão umbilical pode ser feito para avaliar a saúde de um recém-nascido.
Logo após o nascimento do seu bebê, o cordão umbilical é pinçado e cortado. Se o sangue do cordão for coletado, outra pinça é colocada de 20 a 25 centímetros de distância da primeira. A seção entre as pinças é cortada e uma amostra de sangue é coletada em um tubo de amostra.
Nenhuma etapa especial é necessária para se preparar para este teste.
Você não sentirá nada além do processo normal de parto.
O teste de sangue do cordão umbilical é feito para medir o seguinte no sangue do seu bebê:
- Nível de bilirrubina
- Hemocultura (se houver suspeita de infecção)
- Gases sanguíneos (incluindo oxigênio, dióxido de carbono e níveis de pH)
- Nível de açúcar no sangue
- Tipo sanguíneo e Rh
- Hemograma completo (CBC)
- Contagem de plaquetas
Valores normais significam que todos os itens marcados estão dentro da faixa normal.
Um pH baixo (inferior a 7,04 a 7,10) significa que há níveis mais elevados de ácidos no sangue do bebê. Isso pode ocorrer quando o bebê não recebe oxigênio suficiente durante o trabalho de parto. Uma razão para isso pode ser que o cordão umbilical foi comprimido durante o trabalho de parto ou parto.
Uma hemocultura positiva para bactérias significa que seu bebê tem uma infecção sanguínea.
O nível elevado de açúcar no sangue (glicose) no sangue do cordão umbilical pode ser encontrado se a mãe tiver diabetes. O recém-nascido será observado para hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) após o parto.
Um alto nível de bilirrubina no recém-nascido tem muitas causas, que podem ser causadas por infecções que o bebê contrai.
Nota: os intervalos de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
A maioria dos hospitais coleta rotineiramente o sangue do cordão umbilical para teste no nascimento. O processo é bastante fácil e este é o único momento em que este tipo de amostra de sangue pode ser coletado.
Você também pode decidir depositar ou doar o sangue do cordão umbilical no momento do parto. O sangue do cordão umbilical pode ser usado para tratar certos tipos de cânceres relacionados à medula óssea. Alguns pais podem optar por guardar (armazenar) o sangue do cordão umbilical de seus filhos para este e outros fins médicos futuros.
O banco de sangue do cordão umbilical para uso pessoal é feito tanto por bancos de sangue do cordão quanto por empresas privadas. O serviço é cobrado se você usar um serviço privado. Se você optar por armazenar o sangue do cordão umbilical do seu bebê, você deve conversar com seu médico sobre os prós e os contras das diferentes opções.
Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. Parecer do Comitê ACOG nº. 771: banco de sangue do cordão umbilical. Obstet Gynecol. 2019; 133 (3): e249-e253. PMID: 30801478 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30801478/.
Greco NJ, Elkins M. Tissue bank and progenitor cells. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 38.
Waldorf KMA. Imunologia materno-fetal. Em: Landon MB, Galan HL, Jauniaux ERM, et al, eds. Obstetrícia de Gabbe: gestações normais e problemáticas. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 4.