Ultrassom duplex
O ultrassom duplex é um teste para ver como o sangue se move nas artérias e veias.
Um ultrassom duplex combina:
- Ultra-som tradicional: usa ondas sonoras que ricocheteiam nos vasos sanguíneos para criar imagens.
- Ultrassom Doppler: registra ondas sonoras refletidas em objetos em movimento, como sangue, para medir sua velocidade e outros aspectos de como fluem.
Existem diferentes tipos de exames de ultrassom duplex. Alguns incluem:
- Ultrassonografia duplex arterial e venosa do abdome. Este teste examina os vasos sanguíneos e o fluxo sanguíneo na área abdominal.
- O ultrassom duplex carotídeo examina a artéria carótida no pescoço.
- A ultrassonografia duplex das extremidades examina os braços ou as pernas.
- A ultrassonografia duplex renal examina os rins e seus vasos sanguíneos.
Você pode precisar usar uma bata médica. Você se deitará em uma mesa e o técnico de ultrassom espalhará um gel na área que está sendo testada. O gel ajuda as ondas sonoras a entrarem em seus tecidos.
Uma varinha, chamada de transdutor, é movida sobre a área que está sendo testada. Esta varinha envia as ondas sonoras. Um computador mede como as ondas sonoras refletem de volta e as transforma em imagens. O Doppler cria um som de "assobio", que é o som do sangue movendo-se nas artérias e veias.
Você precisa ficar parado durante o exame. Você pode ser solicitado a se deitar em diferentes posições do corpo ou a respirar fundo e prender a respiração.
Às vezes, durante um ultrassom duplex das pernas, o médico pode calcular um índice tornozelo-braquial (ITB). Você precisará usar medidores de pressão arterial nos braços e nas pernas para este teste.
O número ABI é obtido dividindo a pressão arterial no tornozelo pela pressão arterial no braço. Um valor de 0,9 ou superior é normal.
Normalmente, não há preparação para este teste.
Se você estiver fazendo um ultrassom na área do estômago, pode ser solicitado que você não coma ou beba depois da meia-noite. Informe a pessoa que fará o exame de ultrassom se estiver tomando algum medicamento, como anticoagulantes. Isso pode afetar os resultados do teste.
Você pode sentir alguma pressão quando a varinha é movida sobre o corpo, mas não há desconforto na maioria das vezes.
Um ultrassom duplex pode mostrar como o sangue flui para muitas partes do corpo. Ele também pode dizer a largura de um vaso sanguíneo e revelar quaisquer bloqueios. Este teste é uma opção menos invasiva do que a arteriografia e a venografia.
Um ultrassom duplex pode ajudar a diagnosticar as seguintes condições:
- Aneurisma abdominal
- Oclusão arterial
- Coágulo sanguíneo
- Doença oclusiva da carótida (ver: duplex de carótida)
- Doença vascular renal
- Varizes
- Insuficiência venosa
A ultrassonografia duplex renal também pode ser usada após a cirurgia de transplante. Isso mostra como um novo rim está funcionando.
Um resultado normal é o fluxo sanguíneo normal nas veias e artérias. Há pressão arterial normal e nenhum sinal de estreitamento ou bloqueio de um vaso sanguíneo.
Um resultado anormal depende da área específica que está sendo examinada. Um resultado anormal pode ser devido a um coágulo sanguíneo ou acúmulo de placa em um vaso sanguíneo.
Não existem riscos.
Fumar pode alterar os resultados de um ultrassom dos braços e pernas. Isso acontece porque a nicotina pode fazer com que as artérias encolham (contraiam).
Ultrassom vascular; Ultrassom vascular periférico
- Angioplastia e colocação de stent - artérias periféricas - descarga
- Trombose venosa profunda - secreção
- Teste de ultrassom Duplex / Doppler
Bonaca MP, Creager MA. Doenças das artérias periféricas. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 64.
Freischlag JA, Heller JA. Doença venosa. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 64.
Kremkau FW. Princípios e instrumentos de ultrassonografia. In: Pellerito JS, Polak JF, eds. Introdução à ultrassonografia vascular. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 2.
Stone PA, Hass SM. Laboratório vascular: varredura dúplex arterial. In: Sidawy AN, Perler BA, eds. Cirurgia Vascular e Terapia Endovascular de Rutherford. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: capítulo 21.