Intubação endotraqueal
A intubação endotraqueal é um procedimento médico no qual um tubo é colocado na traqueia (traquéia) através da boca ou nariz. Na maioria das situações de emergência, é colocado pela boca.
Esteja você acordado (consciente) ou não (inconsciente), você receberá um medicamento para tornar a inserção do tubo mais fácil e confortável. Você também pode obter remédios para relaxar.
O provedor irá inserir um dispositivo chamado laringoscópio para poder visualizar as cordas vocais e a parte superior da traqueia.
Se o procedimento estiver sendo feito para ajudar na respiração, um tubo é inserido na traqueia e passando pelas cordas vocais até um pouco acima do ponto onde a traquéia se ramifica para os pulmões. O tubo pode então ser usado para conectar-se a um ventilador mecânico para auxiliar na respiração.
A intubação endotraqueal é feita para:
- Mantenha as vias aéreas abertas para administrar oxigênio, remédios ou anestesia.
- Apoie a respiração em certas doenças, como pneumonia, enfisema, insuficiência cardíaca, colapso pulmonar ou trauma grave.
- Remova bloqueios das vias aéreas.
- Permita que o profissional de saúde tenha uma visão melhor das vias aéreas superiores.
- Proteja os pulmões em pessoas que não conseguem proteger as vias respiratórias e que correm o risco de respirar fluidos (aspiração). Isso inclui pessoas com certos tipos de derrames, overdoses ou sangramento maciço do esôfago ou estômago.
Os riscos incluem:
- Sangrando
- Infecção
- Trauma na laringe (laringe), glândula tireóide, cordas vocais e traqueia (traquéia) ou esôfago
- Punção ou rasgo (perfuração) de partes do corpo na cavidade torácica, levando ao colapso do pulmão
O procedimento é feito com mais frequência em situações de emergência, portanto, não há etapas que você possa seguir para se preparar.
Você estará no hospital para monitorar sua respiração e seus níveis de oxigênio no sangue. Você pode receber oxigênio ou ser colocado em uma máquina de respiração. Se você estiver acordado, seu médico pode prescrever remédios para reduzir sua ansiedade ou desconforto.
A perspectiva dependerá do motivo pelo qual o procedimento precisou ser realizado.
Intubação - endotraqueal
Driver BE, Reardon RF. Intubação traqueal. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: capítulo 4.
Hartman ME, Cheifetz IM. Emergências pediátricas e ressuscitação. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 67.
Hagberg CA, Artime CA. Manejo das vias aéreas no adulto. In: Miller RD, ed. Anestesia de Miller. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 55.