Radiografia de extremidades
Uma radiografia de extremidade é uma imagem das mãos, punho, pés, tornozelo, perna, coxa, úmero do antebraço ou braço, quadril, ombro ou todas essas áreas. O termo "extremidade" geralmente se refere a um membro humano.
Os raios X são uma forma de radiação que atravessa o corpo para formar uma imagem no filme. Estruturas densas (como ossos) aparecerão brancas. O ar será preto e outras estruturas serão em tons de cinza.
O teste é feito no departamento de radiologia de um hospital ou no consultório do provedor de saúde. O raio-X é feito por um técnico em raios-X.
Você precisará ficar parado enquanto a radiografia é tirada. Pode ser solicitado que você mude de posição, para que mais radiografias possam ser feitas.
Informe o seu provedor se você estiver grávida. Remova todas as joias da área da imagem.
Em geral, não há desconforto. Você pode se sentir um pouco desconfortável enquanto a perna ou o braço são colocados no lugar para a radiografia.
Seu provedor pode solicitar este teste se você tiver sinais de:
- Uma fratura
- Tumor
- Artrite (inflamação das articulações)
- Um corpo estranho (como um pedaço de metal)
- Uma infecção do osso (osteomielite)
- Crescimento retardado em uma criança
A radiografia mostra estruturas normais para a idade da pessoa.
Resultados anormais podem ser devido a:
- Condições ósseas que pioram com o tempo (degenerativas)
- Tumor ósseo
- Osso quebrado (fratura)
- Osso deslocado
- Osteomielite (infecção)
- Artrite
Outras condições para as quais o teste pode ser realizado:
- Pé torto
- Para detectar objetos estranhos no corpo
Existe uma exposição à radiação de baixo nível. Os raios X são monitorados e regulados para fornecer a menor quantidade de exposição à radiação necessária para fazer a imagem. A maioria dos especialistas acredita que o risco é baixo em comparação com os benefícios.
Mulheres grávidas e crianças são mais sensíveis aos riscos de um raio-x.
- Raio X
Kelly DM. Anomalias congênitas da extremidade inferior. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 29.
Kim W. Imaging of extremity trauma. In: Torigian DA, Ramchandani P, eds. Radiologia Secrets Plus. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 45.
Avaliação da síndrome do compartimento de Laoteppitaks C. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 54.