Teste de alergia - pele
Os testes cutâneos de alergia são usados para descobrir quais substâncias causam uma reação alérgica em uma pessoa.
Existem três métodos comuns de teste cutâneo de alergia.
O teste de picada na pele envolve:
- Colocar na pele uma pequena quantidade de substâncias que podem estar causando os sintomas, mais frequentemente no antebraço, no braço ou nas costas.
- A pele é então picada para que o alérgeno vá sob a superfície da pele.
- O profissional de saúde observa atentamente a pele em busca de inchaço, vermelhidão ou outros sinais de reação. Os resultados são geralmente vistos em 15 a 20 minutos.
- Vários alérgenos podem ser testados ao mesmo tempo. Alérgenos são substâncias que causam uma reação alérgica.
O teste cutâneo intradérmico envolve:
- Injetar uma pequena quantidade de alérgeno na pele.
- O provedor então observa uma reação no site.
- É mais provável que este teste seja usado para descobrir se você é alérgico a veneno de abelha ou penicilina. Ou pode ser usado se o teste cutâneo da picada for negativo e o provedor ainda achar que você é alérgico ao alérgeno.
O teste de contato é um método para diagnosticar a causa das reações cutâneas que ocorrem após a substância tocar a pele:
- Possíveis alérgenos são colados na pele por 48 horas.
- O provedor examinará a área em 72 a 96 horas.
Antes de qualquer teste de alergia, o provedor perguntará sobre:
- Doenças
- Onde você mora e trabalha
- Estilo de vida
- Alimentos e hábitos alimentares
Os medicamentos anti-alérgicos podem alterar os resultados dos testes cutâneos. Seu provedor dirá quais medicamentos evitar e quando parar de tomá-los antes do teste.
Os testes cutâneos podem causar um desconforto muito leve quando a pele é picada.
Você pode ter sintomas como coceira, nariz entupido, olhos vermelhos e lacrimejantes ou erupção cutânea se for alérgico à substância em teste.
Em casos raros, as pessoas podem ter uma reação alérgica em todo o corpo (chamada anafilaxia), que pode ser fatal. Isso geralmente ocorre apenas com o teste intradérmico. Seu provedor estará preparado para tratar esta resposta séria.
Os testes de contato podem ser irritantes ou coceira. Esses sintomas desaparecerão quando os testes de patch forem removidos.
Os testes de alergia são feitos para descobrir quais substâncias estão causando os sintomas de alergia.
Seu provedor pode solicitar testes cutâneos de alergia se você tiver:
- Febre do feno (rinite alérgica) e sintomas de asma que não são bem controlados com medicamentos
- Urticária e angioedema
- Alergias a comida
- Erupções cutâneas (dermatite), nas quais a pele fica vermelha, dolorida ou inchada após o contato com a substância
- Alergia à penicilina
- Alergia a veneno
As alergias à penicilina e medicamentos relacionados são as únicas alergias a medicamentos que podem ser testadas por meio de testes cutâneos. Os testes cutâneos para alergia a outras drogas podem ser perigosos.
O teste cutâneo também pode ser usado para diagnosticar alergias alimentares. Os testes intradérmicos não são usados para testar alergias alimentares devido aos altos resultados falso-positivos e ao perigo de causar uma reação alérgica grave.
Um resultado de teste negativo significa que não houve alterações na pele em resposta ao alérgeno. Essa reação negativa geralmente significa que você não é alérgico à substância.
Em casos raros, uma pessoa pode ter um teste de alergia negativo e ainda ser alérgica à substância.
Um resultado positivo significa que você reagiu a uma substância. Seu provedor verá uma área elevada vermelha chamada pápula.
Muitas vezes, um resultado positivo significa que os sintomas que você está tendo são devido à exposição a essa substância. Uma resposta mais forte significa que você provavelmente é mais sensível à substância.
As pessoas podem ter uma resposta positiva a uma substância com testes cutâneos de alergia, mas não têm problemas com essa substância na vida cotidiana.
Os testes cutâneos geralmente são precisos. Mas, se a dose de alérgeno for grande, mesmo as pessoas que não são alérgicas terão uma reação positiva.
Seu provedor irá considerar seus sintomas e os resultados de seu teste cutâneo para sugerir mudanças no estilo de vida que você pode fazer para evitar substâncias que podem estar causando seus sintomas.
Testes de contato - alergia; Testes de arranhão - alergia; Testes cutâneos - alergia; Teste RAST; Rinite alérgica - teste de alergia; Asma - teste de alergia; Eczema - teste de alergia; Febre do feno - teste de alergia; Dermatite - teste de alergia; Teste de alergia; Teste de alergia intradérmica
- Rinite alérgica - o que perguntar ao seu médico - adulto
- Rinite alérgica - o que perguntar ao seu médico - criança
- Teste RAST
- Teste de alergia cutânea em picada ou arranhão
- Reações de teste de alergia intradérmica
- Teste cutâneo - PPD (braço R) e Candida (L)
Chiriac AM, Bousquet J, Demoly P. Métodos in vivo para o estudo e diagnóstico de alergia. In: Burks AW, Holgate ST, O’Hehir RE, et al, eds. Alergia de Middleton: Princípios e Prática. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 67.
Homburger HA, Hamilton RG. Doenças alérgicas. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 55.