Teste de anticorpo fluorescente direto no escarro (DFA)
![Teste de anticorpo fluorescente direto no escarro (DFA) - Medicamento Teste de anticorpo fluorescente direto no escarro (DFA) - Medicamento](https://a.svetzdravlja.org/medical/millipede-toxin.webp)
O anticorpo fluorescente direto para expectoração (DFA) é um teste de laboratório que procura microrganismos nas secreções pulmonares.
Você produzirá uma amostra de escarro de seus pulmões, expelindo muco do fundo dos pulmões. (Muco não é o mesmo que saliva ou cuspe da boca.)
A amostra é enviada para um laboratório. Lá, um corante fluorescente é adicionado à amostra. Se houver microorganismos presentes, um brilho intenso (fluorescência) pode ser visto na amostra de escarro usando um microscópio especial.
Se a tosse não produzir expectoração, um tratamento respiratório pode ser administrado antes do teste para desencadear a produção de expectoração.
Não há desconforto com este teste.
O seu médico pode pedir este teste se você tiver sinais de certas infecções pulmonares.
Normalmente, não há reação antígeno-anticorpo.
Resultados anormais podem ser devido a uma infecção como:
- Doença legionária
- Pneumonia devido a certas bactérias
Não há riscos com este teste.
Teste de imunofluorescência direta; Anticorpo fluorescente direto - expectoração
Banaei N, Deresinski SC, Pinsky BA. Diagnóstico microbiológico de infecção pulmonar. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 17.
Patel R. O clínico e o laboratório de microbiologia: pedido de teste, coleta de amostra e interpretação do resultado. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 16.