Exame de sangue para doença de Lyme
O exame de sangue para a doença de Lyme procura anticorpos contra a bactéria que causa a doença de Lyme. O teste é usado para ajudar a diagnosticar a doença de Lyme.
É necessária uma amostra de sangue.
Um especialista de laboratório procura anticorpos da doença de Lyme na amostra de sangue usando o teste ELISA. Se o teste ELISA for positivo, ele deve ser confirmado com outro teste denominado teste de Western blot.
Você não precisa de etapas especiais para se preparar para este teste.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou um leve hematoma. Isso logo vai embora.
O teste é feito para ajudar a confirmar o diagnóstico da doença de Lyme.
Um resultado de teste negativo é normal. Isso significa que nenhum ou poucos anticorpos para a doença de Lyme foram observados em sua amostra de sangue. Se o teste ELISA for negativo, geralmente nenhum outro teste é necessário.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
Um resultado ELISA positivo é anormal. Isso significa que anticorpos foram vistos em sua amostra de sangue. Mas, isso não confirma o diagnóstico da doença de Lyme. Um resultado positivo de ELISA deve ser seguido por um teste de Western blot. Apenas um teste de Western blot positivo pode confirmar o diagnóstico da doença de Lyme.
Para muitas pessoas, o teste ELISA permanece positivo, mesmo depois de terem sido tratadas para a doença de Lyme e não apresentarem mais sintomas.
Um teste ELISA positivo também pode ocorrer com certas doenças não relacionadas à doença de Lyme, como a artrite reumatóide.
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (acúmulo de sangue sob a pele)
- Sangramento excessivo
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Sorologia para doença de Lyme; ELISA para doença de Lyme; Western blot para doença de Lyme
- Doença de Lyme - o que perguntar ao seu médico
- Teste de sangue
- Organismo com doença de Lyme - Borrelia burgdorferi
- Carrapatos
- Carrapatos
- Doença de Lyme - organismo Borrelia burgdorferi
- Carrapato embutido na pele
- Anticorpos
- Doença de lima terciária
LaSala PR, infecções de Loeffelholz M. Spirochete. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 60.
Steere AC. Doença de Lyme (borreliose de Lyme) devido a Borrelia burgdorferi. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 241.