Excreção fracionada de sódio

A excreção fracionada de sódio é a quantidade de sal (sódio) que sai do corpo pela urina em comparação com a quantidade filtrada e reabsorvida pelo rim.
A excreção fracionada de sódio (FENa) não é um teste. Em vez disso, é um cálculo baseado nas concentrações de sódio e creatinina no sangue e na urina. São necessários testes de química de urina e sangue para realizar esse cálculo.
Amostras de sangue e urina são coletadas ao mesmo tempo e enviadas a um laboratório. Lá, eles são examinados quanto aos níveis de sal (sódio) e creatinina. A creatinina é um resíduo químico da creatina. A creatina é uma substância química produzida pelo corpo e é usada para fornecer energia principalmente aos músculos.
Coma seus alimentos normais com uma quantidade normal de sal, a menos que instruído de outra forma pelo seu médico.
Se necessário, você pode ser instruído a interromper temporariamente os medicamentos que interferem nos resultados dos testes. Por exemplo, alguns medicamentos diuréticos (pílulas de água) podem afetar os resultados dos testes.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou hematoma leve. Isso logo vai embora.
O teste geralmente é feito para pessoas que estão muito doentes com doença renal aguda. O teste ajuda a determinar se a queda na produção de urina se deve à redução do fluxo sanguíneo para o rim ou ao próprio dano renal.
Uma interpretação significativa do teste pode ser feita somente quando o volume de urina cair para menos de 500 mL / dia.
FENa inferior a 1% indica diminuição do fluxo sanguíneo para os rins. Isso pode ocorrer com danos aos rins devido à desidratação ou insuficiência cardíaca.
FENa maior que 1% sugere dano ao próprio rim.
Não há riscos com a amostra de urina.
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos de coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Várias punções para localizar veias
- Desmaio ou sensação de tontura
- Sangue se acumulando sob a pele (hematoma)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
FE sódio; FENa
Parikh CR, Koyner JL. Biomarcadores em doenças renais agudas e crônicas. In: Yu ASL, Chertow GM, Luyckx VA, Marsden PA, Skorecki K, Taal MW, eds. Brenner e Rector’s The Kidney. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 27.
Polonsky TS, Bakris GL. Alterações na função renal associadas à insuficiência cardíaca. In: Felker GM, Mann DL, eds. Insuficiência Cardíaca: Um Companheiro da Doença Cardíaca de Braunwald. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 15.