Proteína total CSF
A proteína total do LCR é um teste para determinar a quantidade de proteína no líquido cefalorraquidiano (LCR). O LCR é um líquido claro que se encontra no espaço ao redor da medula espinhal e do cérebro.
É necessária uma amostra de LCR [1 a 5 mililitros (ml)]. A punção lombar (punção lombar) é a forma mais comum de coletar esta amostra. Raramente, outros métodos são usados para coletar CSF, tais como:
- Punção cisternal
- Punção ventricular
- Remoção do LCR de um tubo que já está no LCR, como um shunt ou dreno ventricular.
Após a retirada da amostra, ela é enviada a um laboratório para avaliação.
Você pode fazer este teste para ajudar a diagnosticar:
- Tumores
- Infecção
- Inflamação de vários grupos de células nervosas
- Vasculite
- Sangue no fluido espinhal
- Esclerose múltipla (EM)
A faixa de proteína normal varia de laboratório para laboratório, mas é normalmente cerca de 15 a 60 miligramas por decilitro (mg / dL) ou 0,15 a 0,6 miligramas por mililitro (mg / mL).
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
Os exemplos acima mostram as medições comuns para os resultados desses testes. Alguns laboratórios usam medições diferentes ou podem testar amostras diferentes.
Um nível anormal de proteína no LCR sugere um problema no sistema nervoso central.
O aumento do nível de proteína pode ser um sinal de tumor, sangramento, inflamação do nervo ou lesão. Um bloqueio no fluxo do líquido espinhal pode causar o rápido acúmulo de proteínas na região inferior da coluna.
Uma diminuição no nível de proteína pode significar que seu corpo está produzindo rapidamente o fluido espinhal.
- Teste de proteína CSF
Deluca GC, Griggs RC. Abordagem do paciente com doença neurológica. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 368.
Euerle BD. Punção espinhal e exame do líquido cefalorraquidiano. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 60.
Rosenberg GA. Edema cerebral e distúrbios da circulação do líquido cefalorraquidiano. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 88.