Tempo de protrombina (PT)
O tempo de protrombina (TP) é um exame de sangue que mede o tempo que leva para a porção líquida (plasma) do sangue coagular.
Um teste de sangue relacionado é o tempo de tromboplastina parcial (PTT).
É necessária uma amostra de sangue. Se estiver a tomar medicamentos para afinar o sangue, será vigiado para detectar sinais de hemorragia.
Certos medicamentos podem alterar os resultados dos exames de sangue.
- O seu médico dir-lhe-á se necessita de parar de tomar algum medicamento antes de fazer este teste. Isso pode incluir aspirina, heparina, anti-histamínicos e vitamina C.
- NÃO pare ou mude seus medicamentos sem falar primeiro com seu provedor.
Informe também seu provedor se você está tomando algum remédio à base de ervas.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou hematoma leve. Isso logo vai embora.
A razão mais comum para realizar este teste é monitorar seus níveis quando você está tomando um medicamento para afinar o sangue chamado varfarina. Provavelmente está a tomar este medicamento para prevenir a formação de coágulos sanguíneos.
Seu provedor verificará seu PT regularmente.
Você também pode precisar deste teste para:
- Encontre a causa do sangramento ou hematomas anormais
- Verifique se o seu fígado está funcionando bem
- Procure por sinais de coagulação do sangue ou distúrbio hemorrágico
PT é medido em segundos. Na maioria das vezes, os resultados são dados como o que é chamado de INR (razão normalizada internacional).
Se você não está tomando medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina, o intervalo normal para os resultados do TP é:
- 11 a 13,5 segundos
- INR de 0,8 a 1,1
Se você estiver tomando warfarina para prevenir coágulos sanguíneos, seu provedor provavelmente escolherá manter seu INR entre 2,0 e 3,0.
Pergunte ao seu provedor qual é o resultado certo para você.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
Se você não são Ao tomar medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina, um resultado de INR acima de 1,1 significa que o seu sangue está a coagular mais lentamente do que o normal. Isso pode ser devido a:
- Distúrbios hemorrágicos, um grupo de condições em que existe um problema com o processo de coagulação do sangue no corpo.
- Transtorno no qual as proteínas que controlam a coagulação do sangue tornam-se excessivamente ativas (coagulação intravascular disseminada).
- Doença hepática.
- Baixo nível de vitamina K.
Se você estão tomando varfarina para prevenir coágulos, seu provedor provavelmente escolherá manter seu INR entre 2,0 e 3,0:
- Dependendo do motivo pelo qual você está tomando o anticoagulante, o nível desejado pode ser diferente.
- Mesmo quando seu INR fica entre 2,0 e 3,0, é mais provável que você tenha problemas de sangramento.
- Os resultados de INR superiores a 3,0 podem colocá-lo em um risco ainda maior de sangramento.
- Resultados de INR inferiores a 2,0 podem colocá-lo em risco de desenvolver um coágulo sanguíneo.
Um resultado de PT muito alto ou muito baixo em alguém que está tomando warfarina (Coumadin) pode ser devido a:
- A dose errada de medicamento
- Beber álcool
- Tomar certos medicamentos de venda livre (OTC), vitaminas, suplementos, remédios para resfriado, antibióticos ou outros medicamentos
- Comer alimentos que mudam a forma como o medicamento para diluir o sangue atua em seu corpo
Seu provedor irá ensiná-lo a tomar warfarina (Coumadin) da maneira adequada.
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Obter uma amostra de sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Desmaio ou sensação de tontura
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Várias punções para localizar veias
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Este teste geralmente é feito em pessoas que podem ter problemas de sangramento. O risco de sangramento é ligeiramente maior do que para pessoas sem problemas de sangramento.
PT; Pró-tempo; Tempo de anticoagulante-protrombina; Tempo de coagulação: protime; EM R; Razão normalizada internacional
- Trombose venosa profunda - secreção
Chernecky CC, Berger BJ. Tempo de protrombina (PT) e razão normalizada internacional (INR) - sangue. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 930-935.
Ortel TL. Terapia antitrombótica. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 42.