Esfregaço fecal
O esfregaço fecal é um teste laboratorial de uma amostra de fezes. Este teste é feito para verificar se há bactérias e parasitas. A presença de organismos nas fezes mostra doenças no trato digestivo.
É necessária uma amostra de fezes.
Existem muitas maneiras de coletar a amostra. Você pode coletar a amostra:
- Em filme plástico: Coloque o envoltório frouxamente sobre o vaso sanitário para que fique preso no lugar pelo assento do vaso sanitário. Coloque a amostra em um recipiente limpo fornecido a você pelo seu médico.
- Em um kit de teste que fornece um papel higiênico especial: Coloque a amostra em um recipiente limpo fornecido a você pelo seu provedor.
Não misture urina, água ou papel higiênico com a amostra.
Para crianças que usam fraldas:
- Forre a fralda com filme plástico.
- Posicione o filme plástico de forma a evitar que a urina e as fezes se misturem. Isso fornecerá uma amostra melhor.
- Coloque a amostra em um recipiente fornecido a você pelo seu provedor.
Certifique-se de seguir as instruções do seu provedor para devolver a amostra. Devolva a amostra ao laboratório o mais rápido possível.
A amostra de fezes é enviada para um laboratório onde uma pequena quantidade é colocada em uma lâmina. A lâmina é colocada sob um microscópio e verificada a presença de bactérias, fungos, parasitas ou vírus. Uma mancha pode ser colocada na amostra que destaca certos germes sob o microscópio.
Não há preparação necessária.
Não há desconforto.
Seu provedor pode solicitar este teste se você tiver diarreia severa que não passa ou que continua retornando. O resultado do teste pode ser usado para selecionar o tratamento antibiótico correto.
Um resultado normal significa que não há germes causadores de doenças presentes.
Os intervalos de valores normais podem variar ligeiramente entre os diferentes laboratórios. Converse com seu provedor sobre o significado dos resultados do seu teste.
Um resultado anormal significa que germes anormais foram encontrados na amostra de fezes. Isso pode ser devido a uma infecção do trato digestivo.
Não há riscos associados ao esfregaço fecal.
Esfregaço de fezes
- Anatomia digestiva inferior
Beavis, KG, Charnot-Katsikas, A. Coleta e manuseio de amostras para diagnóstico de doenças infecciosas. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gerenciamento por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 64.
DuPont HL, Okhuysen PC. Abordagem do paciente com suspeita de infecção entérica. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 267.
Hall GS, Woods GL. Bacteriologia médica. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gerenciamento por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 58.
Siddiqi HA, Salwen MJ, Shaikh MF, Bowne WB. Diagnóstico laboratorial de distúrbios gastrointestinais e pancreáticos. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gerenciamento por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 22.