Injeção de amicacina
Contente
- Antes de receber a injeção de amicacina,
- A amicacina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
A amicacina pode causar problemas renais graves. Os problemas renais podem ocorrer com mais frequência em pessoas idosas ou desidratadas. Informe o seu médico se você tem ou já teve doença renal. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: diminuição da micção; inchaço da face, braços, mãos, pés, tornozelos ou pernas; ou cansaço ou fraqueza incomum.
A amicacina pode causar problemas auditivos graves. Os problemas de audição podem ocorrer com mais frequência em pessoas idosas ou desidratadas. A perda auditiva pode ser permanente em alguns casos. Informe o seu médico se você tem ou já teve tonturas, vertigens, perda de audição ou zumbido nos ouvidos. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: perda de audição, rugido ou zumbido nos ouvidos ou tontura.
A amicacina pode causar problemas nos nervos. Informe o seu médico se você tem ou já teve queimação, formigamento ou dormência nas mãos, braços, pés ou pernas; espasmos musculares ou fraqueza; ou convulsões.
O risco de desenvolver problemas renais, auditivos ou outros problemas graves é maior se você estiver tomando certos medicamentos. Informe o seu médico e farmacêutico se estiver a tomar aciclovir (Zovirax, Sitavig); anfotericina (Abelcet, Ambisome, Amphotec); bacitracina; capreomicina (Capastat); certos antibióticos de cefalosporina, como cefazolina (Ancef, Kefzol), cefixima (Suprax) ou cefalexina (Keflex); cisplatina; colistina (Coly-Mycin S); ciclosporina (Gengraf, Neoral, Restasis, Sandimmune); diuréticos ('pílulas de água'), como bumetanida, ácido etacrínico (Edecrin), furosemida (Lasix) ou torsemida (Demadex); outros antibióticos aminoglicosídeos, tais como gentamicina, canamicina, neomicina (Neo-Fradin), paromomicina, estreptomicina ou tobramicina; polimixina B; ou vancomicina (Vanocina). Seu médico pode não querer que você receba injeção de amicacina.
Se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está usando injeção de amicacina.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes, incluindo testes de audição, antes e durante o tratamento para verificar a resposta do seu corpo à amicacina.
A injeção de amicacina é usada para tratar certas infecções graves causadas por bactérias, como meningite (infecção das membranas que circundam o cérebro e a medula espinhal) e infecções do sangue, abdômen (área do estômago), pulmões, pele, ossos, articulações, e trato urinário. A injeção de amicacina está em uma classe de medicamentos chamados antibióticos aminoglicosídeos. Ele age matando bactérias.
Antibióticos, como injeção de amicacina, não funcionam para resfriados, gripes ou outras infecções virais. Tomar antibióticos quando não são necessários aumenta o risco de contrair uma infecção posterior que resiste ao tratamento com antibióticos.
A injeção de amicacina vem como um líquido a ser injetado por via intravenosa (em uma veia) ou intramuscular (em um músculo) a cada 8 ou 12 horas (duas ou três vezes ao dia). Quando a amicacina é injetada por via intravenosa, geralmente é infundida (injetada lentamente) por um período de 30 a 60 minutos. A duração do seu tratamento depende do tipo de infecção que você tem.
Você pode receber injeção de amicacina em um hospital ou pode administrar o medicamento em casa. Se você for receber injeção de amicacina em casa, seu médico lhe mostrará como usar o medicamento. Certifique-se de entender essas instruções e pergunte ao seu médico se tiver alguma dúvida.
Você deve começar a se sentir melhor durante os primeiros dias de tratamento com injeção de amicacina. Se seus sintomas não melhorarem ou piorarem, chame seu médico.
Use a injeção de amicacina até terminar a prescrição, mesmo que se sinta melhor. Se você parar de usar a injeção de amicacina muito cedo ou pular as doses, sua infecção pode não ser completamente tratada e a bactéria pode se tornar resistente aos antibióticos.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
A amicacina às vezes também é usada com outros medicamentos para tratar a tuberculose (TB; uma infecção grave que afeta os pulmões e, às vezes, outras partes do corpo). Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber a injeção de amicacina,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à injeção de amicacina; outros antibióticos aminoglicosídeos, como gentamicina, canamicina, neomicina, estreptomicina ou tobramicina; sulfitos; quaisquer outros medicamentos; ou qualquer um dos ingredientes na injeção de amicacina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos nutricionais, você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: outros antibióticos, como amoxicilina (Amoxil, Larotid, Moxatag, em Augmentin, em Prevpac), ampicilina ou penicilina; dimenidrinato (Dramamine); meclizina (Bonine); ou fármacos anti-inflamatórios não esteróides, tais como indometacina (Indocin, Tivorbex). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com a amicacina, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- informe o seu médico se você é, tem ou já teve fibrose cística (uma doença hereditária que afeta os pulmões e o sistema digestivo), problemas nos músculos, como miastenia gravis ou doença de Parkinson.
- Informe o seu médico se estiver grávida ou se planeja engravidar ou amamentar. Se você engravidar durante o uso de injeção de amicacina, chame seu médico imediatamente. A amicacina pode prejudicar o feto.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
A amicacina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- vomitando
- diarréia
- dor de cabeça
- febre
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- irritação na pele
- descamação ou formação de bolhas na pele
- coceira
- urticária
- inchaço dos olhos, rosto, garganta, língua ou lábios
- dificuldade em respirar ou engolir
- rouquidão
- diarreia grave (fezes líquidas ou com sangue) que pode ocorrer com ou sem febre e cólicas estomacais (pode ocorrer até 2 meses ou mais após o seu tratamento)
A amicacina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Amikin®