Cistograma de radionuclídeo
Um cistograma de radionuclídeo é um teste de varredura nuclear de imagem especial. Ele verifica o funcionamento da bexiga e do trato urinário.
O procedimento específico pode variar ligeiramente dependendo do motivo do teste.
Você vai se deitar em uma mesa de scanner. Depois de limpar a abertura urinária, o médico colocará um tubo fino e flexível, chamado cateter, através da uretra e na bexiga. Um líquido com material radioativo flui para a bexiga até que ela esteja cheia ou você diga que ela está cheia.
O scanner detecta radioatividade para verificar sua bexiga e trato urinário. Quando a varredura deve ser feita, depende do problema suspeito. Você pode ser solicitado a urinar em um mictório, comadre ou toalhas durante o exame.
Para testar o esvaziamento incompleto da bexiga, as imagens podem ser tiradas com a bexiga cheia. Em seguida, você poderá se levantar e urinar no banheiro e retornar ao scanner. As imagens são tiradas imediatamente após o esvaziamento da bexiga.
Não há necessidade de preparação especial. Você precisará assinar um formulário de consentimento. Você deverá usar uma bata de hospital. Remova joias e objetos de metal antes da digitalização.
Você pode sentir algum desconforto quando o cateter é inserido. Pode ser difícil ou constrangedor urinar durante a observação. Você não pode sentir o radioisótopo ou a varredura.
Após o exame, você pode sentir um leve desconforto por 1 ou 2 dias ao urinar. A urina pode ficar ligeiramente rosada. Ligue para o seu médico se sentir desconforto contínuo, febre ou urina vermelho-vivo.
Este teste é feito para ver como a bexiga se esvazia e se enche. Ele pode ser usado para verificar se há refluxo urinário ou bloqueio no fluxo urinário. É mais frequentemente feito para avaliar pessoas com infecções do trato urinário, principalmente crianças.
Um valor normal é nenhum refluxo ou outro fluxo de urina anormal e nenhuma obstrução ao fluxo de urina. A bexiga esvazia completamente.
Resultados anormais podem ser devido a:
- Resposta anormal da bexiga à pressão. Isso pode ser devido a um problema nervoso ou outro distúrbio.
- Fluxo de retorno da urina (refluxo vesicouretérico)
- Bloqueio da uretra (obstrução uretral). Isso é mais comumente devido a uma próstata aumentada.
Os riscos são os mesmos dos raios X (radiação) e do cateterismo da bexiga.
Há uma pequena quantidade de exposição à radiação em qualquer varredura nuclear (ela vem do radioisótopo, não do scanner). A exposição é menor do que com os raios-x padrão. A radiação é muito leve. Quase toda a radiação desaparece de seu corpo em um curto espaço de tempo. No entanto, qualquer exposição à radiação é desencorajada para mulheres que estão ou podem estar grávidas.
Os riscos de cateterização incluem infecção do trato urinário e (raramente) danos à uretra, bexiga ou outras estruturas próximas. Também existe o risco de sangue na urina ou sensação de queimação ao urinar.
Exame nuclear da bexiga
- Cistografia
Elder JS. Refluxo vesico-ureteral. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 539.
Khoury AE, Bagli DJ. Refluxo vesico-ureteral. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 137.