Refração
A refração é um exame oftalmológico que mede a prescrição de uma pessoa para óculos ou lentes de contato.
Este teste é realizado por um oftalmologista ou optometrista. Ambos os profissionais são freqüentemente chamados de "oftalmologistas".
Você se senta em uma cadeira que tem um dispositivo especial (chamado foroptor ou refrator) acoplado a ela.Você olha através do dispositivo e focaliza em um gráfico ocular a 20 pés (6 metros) de distância. O dispositivo contém lentes de diferentes intensidades que podem ser movidas para sua visão. O teste é realizado um olho de cada vez.
O oftalmologista perguntará se o gráfico parece mais ou menos claro quando diferentes lentes são colocadas.
Se você usa lentes de contato, pergunte ao médico se você precisa removê-las e por quanto tempo antes do teste.
Não há desconforto.
Este teste pode ser feito como parte de um exame oftalmológico de rotina. O objetivo é determinar se você tem um erro de refração (necessidade de óculos ou lentes de contato).
Para pessoas com mais de 40 anos que têm visão à distância normal, mas dificuldade em ver de perto, um teste de refração pode determinar a potência correta dos óculos de leitura.
Se sua visão não corrigida (sem óculos ou lentes de contato) é normal, então o erro de refração é zero (plano) e sua visão deve ser 20/20 (ou 1,0).
Um valor de 20/20 (1,0) é a visão normal. Isso significa que você pode ler letras de 3/8 polegadas (1 centímetro) a 20 pés (6 metros). Um tamanho de tipo pequeno também é usado para determinar a visão normal de perto.
Você terá um erro de refração se precisar de uma combinação de lentes para ver 20/20 (1.0). Óculos ou lentes de contato devem proporcionar uma boa visão. Se você tiver um erro de refração, você tem uma "receita". Sua prescrição é uma série de números que descrevem os poderes das lentes necessários para fazer você ver com clareza.
Se sua visão final for inferior a 20/20 (1,0), mesmo com lentes, provavelmente há outro problema não óptico em seu olho.
O nível de visão que você atinge durante o teste de refração é chamado de acuidade visual corrigida (BCVA).
Resultados anormais podem ser devido a:
- Astigmatismo (córnea anormalmente curva causando visão turva)
- Hipermetropia (hipermetropia)
- Miopia (miopia)
- Presbiopia (incapacidade de se concentrar em objetos próximos que se desenvolve com a idade)
Outras condições sob as quais o teste pode ser realizado:
- Úlceras e infecções da córnea
- Perda de visão nítida devido à degeneração macular
- Descolamento de retina (separação da membrana sensível à luz (retina) na parte posterior do olho de suas camadas de suporte)
- Oclusão de vasos retinianos (bloqueio em uma pequena artéria que transporta sangue para a retina)
- Retinite pigmentosa (um distúrbio hereditário da retina)
Não há riscos com este teste.
Você deve fazer um exame oftalmológico completo a cada 3 a 5 anos, se não tiver problemas. Se sua visão ficar embaçada, piorar ou se houver outras alterações perceptíveis, agende um exame imediatamente.
Após os 40 anos (ou para pessoas com histórico familiar de glaucoma), exames oftalmológicos devem ser agendados pelo menos uma vez por ano para testar o glaucoma. Qualquer pessoa com diabetes também deve fazer um exame de vista pelo menos uma vez por ano.
Pessoas com erro refrativo devem fazer um exame oftalmológico a cada 1 a 2 anos ou quando sua visão mudar.
Exame oftalmológico - refração; Teste de visão - refração; Refração
- Visão normal
Chuck RS, Jacobs DS, Lee JK, et al; American Academy of Ophthalmology Preferred Practice Management / Intervention Panel. Erros de refração e cirurgia refrativa Padrão de prática preferencial. Oftalmologia. 2018; 125 (1): 1-104. PMID: 29108748 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29108748.
Feder RS, Olsen TW, Prum BE Jr, et al; Academia Americana de Oftalmologia. Diretrizes de padrão de prática preferencial de avaliação abrangente de olhos médicos para adultos. Oftalmologia. 2016; 123 (1): 209-236. PMID: 26581558 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26581558.
Wu A. Refração clínica. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 2.3.