Gases sanguíneos
Os gases sanguíneos medem a quantidade de oxigênio e dióxido de carbono existente no sangue. Eles também determinam a acidez (pH) do sangue.
Normalmente, o sangue é retirado de uma artéria. Em alguns casos, pode ser usado sangue de uma veia (gasometria venosa).
Mais comumente, o sangue pode ser coletado de uma das seguintes artérias:
- Artéria radial no pulso
- Artéria femoral na virilha
- Artéria braquial no braço
O médico pode testar a circulação da mão antes de coletar uma amostra de sangue da área do pulso.
O provedor insere uma pequena agulha através da pele até a artéria. A amostra é enviada rapidamente para um laboratório para análise.
Não há preparação especial. Se você estiver fazendo terapia de oxigênio, a concentração de oxigênio deve permanecer constante por 20 minutos antes do teste.
Informe o seu provedor se você estiver tomando algum medicamento para afinar o sangue (anticoagulantes), incluindo aspirina.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou hematoma leve. Isso logo vai embora. Dor e desconforto tendem a ser piores do que tirar sangue de uma veia.
O teste é usado para avaliar doenças respiratórias e condições que afetam os pulmões. Ajuda a determinar a eficácia da oxigenoterapia ou ventilação não invasiva (BiPAP). O teste também fornece informações sobre o equilíbrio ácido / básico do corpo, o que pode revelar pistas importantes sobre a função pulmonar e renal e o estado metabólico geral do corpo.
Valores ao nível do mar:
- Pressão parcial de oxigênio (PaO2): 75 a 100 milímetros de mercúrio (mm Hg), ou 10,5 a 13,5 quilopascal (kPa)
- Pressão parcial de dióxido de carbono (PaCO2): 38 a 42 mm Hg (5,1 a 5,6 kPa)
- PH do sangue arterial: 7,38 a 7,42
- Saturação de oxigênio (SaO2): 94% a 100%
- Bicarbonato (HCO3): 22 a 28 miliequivalentes por litro (mEq / L)
Em altitudes de 3.000 pés (900 metros) e superiores, o valor de oxigênio é menor.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios incluem medições diferentes. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
Os resultados anormais podem ser causados por doenças pulmonares, renais, metabólicas ou medicamentos. Lesões na cabeça ou no pescoço ou outras lesões que afetam a respiração também podem levar a resultados anormais.
O risco é pequeno quando o procedimento é feito corretamente. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar vasos sanguíneos
- Hematoma (acúmulo de sangue sob a pele)
- Sangramento excessivo
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Análise de gases do sangue arterial; ABG; Hipóxia - ABG; Insuficiência respiratória - ABG
- Teste de gases sanguíneos
Chernecky CC, Berger BJ. Gasometria arterial (ABG) - sangue. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 208-213.
Weinberger SE, Cockrill BA, Mandel J. Avaliação do paciente com doença pulmonar. In: Weinberger SE, Cockrill BA, Mandel J, eds. Princípios de Medicina Pulmonar. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: capítulo 3.