Exame citológico do líquido pleural
O exame citológico do líquido pleural é um exame laboratorial para detectar células cancerosas e outras células na área que circunda os pulmões. Essa área é chamada de espaço pleural. Citologia significa o estudo das células.
É necessária uma amostra de fluido do espaço pleural. A amostra é coletada por meio de um procedimento denominado toracocentese.
O procedimento é feito da seguinte maneira:
- Você se senta em uma cama ou na beira de uma cadeira ou cama. Sua cabeça e braços repousam sobre uma mesa.
- Uma pequena área da pele de suas costas é limpa. Medicamento entorpecente (anestésico local) é injetado nessa área.
- O médico insere uma agulha na pele e nos músculos da parede torácica até o espaço pleural.
- O fluido é coletado.
- A agulha é removida. Uma bandagem é colocada na pele.
A amostra do fluido é enviada para um laboratório. Lá, ele é examinado ao microscópio para determinar a aparência das células e se são anormais.
Nenhuma preparação especial é necessária antes do teste. Uma radiografia de tórax provavelmente será feita antes e depois do teste.
Não tussa, respire profundamente ou se mova durante o teste para evitar lesões no pulmão.
Você sentirá uma ardência quando o anestésico local for injetado. Você pode sentir dor ou pressão quando a agulha é inserida no espaço pleural.
Informe o seu médico se sentir falta de ar ou dor no peito.
Um exame de citologia é usado para procurar células cancerígenas e pré-cancerosas. Também pode ser feito para outras condições, como a identificação de células de lúpus eritematoso sistêmico.
Seu médico pode solicitar este teste se você tiver sinais de acúmulo de líquido no espaço pleural. Essa condição é chamada de derrame pleural. O teste também pode ser feito se você tiver sinais de câncer de pulmão.
Células normais são vistas.
Em um resultado anormal, existem células cancerosas (malignas). Isso pode significar que há um tumor cancerígeno. Este teste detecta com mais frequência:
- Câncer de mama
- Linfoma
- Câncer de pulmão
- cancro do ovário
- Câncer de estômago
Os riscos estão relacionados à toracocentese e podem incluir:
- Sangrando
- Infecção
- Colapso do pulmão (pneumotórax)
- Dificuldade ao respirar
Citologia do líquido pleural; Câncer de pulmão - líquido pleural
Blok BK. Toracentese. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 9.
Cibas ES. Líquidos pleurais, pericárdicos e peritoneais. In: Cibas ES, Ducatman BS, eds. Citologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 4.
Chernecky CC, Berger BJ. Toracentese - diagnóstico. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 1052-1135.