Cistoscopia
A cistoscopia é um procedimento cirúrgico. Isso é feito para ver o interior da bexiga e da uretra usando um tubo fino e iluminado.
A cistoscopia é feita com um cistoscópio. Este é um tubo especial com uma pequena câmera na extremidade (endoscópio). Existem dois tipos de cistoscópios:
- Cistoscópio rígido padrão
- Cistoscópio flexível
O tubo pode ser inserido de diferentes maneiras. No entanto, o teste é o mesmo. O tipo de cistoscópio que seu médico usará depende da finalidade do exame.
O procedimento levará cerca de 5 a 20 minutos. A uretra está limpa. Um medicamento anestésico é aplicado na pele que reveste o interior da uretra. Isso é feito sem agulhas. O endoscópio é então inserido através da uretra até a bexiga.
Água ou água salgada (salina) flui através do tubo para encher a bexiga. À medida que isso ocorre, você pode ser solicitado a descrever o sentimento. Sua resposta fornecerá algumas informações sobre sua condição.
Conforme o fluido enche a bexiga, ele estica a parede da bexiga. Isso permite que o provedor veja toda a parede da bexiga. Você sentirá necessidade de urinar quando a bexiga estiver cheia. No entanto, a bexiga deve ficar cheia até o término do exame.
Se algum tecido parecer anormal, uma pequena amostra pode ser coletada (biópsia) através do tubo. Esta amostra será enviada para um laboratório para ser testada.
Pergunte ao seu provedor se você deve parar de tomar quaisquer medicamentos que possam tornar o seu sangue mais fluido.
O procedimento pode ser feito em um hospital ou centro cirúrgico. Nesse caso, será necessário que alguém o leve para casa depois.
Você pode sentir um leve desconforto quando o tubo passa pela uretra para a bexiga. Você sentirá uma necessidade forte e incômoda de urinar quando a bexiga estiver cheia.
Você pode sentir um aperto rápido se for feita uma biópsia. Depois que o tubo é removido, a uretra pode ficar dolorida. Você pode ter sangue na urina e uma sensação de queimação ao urinar por um ou dois dias.
O teste é feito para:
- Verifique se há câncer de bexiga ou uretra
- Diagnosticar a causa do sangue na urina
- Diagnosticar a causa dos problemas de urina
- Diagnosticar a causa de infecções repetidas da bexiga
- Ajude a determinar a causa da dor ao urinar
A parede da bexiga deve ter uma aparência lisa. A bexiga deve ter tamanho, formato e posição normais. Não deve haver bloqueios, crescimentos ou pedras.
Os resultados anormais podem indicar:
- Câncer de bexiga
- Pedras na bexiga (cálculos)
- Descompressão da parede da bexiga
- Uretrite crônica ou cistite
- Cicatriz da uretra (chamada estenose)
- Anormalidade congênita (presente no nascimento)
- Cistos
- Divertículos da bexiga ou uretra
- Material estranho na bexiga ou uretra
Alguns outros diagnósticos possíveis podem ser:
- Bexiga irritável
- Pólipos
- Problemas de próstata, como sangramento, aumento ou bloqueio
- Lesão traumática da bexiga e uretra
- Úlcera
- Estenoses uretrais
Há um pequeno risco de sangramento excessivo quando uma biópsia é realizada.
Outros riscos incluem:
- Infecção da bexiga
- Ruptura da parede da bexiga
Beba 4 a 6 copos de água por dia após o procedimento.
Você pode notar uma pequena quantidade de sangue na urina após este procedimento. Se o sangramento continuar após você urinar 3 vezes, entre em contato com o seu provedor.
Entre em contato com seu provedor se desenvolver algum destes sinais de infecção:
- Arrepios
- Febre
- Dor
- Produção de urina reduzida
Cistouretroscopia; Endoscopia da bexiga
- Cistoscopia
- Biópsia da bexiga
Dever BD, Conlin MJ. Princípios da endoscopia urológica. In: Partin AW, Dmochowski RR, Kavoussi LR, Peters CA, eds. Campbell-Walsh-Wein Urology. 12ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 13.
Site do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. Cistoscopia e ureteroscopia. www.niddk.nih.gov/health-information/diagnostic-tests/cystoscopy-ureteroscopy. Atualizado em junho de 2015. Acessado em 14 de maio de 2020.
Smith TG, Coburn M. Urologic surgery. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 72.