Autoexame testicular
O auto-exame testicular é um exame dos testículos que você faz em você mesmo.
Os testículos (também chamados de testículos) são os órgãos reprodutores masculinos que produzem esperma e o hormônio testosterona. Eles estão localizados no escroto, sob o pênis.
Você pode fazer este teste durante ou após o banho. Dessa forma, a pele escrotal fica quente e relaxada. É melhor fazer o teste em pé.
- Sinta suavemente o saco escrotal para localizar um testículo.
- Use uma mão para estabilizar o testículo. Use os dedos e o polegar da outra mão para sentir o testículo com firmeza, mas suavemente. Sinta toda a superfície.
- Verifique o outro testículo da mesma maneira.
Um autoexame testicular é feito para verificar se há câncer testicular.
Os testículos possuem vasos sanguíneos e outras estruturas que podem tornar o exame confuso. Se você notar algum caroço ou alterações em um testículo, entre em contato com seu médico imediatamente.
Seu provedor pode recomendar que você faça um autoexame testicular a cada mês se você tiver algum dos seguintes fatores de risco:
- História familiar de câncer testicular
- Tumor testicular anterior
- Testículo não descido
No entanto, se um homem não apresenta fatores de risco ou sintomas, os especialistas não sabem se o autoexame testicular diminui a chance de morrer desse câncer.
Cada testículo deve ser firme, mas não duro como uma rocha. Um testículo pode ser mais baixo ou ligeiramente maior que o outro.
Fale com o seu provedor se tiver dúvidas.
Se você encontrar um caroço pequeno e duro (como uma ervilha), tiver um testículo aumentado ou notar qualquer outra diferença que não pareça normal, consulte seu médico imediatamente.
Ligue para seu provedor se:
- Você não consegue encontrar um ou ambos os testículos. Os testículos podem não ter descido corretamente no escroto.
- Há uma coleção macia de tubos finos acima do testículo. Pode ser uma coleção de veias alargadas (varicocele).
- Você tem dor ou inchaço no escroto. Pode ser uma infecção ou um saco cheio de líquido (hidrocele) causando um bloqueio do fluxo sanguíneo para a área. Pode ser difícil sentir o testículo se houver fluido no escroto.
Dor súbita e forte (aguda) no escroto ou testículo que dura mais do que alguns minutos é uma emergência. Se você sentir esse tipo de dor, procure atendimento médico imediatamente.
Um caroço no testículo costuma ser o primeiro sinal de câncer testicular. Se você encontrar um caroço, consulte um provedor imediatamente. A maioria dos cânceres testiculares é muito tratável. Lembre-se de que alguns casos de câncer testicular não apresentam sintomas até atingirem um estágio avançado.
Não há riscos com este auto-exame.
Triagem - câncer testicular - autoexame; Câncer de testículo - rastreamento - autoexame
- Anatomia reprodutiva masculina
- Anatomia testicular
Site da American Cancer Society. O câncer testicular pode ser detectado precocemente? www.cancer.org/cancer/testicular-cancer/detection-diagnosis-staging/detection.html. Atualizado em 17 de maio de 2018. Acessado em 22 de agosto de 2019.
Friedlander TW, Small E. Testicular cancer. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 83.
Site do National Cancer Institute. Rastreio do cancro testicular (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/testicular/hp/testicular-screening-pdq. Atualizado em 6 de março de 2019. Acessado em 22 de agosto de 2019.
Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA. Triagem para câncer testicular: declaração de recomendação de reafirmação da Força-Tarefa dos Serviços Preventivos dos EUA. Ann Intern Med. 2011; 154 (7): 483-486. PMID: 21464350 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21464350.