Retreinamento intestinal
Um programa de retreinamento intestinal, exercícios de Kegel ou terapia de biofeedback podem ser usados por pessoas para ajudar a melhorar seus movimentos intestinais.
Os problemas que podem se beneficiar do retreinamento intestinal incluem:
- Incontinência fecal, que é a perda de controle do intestino, fazendo com que você evacue inesperadamente. Isso pode variar de às vezes vazar uma pequena quantidade de fezes e evacuar gases, até não ser capaz de controlar os movimentos intestinais.
- Prisão de ventre severa.
Esses problemas podem ser causados por:
- Problemas cerebrais e nervosos (como esclerose múltipla)
- Problemas emocionais
- Danos na medula espinhal
- Cirurgia anterior
- Parto
- Uso excessivo de laxantes
O programa intestinal inclui várias etapas para ajudá-lo a evacuar com regularidade. A maioria das pessoas consegue evacuar regularmente em poucas semanas. Algumas pessoas precisarão usar laxantes junto com o retreinamento intestinal. Seu médico pode dizer se você precisa tomar esses medicamentos e quais são seguros para você.
Você precisará de um exame físico antes de iniciar um programa de treinamento intestinal. Isso permitirá que seu provedor encontre a causa da incontinência fecal. Distúrbios que podem ser corrigidos, como impactação fecal ou diarreia infecciosa, podem ser tratados nesse momento. O provedor usará seu histórico de hábitos intestinais e estilo de vida como um guia para definir novos padrões de evacuação.
DIETA
Fazer as seguintes mudanças em sua dieta o ajudará a ter fezes regulares, moles e volumosas:
- Coma alimentos ricos em fibras, como grãos de trigo integral, vegetais frescos e feijão.
- Use produtos que contenham psyllium, como Metamucil, para adicionar volume às fezes.
- Tente beber 2 a 3 litros de líquidos por dia (a menos que você tenha uma condição médica que exija que você restrinja a ingestão de líquidos).
TREINAMENTO DE BOWEL
Você pode usar a estimulação digital para desencadear a evacuação:
- Insira um dedo lubrificado no ânus. Mova-o em um círculo até que o músculo esfincter relaxe. Isso pode levar alguns minutos.
- Depois de fazer a estimulação, sente-se em uma posição normal para evacuar. Se você consegue andar, sente-se no vaso sanitário ou na cômoda ao lado da cama. Se você estiver confinado à cama, use uma comadre. Fique o mais próximo possível da posição sentada. Se você não conseguir sentar, deite-se sobre o lado esquerdo.
- Tente obter o máximo de privacidade possível. Algumas pessoas acham que ler enquanto estão sentadas no vaso sanitário as ajuda a relaxar.
- Se você não evacuar em 20 minutos, repita o processo.
- Tente contrair os músculos do abdômen e puxe para baixo enquanto libera as fezes. Você pode achar útil curvar-se para a frente enquanto pressiona. Isso aumenta a pressão dentro do abdômen e ajuda a esvaziar o intestino.
- Realize estimulação com o dedo todos os dias até começar a ter um padrão regular de evacuações.
- Você também pode estimular os movimentos intestinais usando um supositório (glicerina ou bisacodil) ou um pequeno enema. Algumas pessoas acham útil beber suco de ameixa quente ou néctar de frutas.
Manter um padrão regular é muito importante para o sucesso de um programa de retreinamento intestinal. Defina um horário regular para as evacuações diárias. Escolha um horário que seja conveniente para você. Lembre-se de sua programação diária. O melhor momento para evacuar é de 20 a 40 minutos após uma refeição, porque comer estimula a atividade intestinal.
A maioria das pessoas consegue estabelecer uma rotina regular de evacuações em poucas semanas.
EXERCÍCIOS DE KEGEL
Os exercícios para fortalecer os músculos retais podem ajudar no controle do intestino em pessoas com um esfíncter retal incompetente. Os exercícios de Kegel que fortalecem o tônus dos músculos pélvicos e retais podem ser usados para isso. Esses exercícios foram desenvolvidos pela primeira vez para controlar a incontinência em mulheres após o parto.
Para ter sucesso com os exercícios de Kegel, use a técnica adequada e siga um programa regular de exercícios. Converse com seu provedor para obter instruções sobre como fazer esses exercícios.
BIOFEEDBACK
O biofeedback fornece feedback sonoro ou visual sobre uma função corporal. Em pessoas com incontinência fecal, o biofeedback é usado para fortalecer o esfíncter retal.
Um plug retal é usado para detectar a força dos músculos retais. Um eletrodo de monitoramento é colocado no abdômen. O plugue retal é então conectado a um monitor de computador. Um gráfico exibindo as contrações do músculo retal e as contrações abdominais aparecerá na tela.
Para usar esse método, você aprenderá a apertar o músculo retal ao redor do tampão retal. A tela do computador o orienta para verificar se você está fazendo isso corretamente. Seus sintomas devem começar a melhorar após 3 sessões.
Exercícios de incontinência fecal; Intestino neurogênico - retreinamento intestinal; Constipação - retreinamento intestinal; Obstipação - retreinamento intestinal; Incontinência intestinal - retreinamento intestinal
Deutsch JK, Hass DJ. Medicina complementar, alternativa e integrativa. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 131.
Iturrino JC, Lembo AJ. Prisão de ventre. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 19.
Pardi DS, Cotter TG. Outras doenças do cólon. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 128.
Camilleri M. Disorders of gastrointestinal motility. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 127.