Alterações do envelhecimento na mama
Com a idade, os seios da mulher perdem gordura, tecido e glândulas mamárias. Muitas dessas mudanças são devidas à diminuição na produção de estrogênio do corpo que ocorre na menopausa. Sem estrogênio, o tecido da glândula encolhe, tornando os seios menores e menos cheios. O tecido conjuntivo que sustenta os seios se torna menos elástico, então os seios caem.
Mudanças também ocorrem no mamilo. A área ao redor do mamilo (a aréola) fica menor e pode quase desaparecer. O mamilo também pode virar ligeiramente para dentro.
Nódulos são comuns na época da menopausa. Freqüentemente, são cistos não cancerosos. No entanto, se você notar um caroço, marque uma consulta com seu médico, porque o risco de câncer de mama aumenta com a idade. As mulheres devem estar cientes dos benefícios e limitações do autoexame das mamas. Esses exames nem sempre detectam os estágios iniciais do câncer de mama. As mulheres devem conversar com seus provedores sobre mamografias para fazer o rastreamento do câncer de mama.
- Seio feminino
- Glândula mamária
Davidson NE. Câncer de mama e doenças benignas da mama. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap. 188.
Lobo RA. Menopausa e envelhecimento. In: Strauss JF, Barbieri RL, eds. Endocrinologia Reprodutiva de Yen & Jaffe. 8ª ed. Elsevier; 2019: cap 14.
Walston JD. Sequelas clínicas comuns do envelhecimento. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 22.