Mudanças de envelhecimento em cabelos e unhas
Seu cabelo e unhas ajudam a proteger seu corpo. Eles também mantêm a temperatura do seu corpo estável. Conforme você envelhece, seu cabelo e unhas começam a mudar.
MUDANÇAS DE CABELO E SEUS EFEITOS
Mudança de cor de cabelo. Este é um dos sinais mais claros de envelhecimento. A cor do cabelo se deve a um pigmento chamado melanina, que os folículos capilares produzem. Os folículos capilares são estruturas da pele que fazem e crescem os cabelos. Com o envelhecimento, os folículos produzem menos melanina, e isso causa cabelos grisalhos. Grisalhos geralmente começam na década de 30.
O cabelo do couro cabeludo geralmente começa a ficar grisalho nas têmporas e se estende até o topo do couro cabeludo. A cor do cabelo fica mais clara, eventualmente ficando branca.
Os pelos do corpo e da face também ficam grisalhos, mas na maioria das vezes isso acontece mais tarde do que os cabelos do couro cabeludo. Os pelos nas axilas, tórax e região pubiana podem ficar menos grisalhos ou nem aparecer.
O envelhecimento é em grande parte determinado pelos seus genes. O cabelo grisalho tende a ocorrer mais cedo em pessoas brancas e mais tarde em asiáticos. Suplementos nutricionais, vitaminas e outros produtos não param ou diminuem a taxa de envelhecimento.
Mudança da espessura do cabelo. O cabelo é feito de muitos fios de proteína. Um único fio de cabelo tem uma vida normal entre 2 e 7 anos. Esse cabelo então cai e é substituído por um novo. A quantidade de cabelo que você tem no corpo e na cabeça também é determinada por seus genes.
Quase todo mundo tem alguma perda de cabelo com o envelhecimento. A taxa de crescimento do cabelo também diminui.
Os fios de cabelo ficam menores e têm menos pigmento. Assim, o cabelo grosso e áspero de um adulto jovem eventualmente se torna um cabelo fino, fino e de cor clara. Muitos folículos capilares param de produzir novos cabelos.
Os homens podem começar a apresentar sinais de calvície aos 30 anos. Muitos homens ficam quase calvos aos 60 anos. Um tipo de calvície relacionado à função normal do hormônio masculino testosterona é chamado de calvície de padrão masculino. A queda de cabelo pode ocorrer nas têmporas ou no topo da cabeça.
As mulheres podem desenvolver um tipo semelhante de calvície à medida que envelhecem. Isso é chamado de calvície de padrão feminino. O cabelo fica menos denso e o couro cabeludo pode ficar visível.
Conforme você envelhece, seu corpo e rosto também perdem cabelo. Os pelos faciais restantes das mulheres podem ficar mais grossos, mais frequentemente no queixo e ao redor dos lábios. Os homens podem crescer mais e mais pelos nas sobrancelhas, orelhas e nariz.
Entre em contato com seu médico se tiver queda repentina de cabelo. Isso pode ser um sintoma de um problema de saúde.
MUDANÇAS DE PREGO E SEUS EFEITOS
Suas unhas também mudam com a idade. Eles crescem mais lentamente e podem se tornar opacos e quebradiços. Eles também podem se tornar amarelados e opacos.
As unhas, principalmente as dos pés, podem ficar duras e grossas. Unhas encravadas podem ser mais comuns. As pontas das unhas podem quebrar.
Cristas longitudinais podem se desenvolver nas unhas dos pés e das mãos.
Verifique com o seu provedor se suas unhas apresentam sulcos, rugas, mudanças de formato ou outras alterações. Eles podem estar relacionados à deficiência de ferro, doença renal e deficiências nutricionais.
OUTRAS ALTERAÇÕES
Conforme você envelhece, você terá outras mudanças, incluindo:
- Na pele
- Na cara
- Folículo capilar de jovem
- Folículo capilar envelhecido
- Alterações do envelhecimento nas unhas
Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW. Pele, cabelo, unhas. In: Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW, eds. Guia de Siedel para Exame Físico. 9ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2019: cap 9.
Tosti A. Doenças de cabelo e unhas. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 413.
Walston JD. Sequelas clínicas comuns do envelhecimento. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 22.