Alterações do envelhecimento no coração e vasos sanguíneos
Algumas alterações no coração e nos vasos sanguíneos ocorrem normalmente com a idade. No entanto, muitas outras alterações comuns com o envelhecimento são devidas ou agravadas por fatores modificáveis. Se não forem tratados, podem causar doenças cardíacas.
FUNDO
O coração tem dois lados. O lado direito bombeia sangue para os pulmões para receber oxigênio e se livrar do dióxido de carbono. O lado esquerdo bombeia sangue rico em oxigênio para o corpo.
O sangue flui do coração, primeiro pela aorta, depois pelas artérias, que se ramificam e ficam cada vez menores à medida que vão para os tecidos. Nos tecidos, eles se tornam minúsculos capilares.
Os capilares são onde o sangue fornece oxigênio e nutrientes aos tecidos e recebe dióxido de carbono e resíduos de volta dos tecidos. Então, os vasos começam a se reunir em veias cada vez maiores, que devolvem o sangue ao coração.
MUDANÇAS DE ENVELHECIMENTO
Coração:
- O coração possui um sistema de marca-passo natural que controla os batimentos cardíacos. Algumas das vias desse sistema podem desenvolver tecido fibroso e depósitos de gordura. O marcapasso natural (o nodo sinoatrial ou SA) perde algumas de suas células. Essas alterações podem resultar em uma freqüência cardíaca ligeiramente mais lenta.
- Um ligeiro aumento no tamanho do coração, especialmente do ventrículo esquerdo, ocorre em algumas pessoas. A parede do coração fica mais espessa, de modo que a quantidade de sangue que a câmara pode conter pode realmente diminuir, apesar do aumento do tamanho geral do coração. O coração pode encher-se mais lentamente.
- As alterações cardíacas costumam fazer com que o eletrocardiograma (ECG) de uma pessoa idosa normal e saudável seja ligeiramente diferente do ECG de um adulto jovem saudável. Ritmos anormais (arritmias), como fibrilação atrial, são mais comuns em pessoas idosas. Eles podem ser causados por vários tipos de doenças cardíacas.
- As alterações normais no coração incluem depósitos do "pigmento do envelhecimento", a lipofuscina. As células do músculo cardíaco degeneram ligeiramente. As válvulas dentro do coração, que controlam a direção do fluxo sanguíneo, ficam mais espessas e rígidas. Um sopro cardíaco causado pela rigidez da válvula é bastante comum em pessoas idosas.
Veias de sangue:
- Receptores chamados barorreceptores monitoram a pressão arterial e fazem alterações para ajudar a manter uma pressão arterial razoavelmente constante quando uma pessoa muda de posição ou está realizando outras atividades. Os barorreceptores tornam-se menos sensíveis com o envelhecimento. Isso pode explicar por que muitos idosos têm hipotensão ortostática, uma condição em que a pressão arterial cai quando a pessoa passa da posição deitada ou sentada para a de pé. Isso causa tontura porque há menos fluxo sanguíneo para o cérebro.
- As paredes capilares ficam ligeiramente mais espessas. Isso pode causar uma taxa ligeiramente mais lenta de troca de nutrientes e resíduos.
- A principal artéria do coração (aorta) torna-se mais espessa, rígida e menos flexível. Isso provavelmente está relacionado a alterações no tecido conjuntivo da parede do vaso sanguíneo. Isso aumenta a pressão arterial e faz o coração trabalhar mais, o que pode levar ao espessamento do músculo cardíaco (hipertrofia). As outras artérias também engrossam e enrijecem. Em geral, a maioria dos idosos apresenta um aumento moderado da pressão arterial.
Sangue:
- O próprio sangue muda ligeiramente com a idade. O envelhecimento normal causa uma redução na água corporal total. Como parte disso, há menos líquido na corrente sanguínea, então o volume sanguíneo diminui.
- A velocidade com que os glóbulos vermelhos são produzidos em resposta ao estresse ou doença é reduzida. Isso cria uma resposta mais lenta à perda de sangue e à anemia.
- A maioria dos glóbulos brancos permanece nos mesmos níveis, embora alguns glóbulos brancos importantes para a imunidade (neutrófilos) diminuam em seu número e capacidade de combater bactérias. Isso reduz a capacidade de resistir à infecção.
EFEITO DAS MUDANÇAS
Normalmente, o coração continua a bombear sangue suficiente para fornecer todas as partes do corpo. No entanto, um coração mais velho pode não ser capaz de bombear o sangue tão bem quando você o faz trabalhar mais.
Algumas das coisas que fazem seu coração trabalhar mais são:
- Certos medicamentos
- Estresse emocional
- Esforço físico
- Doença
- Infecções
- Lesões
PROBLEMAS COMUNS
- Angina (dor no peito causada pela redução temporária do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco), falta de ar aos esforços e ataque cardíaco podem resultar de doença arterial coronariana.
- Podem ocorrer ritmos cardíacos anormais (arritmias) de vários tipos.
- Pode ocorrer anemia, possivelmente relacionada a desnutrição, infecções crônicas, perda de sangue do trato gastrointestinal ou como complicação de outras doenças ou medicamentos.
- A arteriosclerose (endurecimento das artérias) é muito comum. Os depósitos de placas de gordura dentro dos vasos sanguíneos fazem com que eles se estreitem e bloqueiem totalmente os vasos sanguíneos.
- A insuficiência cardíaca congestiva também é muito comum em pessoas idosas. Em pessoas com mais de 75 anos, a insuficiência cardíaca congestiva ocorre 10 vezes mais frequentemente do que em adultos jovens.
- A doença arterial coronariana é bastante comum. Freqüentemente, é resultado de aterosclerose.
- A hipertensão e a hipotensão ortostática são mais comuns com a idade. Os idosos que tomam medicamentos para a pressão arterial precisam consultar o médico para encontrar a melhor maneira de controlar a pressão alta. Isso ocorre porque o excesso de medicamento pode causar pressão arterial baixa e pode levar a uma queda.
- As doenças das válvulas cardíacas são bastante comuns. A estenose aórtica, ou estreitamento da válvula aórtica, é a doença valvar mais comum em idosos.
- Ataques isquêmicos transitórios (AIT) ou derrames podem ocorrer se o fluxo sanguíneo para o cérebro for interrompido.
Outros problemas com o coração e vasos sanguíneos incluem o seguinte:
- Coágulos de sangue
- Trombose venosa profunda
- Tromboflebite
- Doença vascular periférica, resultando em dor intermitente nas pernas ao caminhar (claudicação)
- Varizes
- Os aneurismas podem se desenvolver em uma das principais artérias do coração ou do cérebro. Os aneurismas são um alargamento ou aumento anormal de uma parte de uma artéria devido à fraqueza na parede do vaso sanguíneo. Se um aneurisma estourar, pode causar sangramento e morte.
PREVENÇÃO
- Você pode ajudar seu sistema circulatório (coração e vasos sanguíneos). Os fatores de risco de doenças cardíacas sobre os quais você tem algum controle incluem pressão alta, níveis de colesterol, diabetes, obesidade e tabagismo.
- Faça uma dieta saudável para o coração, com quantidades reduzidas de gordura saturada e colesterol, e controle seu peso. Siga as recomendações do seu médico para tratar pressão alta, colesterol alto ou diabetes. Reduza ou pare de fumar.
- Homens com idades entre 65 e 75 anos que já fumaram devem ser rastreados para aneurismas em sua aorta abdominal, geralmente com um exame de ultrassom.
Faça mais exercícios:
- O exercício pode ajudar a prevenir a obesidade e ajuda as pessoas com diabetes a controlar o açúcar no sangue.
- Os exercícios podem ajudá-lo a manter suas habilidades o máximo possível e reduzir o estresse.
- O exercício moderado é uma das melhores coisas que você pode fazer para manter o coração e o resto do corpo saudáveis. Consulte seu provedor antes de iniciar um novo programa de exercícios. Exercite-se moderadamente e dentro de suas capacidades, mas faça-o regularmente.
- As pessoas que se exercitam geralmente têm menos gordura corporal e fumam menos do que as pessoas que não se exercitam. Eles também tendem a ter menos problemas de pressão arterial e menos doenças cardíacas.
Faça check-ups regulares do seu coração:
- Verifique sua pressão arterial todos os anos. Se você tem diabetes, doença cardíaca, problemas renais ou outras condições, sua pressão arterial pode precisar ser monitorada mais de perto.
- Se o seu nível de colesterol estiver normal, faça uma nova verificação a cada 5 anos. Se você tem diabetes, doença cardíaca, problemas renais ou outras condições, seu colesterol pode precisar ser monitorado mais de perto.
Doença cardíaca - envelhecimento; Aterosclerose - envelhecimento
- Medindo seu pulso carotídeo
- Circulação de sangue pelo coração
- Pulso radial
- Anatomia normal do coração (seção de corte)
- Efeitos da idade na pressão arterial
Forman DE, Fleg JL, Wenger NK. Doença cardiovascular em idosos. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 88.
Howlett SE. Efeitos do envelhecimento no sistema cardiovascular. In: Fillit HM, Rockwood K., Young J, eds. Textbook of Geriatric Medicine and Gerontology de Brocklehurst. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier, 2017: cap 16.
Seki A, Fishbein MC. Alterações e doenças cardiovasculares relacionadas à idade. In: Buja LM, Butany J, eds. Patologia Cardiovascular. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 2.
Walston JD. Sequelas clínicas comuns do envelhecimento. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 22.