Autor: William Ramirez
Data De Criação: 16 Setembro 2021
Data De Atualização: 14 Novembro 2024
Anonim
Leucomalácia periventricular - Medicamento
Leucomalácia periventricular - Medicamento

A leucomalácia periventricular (LPV) é um tipo de lesão cerebral que afeta bebês prematuros. A condição envolve a morte de pequenas áreas do tecido cerebral em torno de áreas cheias de líquido chamadas ventrículos. O dano cria "buracos" no cérebro. "Leuko" refere-se à substância branca do cérebro. "Periventricular" refere-se à área ao redor dos ventrículos.

PVL é muito mais comum em bebês prematuros do que em bebês nascidos a termo.

Acredita-se que uma das principais causas sejam as mudanças no fluxo sanguíneo para a área ao redor dos ventrículos do cérebro. Esta área é frágil e sujeita a lesões, especialmente antes das 32 semanas de gestação.

A infecção no momento do parto também pode desempenhar um papel na causa da PVL. O risco de PVL é maior para bebês que são mais prematuros e mais instáveis ​​ao nascer.

Bebês prematuros com hemorragia intraventricular (IVH) também apresentam risco aumentado de desenvolver essa condição.

Os testes usados ​​para diagnosticar PVL incluem ultra-som e ressonância magnética da cabeça.

Não há tratamento para PVL. As funções do coração, pulmão, intestino e rim de bebês prematuros são observados de perto e tratados na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN). Isso ajuda a reduzir o risco de desenvolver PVL.


O PVL freqüentemente causa problemas no sistema nervoso e no desenvolvimento de bebês em crescimento. Esses problemas ocorrem com mais frequência durante o primeiro ao segundo ano de vida. Pode causar paralisia cerebral (PC), especialmente rigidez ou aumento do tônus ​​muscular (espasticidade) nas pernas.

Bebês com PVL correm o risco de ter problemas graves no sistema nervoso. É provável que incluam movimentos como sentar, engatinhar, caminhar e mover os braços. Esses bebês precisarão de fisioterapia. Bebês extremamente prematuros podem ter mais problemas de aprendizagem do que de movimento.

Um bebê com diagnóstico de LPV deve ser monitorado por um pediatra de desenvolvimento ou um neurologista pediátrico. A criança deve consultar o pediatra regular para os exames agendados.

PVL; Lesão cerebral - bebês; Encefalopatia da prematuridade

  • Leucomalácia periventricular

Greenberg JM, Haberman B, Narendran V, Nathan AT, Schibler K. Neonatal morbidities of prenatal and perinatal origin. In: Resnik R, Lockwood CJ, Moore TR, Greene MF, Copel JA, Silver RM, eds. Medicina Materno-Fetal de Creasy e Resnik: Princípios e Prática. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 73.


Hüppi PS, Gressens P. Danos na substância branca e encefalopatia da prematuridade. In: Martin RJ, Fanaroff AA, Walsh MC, eds. Medicina Neonatal-Perinatal de Fanaroff e Martin. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 52.

Merhar SL, Thomas CW. Distúrbios do sistema nervoso. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 120.

Neil JJ, Volpe JJ. Encefalopatia da prematuridade: características clínico-neurológicas, diagnóstico, imagem, prognóstico, terapia. In: Volpe JJ, Inder TE, Darras BT, et al, eds. Neurologia do recém-nascido de Volpe. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 16.

Escolha Dos Editores

A glucosamina funciona? Benefícios, dosagem e efeitos colaterais

A glucosamina funciona? Benefícios, dosagem e efeitos colaterais

A glucoamina é uma molécula que ocorre naturalmente no eu corpo, ma também é um uplemento dietético popular.Mai frequentemente uado para tratar intoma de ditúrbio óe...
Trabalho e parto: placenta retida

Trabalho e parto: placenta retida

O que é uma placenta retida?O parto ocorre em trê etágio:O primeiro etágio é quando você começa a entir a contraçõe que cauam mudança em eu colo do &...