Tubo de alimentação - bebês
Um tubo de alimentação é um tubo pequeno e macio de plástico colocado através do nariz (NG) ou boca (OG) até o estômago. Esses tubos são usados para fornecer alimentos e medicamentos ao estômago até que o bebê possa ingerir alimentos pela boca.
POR QUE SE UTILIZA UM TUBO DE ALIMENTAÇÃO?
A alimentação no peito ou na mamadeira requer força e coordenação. Bebês doentes ou prematuros podem não ser capazes de sugar ou engolir bem o suficiente para mamadeira ou amamentar. A alimentação por sonda permite que o bebê leve parte ou toda a alimentação para o estômago. Esta é a maneira mais eficiente e segura de fornecer uma boa nutrição. Os medicamentos orais também podem ser administrados através da sonda.
COMO É COLOCADO UM TUBO DE ALIMENTAÇÃO?
Um tubo de alimentação é colocado suavemente através do nariz ou boca até o estômago. Um raio-x pode confirmar o posicionamento correto. Em bebês com problemas de alimentação, a ponta do tubo pode ser colocada além do estômago, no intestino delgado. Isso fornece alimentações mais lentas e contínuas.
QUAIS SÃO OS RISCOS DE UM TUBO DE ALIMENTAÇÃO?
Os tubos de alimentação são geralmente muito seguros e eficazes. No entanto, podem ocorrer problemas, mesmo quando o tubo é colocado corretamente. Esses incluem:
- Irritação do nariz, boca ou estômago, causando um pequeno sangramento
- Nariz entupido ou infecção do nariz se o tubo for colocado pelo nariz
Se o tubo estiver mal colocado e não na posição adequada, o bebê pode ter problemas com:
- Uma frequência cardíaca anormalmente lenta (bradicardia)
- Respirando
- Cuspindo
Em casos raros, o tubo de alimentação pode perfurar o estômago.
Tubo de gavagem - bebês; GO - bebês; NG - bebês
- Tubo de alimentação
George DE, Dokler ML. Tubos para acesso entérico. In: Wyllie R, Hyams JS, Kay M, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas pediátricas. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 87.
Poindexter BB, Martin CR. Necessidades de nutrientes / suporte nutricional em neonatos prematuros. In: Martin RJ, Fanaroff AA, Walsh MC, eds. Medicina Neonatal-Perinatal de Fanaroff e Martin. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 41.