Ventilador mecânico - bebês
Um ventilador mecânico é uma máquina que auxilia na respiração. Este artigo discute o uso de ventiladores mecânicos em bebês.
POR QUE SE UTILIZA UM VENTILADOR MECÂNICO?
Um ventilador é usado para fornecer suporte respiratório para bebês doentes ou imaturos. Bebês doentes ou prematuros geralmente não conseguem respirar bem o suficiente por conta própria. Eles podem precisar da ajuda de um ventilador para fornecer "ar bom" (oxigênio) aos pulmões e remover o ar exalado "ruim" (dióxido de carbono).
COMO SE UTILIZA UM VENTILADOR MECÂNICO?
Um ventilador é uma máquina de cabeceira. Ele é conectado ao tubo respiratório que é colocado na traqueia (traquéia) de bebês doentes ou prematuros que precisam de ajuda para respirar. Os cuidadores podem ajustar o ventilador conforme necessário. Os ajustes são feitos de acordo com a condição do bebê, medições de gases sanguíneos e raios-x.
QUAIS SÃO OS RISCOS DE UM VENTILADOR MECÂNICO?
A maioria dos bebês que precisam de assistência de ventilação tem alguns problemas pulmonares, incluindo pulmões imaturos ou doentes, que correm o risco de lesões. Às vezes, o fornecimento de oxigênio sob pressão pode danificar os frágeis sacos de ar (alvéolos) nos pulmões. Isso pode causar vazamentos de ar, o que pode dificultar a respiração do bebê pelo ventilador.
- O tipo mais comum de vazamento de ar ocorre quando o ar entra no espaço entre o pulmão e a parede torácica interna. Isso é chamado de pneumotórax. Esse ar pode ser removido com um tubo colocado no espaço até a cura do pneumotórax.
- Um tipo menos comum de vazamento de ar ocorre quando muitos bolsões minúsculos de ar são encontrados no tecido pulmonar ao redor dos sacos de ar. Isso é chamado de enfisema intersticial pulmonar. Este ar não pode ser removido. No entanto, na maioria das vezes, ele desaparece por conta própria lentamente.
Danos a longo prazo também podem ocorrer porque os pulmões do recém-nascido ainda não estão totalmente desenvolvidos. Isso pode levar à doença pulmonar crônica, chamada displasia broncopulmonar (DBP). É por isso que os cuidadores monitoram o bebê de perto. Eles tentarão "desmamar" o bebê do oxigênio ou diminuir as configurações do ventilador sempre que possível. A quantidade de suporte respiratório fornecido dependerá das necessidades do bebê.
Ventilador - bebês; Respirador - bebês
Bancalari E, Claure N, Jain D. Terapia respiratória neonatal. In: Gleason CA, Juul SE, eds. Doenças de Avery do recém-nascido. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 45.
Donn SM, Attar MA. Ventilação assistida do neonato e suas complicações. In: Martin RJ, Fanaroff AA, Walsh MC, eds. Medicina Neonatal-Perinatal de Fanaroff e Martin: Doenças do Feto e da Criança. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 65.