Substituição de tornozelo
A substituição do tornozelo é uma cirurgia para substituir o osso danificado e a cartilagem na articulação do tornozelo. As peças articulares artificiais (próteses) são utilizadas para substituir os seus próprios ossos. Existem diferentes tipos de cirurgias de substituição do tornozelo.
A cirurgia de substituição do tornozelo geralmente é realizada sob anestesia geral. Isso significa que você estará dormindo e não sentirá dor.
Você pode ter raquianestesia. Você pode estar acordado, mas não sentirá nada abaixo da cintura. Se você tiver raquianestesia, também receberá remédios para ajudá-lo a relaxar durante a operação.
O cirurgião fará um corte cirúrgico na parte frontal do tornozelo para expor a articulação do tornozelo. O cirurgião então empurrará suavemente os tendões, nervos e vasos sanguíneos para o lado. Depois disso, o cirurgião removerá o osso e a cartilagem danificados.
Seu cirurgião removerá a parte danificada de:
- A extremidade inferior da tíbia (tíbia).
- A parte superior do osso do pé (tálus) onde os ossos da perna se apoiam.
As partes metálicas da nova junta artificial são então fixadas às superfícies ósseas cortadas. Uma cola / cimento ósseo especial pode ser usado para mantê-los no lugar. Um pedaço de plástico é inserido entre as duas partes de metal. Os parafusos podem ser colocados para estabilizar o tornozelo.
O cirurgião colocará os tendões de volta no lugar e fechará a ferida com suturas (pontos). Você pode precisar usar uma tala, gesso ou suporte por um tempo para evitar que o tornozelo se mova.
Esta cirurgia pode ser feita se a articulação do tornozelo estiver muito danificada. Seus sintomas podem ser dor e perda de movimento do tornozelo. Algumas causas de danos são:
- Artrite causada por lesões no tornozelo ou cirurgia no passado
- Fratura óssea
- Infecção
- Osteoartrite
- Artrite reumatóide
- Tumor
Você pode não conseguir fazer uma substituição total do tornozelo se já teve infecções nas articulações do tornozelo no passado.
Os riscos para qualquer cirurgia e anestesia são:
- Reações alérgicas a medicamentos
- Problemas respiratórios
- Sangrando
- Coágulo sanguíneo
- Infecção
Os riscos para a cirurgia de substituição do tornozelo são:
- Fraqueza, rigidez ou instabilidade do tornozelo
- Afrouxamento da articulação artificial ao longo do tempo
- A pele não cicatriza após a cirurgia
- Danos no nervo
- Danos nos vasos sanguíneos
- Quebra óssea durante a cirurgia
- Deslocamento da articulação artificial
- Reação alérgica à articulação artificial (extremamente incomum)
Sempre diga ao seu médico quais medicamentos você está tomando, até mesmo medicamentos, suplementos ou ervas que comprou sem receita.
Durante as 2 semanas antes da cirurgia:
- Você pode ser solicitado a parar de tomar medicamentos que dificultam a coagulação do sangue. Estes incluem aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Naprosyn, Aleve), anticoagulantes (como varfarina ou clopidogrel) e outros medicamentos.
- Pergunte quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
- Se você tem diabetes, doença cardíaca ou outras condições médicas, seu cirurgião pedirá que você consulte o seu médico que o trata dessas condições.
- Informe o seu provedor se você tem bebido muito álcool, mais de um ou dois drinques por dia.
- Se você fuma, você deve parar. Peça ajuda ao seu provedor. Fumar pode retardar a cicatrização de feridas e ossos. Isso aumentará significativamente suas complicações após a cirurgia.
- Sempre informe o seu provedor sobre qualquer resfriado, gripe, febre, surto de herpes ou outra doença que você possa ter antes da cirurgia.
- Você pode querer visitar o fisioterapeuta para aprender alguns exercícios para fazer antes da cirurgia. O fisioterapeuta também pode ensiná-lo a usar corretamente as muletas.
No dia da sua cirurgia:
- Na maioria das vezes, você será solicitado a não beber ou comer nada por 6 a 12 horas antes do procedimento.
- Tome os medicamentos que lhe foi dito para tomar com um pequeno gole de água.
Seu provedor lhe dirá quando chegar ao hospital.
Após a cirurgia, você provavelmente precisará ficar no hospital por pelo menos uma noite. Você pode ter recebido um bloqueio de nervo que controla a dor nas primeiras 12 a 24 horas após a cirurgia.
Seu tornozelo ficará engessado ou com tala após a cirurgia. Um pequeno tubo que ajuda a drenar o sangue da articulação do tornozelo pode ser deixado no tornozelo por 1 ou 2 dias. Durante o início do período de recuperação, você deve se concentrar em manter o inchaço baixo, levantando o pé acima do coração enquanto dorme ou descansa.
Você consulta um fisioterapeuta, que lhe ensinará exercícios que o ajudarão a se movimentar com mais facilidade. Provavelmente, você não conseguirá colocar nenhum peso no tornozelo por alguns meses.
Uma substituição bem-sucedida do tornozelo provavelmente:
- Diminua ou se livre de sua dor
- Permite que você mova seu tornozelo para cima e para baixo
Na maioria dos casos, as substituições totais do tornozelo duram 10 ou mais anos. Quanto tempo dura a sua vai depender do seu nível de atividade, saúde geral e da quantidade de danos à articulação do tornozelo antes da cirurgia.
Artroplastia de tornozelo - total; Artroplastia total do tornozelo; Substituição endoprotética do tornozelo; Cirurgia de tornozelo
- Substituição do tornozelo - descarga
- Segurança de banheiro para adultos
- Prevenindo quedas
- Prevenção de quedas - o que perguntar ao seu médico
- Tratamento da ferida cirúrgica - aberto
- Anatomia do tornozelo
Hansen ST. Reconstrução pós-traumática do pé e tornozelo. In: Browner BD, Jupiter JB, Krettek C, Anderson PA, eds. Trauma Esqueletal: Ciência Básica, Gestão e Reconstrução. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 68.
Myerson MS, Kadakia AR. Substituição total do tornozelo. In: Myerson MS, Kadakia AR, eds. Cirurgia reconstrutiva do pé e tornozelo: tratamento e complicações. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 18.
Murphy GA. Artroplastia total do tornozelo. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 10.