Autor: Joan Hall
Data De Criação: 27 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 16 Dezembro 2024
Anonim
ANÁLISE BIOQUÍMICA DO LÍQUOR
Vídeo: ANÁLISE BIOQUÍMICA DO LÍQUOR

A hemorragia intraventricular (IVH) do recém-nascido está sangrando nas áreas cheias de líquido (ventrículos) dentro do cérebro. A condição ocorre com mais freqüência em bebês que nascem prematuros.

Bebês nascidos com mais de 10 semanas de idade apresentam maior risco para esse tipo de sangramento. Quanto menor e mais prematuro for um bebê, maior o risco de HIV. Isso ocorre porque os vasos sanguíneos no cérebro de bebês prematuros ainda não estão totalmente desenvolvidos. Como resultado, eles são muito frágeis. Os vasos sanguíneos ficam mais fortes nas últimas 10 semanas de gravidez.

IVH é mais comum em bebês prematuros com:

  • Síndrome de dificuldade respiratória
  • Pressão sanguínea instável
  • Outras condições médicas no nascimento

O problema também pode ocorrer em bebês saudáveis ​​que nasceram cedo. Raramente, a IVH pode se desenvolver em bebês nascidos a termo.

IVH raramente está presente ao nascimento. Ocorre com mais frequência nos primeiros dias de vida. A condição é rara após o primeiro mês de idade, mesmo que o bebê tenha nascido prematuro.


Existem quatro tipos de IVH. Esses são chamados de "graus" e são baseados no grau de sangramento.

  • Os graus 1 e 2 envolvem uma quantidade menor de sangramento. Na maioria das vezes, não há problemas de longo prazo como resultado do sangramento. O grau 1 também é conhecido como hemorragia da matriz germinativa (GMH).
  • Os graus 3 e 4 envolvem sangramento mais intenso. O sangue pressiona (grau 3) ou envolve diretamente (grau 4) o tecido cerebral. O grau 4 também é chamado de hemorragia intraparenquimatosa. Os coágulos sanguíneos podem se formar e bloquear o fluxo do líquido cefalorraquidiano. Isso pode levar a um aumento de líquido no cérebro (hidrocefalia).

Pode não haver sintomas. Os sintomas mais comuns observados em bebês prematuros incluem:

  • Pausas respiratórias (apnéia)
  • Mudanças na pressão arterial e frequência cardíaca
  • Tônus muscular diminuído
  • Reflexos diminuídos
  • Sono excessivo
  • Letargia
  • Sucção fraca
  • Convulsões e outros movimentos anormais

Todos os bebês nascidos antes das 30 semanas devem fazer um ultrassom da cabeça para fazer a triagem de HIV. O teste é feito de 1 a 2 semanas de vida. Bebês nascidos entre 30 e 34 semanas também podem fazer exames de ultrassom se apresentarem sintomas do problema.


Um segundo ultrassom de triagem pode ser feito na época em que o bebê originalmente deveria nascer (a data prevista).

Não há como parar o sangramento associado à IVH. A equipe de saúde tentará manter o bebê estável e tratar todos os sintomas que ele possa apresentar. Por exemplo, uma transfusão de sangue pode ser dada para melhorar a pressão arterial e o hemograma.

Se o fluido aumentar a ponto de haver preocupação com a pressão no cérebro, uma punção lombar pode ser feita para drenar o fluido e tentar aliviar a pressão. Se isso ajudar, pode ser necessária uma cirurgia para colocar um tubo (derivação) no cérebro para drenar o fluido.

O desempenho do bebê depende de quão prematuro ele é e do grau da hemorragia. Menos da metade dos bebês com sangramento de baixo grau têm problemas de longo prazo. No entanto, o sangramento severo geralmente leva a atrasos no desenvolvimento e problemas para controlar os movimentos. Até um terço dos bebês com sangramento intenso podem morrer.

Sintomas neurológicos ou febre em um bebê com um implante de implante podem indicar bloqueio ou infecção. O bebê precisa receber atendimento médico imediatamente se isso acontecer.


A maioria das unidades de terapia intensiva neonatal (UTIN) tem um programa de acompanhamento para monitorar de perto os bebês que tiveram essa condição até que tenham pelo menos 3 anos de idade.

Em muitos estados, bebês com HIV também se qualificam para serviços de intervenção precoce (EI) para ajudar no desenvolvimento normal.

Mulheres grávidas com alto risco de parto precoce devem receber medicamentos chamados corticosteroides. Esses medicamentos podem ajudar a reduzir o risco do bebê de IVH.

Algumas mulheres que estão tomando medicamentos que afetam os riscos de sangramento devem receber vitamina K antes do parto.

Bebês prematuros cujos cordões umbilicais não são pinçados imediatamente têm menos risco de HIV.

Bebês prematuros que nascem em um hospital com uma UTIN e não precisam ser transportados após o nascimento também têm menos risco de HIV.

IVH - recém-nascido; GMH-IVH

deVries LS. Hemorragia intracraniana e lesões vasculares no recém-nascido. In: Martin RJ, Fanaroff AA, Walsh MC, eds. Medicina Neonatal-Perinatal de Fanaroff e Martin. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 53.

Dlamini N, deVebar GA. AVC pediátrico. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 619.

Soul JS, Ment LR. Lesão no cérebro prematuro em desenvolvimento: hemorragia intraventricular e lesão da substância branca. Em: Swaiman KF, Ashwal S, Ferriero DM, et al, eds. Neurologia Pediátrica de Swaiman. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 22.

Popular

On está lançando um programa de reciclagem que permite trocar tênis por tênis novos

On está lançando um programa de reciclagem que permite trocar tênis por tênis novos

Me mo e você for uma rainha da u tentabilidade, têni de corrida podem er complicado . Ele geralmente ão feito com pelo meno alguma porcentagem de plá tico virgem e, e você n&#...
Shailene Woodley quer mesmo que você experimente um banho de lama

Shailene Woodley quer mesmo que você experimente um banho de lama

Getty Image / teve Granitz hailene Woodley deixou claro que ela adora e e e tilo de vida ~ natural. É mai provável que você a pegue delirando obre planta do que com injeçõe ou...