Substituição de ombro
A substituição do ombro é uma cirurgia para substituir os ossos da articulação do ombro por peças artificiais da articulação.
Você receberá anestesia antes desta cirurgia. Dois tipos de anestesia podem ser usados:
- Anestesia geral, o que significa que você ficará inconsciente e incapaz de sentir dor.
- Anestesia regional para anestesiar o braço e a área dos ombros de modo que você não sinta nenhuma dor nessa área. Se você receber apenas anestesia regional, também receberá medicamentos para ajudá-lo a relaxar durante a operação.
O ombro é uma articulação esférica. A extremidade redonda do osso do braço se encaixa na abertura na extremidade da omoplata, chamada de encaixe. Este tipo de junta permite mover o braço na maioria das direções.
Para uma substituição total do ombro, a extremidade arredondada do osso do braço será substituída por uma haste artificial com uma cabeça de metal arredondada (bola). A parte do encaixe (glenóide) da omoplata será substituída por um forro de plástico liso (encaixe) que será mantido no lugar com cimento especial.Se apenas 1 desses 2 ossos precisar ser substituído, a cirurgia é chamada de substituição parcial do ombro ou hemiartroplastia.
Outro tipo de procedimento é chamado de substituição total reversa do ombro. Nesta cirurgia, as posições da bola de metal e do soquete são trocadas. A bola de metal está presa à omoplata. O encaixe é conectado ao osso do braço. Esta cirurgia pode ser feita quando os tendões do manguito rotador estão gravemente danificados ou quando há fraturas no ombro.
Para a substituição da articulação do ombro, o cirurgião fará uma incisão (corte) sobre a articulação do ombro para abrir a área. Então seu cirurgião irá:
- Remova a cabeça (topo) do osso do braço (úmero)
- Cimente a nova cabeça de metal e haste no lugar
- Alise a superfície do soquete antigo e cimente o novo no lugar
- Feche sua incisão com grampos ou suturas
- Coloque um curativo (bandagem) sobre sua ferida
Seu cirurgião pode colocar um tubo nesta área para drenar o fluido que pode se acumular na articulação. O dreno será removido quando você não precisar mais dele.
Essa cirurgia normalmente leva de 1 a 3 horas.
A cirurgia de substituição do ombro geralmente é realizada quando você tem dor forte na região do ombro, o que limita sua capacidade de mover o braço. As causas da dor no ombro incluem:
- Osteoartrite
- Resultado ruim de uma cirurgia anterior no ombro
- Artrite reumatóide
- Osso gravemente quebrado no braço perto do ombro
- Tecidos gravemente danificados ou rasgados no ombro
- Tumor dentro ou ao redor do ombro
Seu médico pode não recomendar esta cirurgia se você tiver:
- História de infecção, que pode se espalhar para a articulação substituída
- Disfunção mental grave
- Pele insalubre ao redor da área dos ombros
- Músculos muito fracos (manguito rotador) ao redor do ombro que não podem ser corrigidos durante a cirurgia
Os riscos da anestesia e cirurgia em geral são:
- Reações a medicamentos ou problemas respiratórios
- Sangramento, coágulo sanguíneo ou infecção
Os riscos da cirurgia de substituição do ombro são:
- Reação alérgica à articulação artificial
- Danos nos vasos sanguíneos durante a cirurgia
- Quebra óssea durante a cirurgia
- Danos no nervo durante a cirurgia
- Deslocamento da articulação artificial
- Afrouxamento do implante ao longo do tempo
Informe o seu médico quais medicamentos você está tomando. Isto inclui medicamentos, suplementos ou ervas que comprou sem receita.
Durante as 2 semanas antes da cirurgia:
- Você pode ser solicitado a interromper o uso de anticoagulantes. Estes incluem aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Naprosyn, Aleve), varfarina (Coumadin), dabigatrana (Pradaxa), rivaroxabana (Xarelto), apixabana (Eliquis) e clopidogrel (Plavix).
- Pergunte ao seu médico quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
- Se você tem diabetes, doença cardíaca ou outras condições médicas, seu cirurgião pedirá que você consulte o médico que o trata dessas condições.
- Informe o seu médico se você tem bebido muito álcool, mais de 1 ou 2 doses por dia.
- Se você fuma, tente parar. Peça ajuda ao seu provedor. Fumar pode retardar a cicatrização de feridas e ossos.
- Informe imediatamente o seu médico se você pegar um resfriado, gripe, febre, erupção de herpes ou outra doença antes da cirurgia.
No dia da sua cirurgia:
- Provavelmente, você será solicitado a não beber ou comer nada por 6 a 12 horas antes do procedimento.
- Tome os medicamentos que o seu médico lhe disse para tomar com um pequeno gole de água.
- Certifique-se de chegar ao hospital a tempo.
Após o procedimento:
- Você pode ficar no hospital por 1 a 3 dias após a cirurgia.
- Enquanto estiver lá, você pode receber fisioterapia para ajudar a evitar que os músculos ao redor do ombro fiquem rígidos.
- Antes de ir para casa, o fisioterapeuta ensinará como movimentar o braço usando o outro braço (bom) para ajudar.
- Seu braço precisará ficar em uma tipoia por 2 a 6 semanas sem nenhum movimento ativo e 3 meses antes do fortalecimento. A recuperação ocorrerá em torno de 4 a 6 meses.
- Siga todas as instruções que receber sobre como cuidar do ombro em casa. Isso inclui atividades que você não deve fazer.
- Você receberá instruções sobre exercícios de ombro para fazer em casa. Siga exatamente estas instruções. Fazer os exercícios de maneira errada pode machucar seu novo ombro.
A cirurgia de substituição do ombro alivia a dor e a rigidez da maioria das pessoas. Você deve ser capaz de retomar suas atividades diárias normais sem muitos problemas. Muitas pessoas podem retornar aos esportes como golfe, natação, jardinagem, boliche e outros.
Sua nova articulação do ombro vai durar mais se menos estresse for colocado sobre ela. Com o uso normal, uma nova articulação do ombro pode durar pelo menos 10 anos.
Artroplastia total do ombro; Substituição endoprotética do ombro; Substituição parcial do ombro; Artroplastia parcial do ombro; Substituição - ombro; Artroplastia - ombro
- Substituição do ombro - descarga
- Usando seu ombro após a cirurgia de substituição
Site da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos. Substituição total reversa do ombro. orthoinfo.aaos.org/en/treatment/reverse-total-shoulder-replacement. Atualizado em março de 2017. Acessado em 10 de dezembro de 2018.
Matsen FA, Lippitt SB, Rockwood CA, Wirth MA. Artrite glenoumeral e seu manejo. In: Rockwood CA, Matsen FA, Wirth MA, Lippitt SB, Fehringer EV, Sperling JW, eds. Rockwood e Matsen’s The Shoulder. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 16.
Throckmorton TW. Artroplastia de ombro e cotovelo. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 12.