Reconstrução mamária - tecido natural
Após uma mastectomia, algumas mulheres optam por fazer uma cirurgia estética para refazer seus seios. Este tipo de cirurgia é denominado reconstrução mamária. Pode ser realizada ao mesmo tempo que a mastectomia (reconstrução imediata) ou posteriormente (reconstrução tardia).
Durante a reconstrução mamária que usa tecido natural, a mama é remodelada usando músculo, pele ou gordura de outra parte do corpo.
Se você estiver fazendo uma reconstrução da mama ao mesmo tempo que a mastectomia, o cirurgião pode fazer o seguinte:
- Mastectomia preservadora da pele. Isso significa que apenas a área ao redor do mamilo e da aréola é removida.
- Mastectomia com preservação do mamilo. Isso significa que toda a pele, mamilo e aréola são mantidos.
Em ambos os casos, a pele é deixada para facilitar a reconstrução.
Se você vai fazer uma reconstrução da mama mais tarde, o cirurgião ainda pode fazer a mastectomia preservando a pele ou mamilo. Se você não tiver certeza sobre a reconstrução, o cirurgião removerá o mamilo e pele suficiente para tornar a parede torácica o mais lisa e plana possível.
Os tipos de reconstrução mamária incluem o seguinte:
- Retalho miocutâneo transverso do reto abdominal (TRAM)
- Retalho do músculo latíssimo
- Retalho perfurante da artéria epigástrica inferior profunda (DIEP ou DIEAP)
- Retalho glúteo
- Retalho grácil superior transversal (TUG)
Para qualquer um desses procedimentos, você receberá anestesia geral. Este é um medicamento que o mantém adormecido e sem dor.
Para cirurgia TRAM:
- O cirurgião faz um corte (incisão) na parte inferior da barriga, de um quadril ao outro. Sua cicatriz ficará escondida mais tarde pela maioria das roupas e maiôs.
- O cirurgião solta pele, gordura e músculos nessa área. Este tecido é então canalizado sob a pele de seu abdômen até a área da mama para criar sua nova mama. Os vasos sanguíneos permanecem conectados à área de onde o tecido é retirado.
- Em outro método denominado procedimento de flap livre, a pele, a gordura e o tecido muscular são removidos da parte inferior da barriga. Este tecido é colocado na área do seio para criar seu novo seio. As artérias e veias são cortadas e recolocadas nos vasos sanguíneos sob o braço ou atrás do esterno.
- Esse tecido é então moldado em uma nova mama. O cirurgião corresponde ao máximo possível o tamanho e a forma da sua mama natural remanescente.
- As incisões na barriga são fechadas com pontos.
- Se você deseja criar um novo mamilo e aréola, precisará de uma segunda cirurgia muito menor posteriormente. Ou o mamilo e a aréola podem ser criados com uma tatuagem.
Para retalho do músculo grande dorsal com um implante mamário:
- O cirurgião faz um corte na parte superior das costas, no lado do seio que foi removido.
- O cirurgião solta pele, gordura e músculos dessa área. Este tecido é então canalizado sob sua pele para a área da mama para criar sua nova mama. Os vasos sanguíneos permanecem conectados à área de onde o tecido foi retirado.
- Este tecido é então moldado em uma nova mama. O cirurgião corresponde ao máximo possível o tamanho e a forma da sua mama natural remanescente.
- Um implante pode ser colocado sob os músculos da parede torácica para ajudar a ajustar o tamanho de sua outra mama.
- As incisões são fechadas com pontos.
- Se desejar criar um novo mamilo e aréola, você precisará de uma segunda cirurgia, muito menor, mais tarde. Ou o mamilo e a aréola podem ser criados com uma tatuagem.
Para um retalho DIEP ou DIEAP:
- O cirurgião faz um corte na parte inferior da sua barriga. A pele e a gordura dessa área são soltas. Este tecido é então colocado na área da mama para criar sua nova mama. As artérias e veias são cortadas e recolocadas nos vasos sanguíneos sob o braço ou atrás do esterno.
- O tecido é então moldado em uma nova mama. O cirurgião corresponde ao máximo possível o tamanho e a forma da sua mama natural remanescente.
- As incisões são fechadas com pontos.
- Se desejar criar um novo mamilo e aréola, você precisará de uma segunda cirurgia muito menor posteriormente. Ou o mamilo e a aréola podem ser criados com uma tatuagem.
Para uma aba glútea:
- O cirurgião faz um corte em suas nádegas. Pele, gordura e possivelmente músculos desta área são afrouxados. Este tecido é colocado na área do seio para criar seu novo seio. As artérias e veias são cortadas e recolocadas nos vasos sanguíneos sob o braço ou atrás do esterno.
- O tecido é então moldado em uma nova mama. O cirurgião corresponde ao máximo possível o tamanho e a forma da sua mama natural remanescente.
- As incisões são fechadas com pontos.
- Se você deseja criar um novo mamilo e aréola, precisará de uma segunda cirurgia muito menor posteriormente. Ou o mamilo e a aréola podem ser criados com uma tatuagem.
Para um flap TUG:
- O cirurgião faz um corte na sua coxa. Pele, gordura e músculos dessa área são afrouxados. Este tecido é colocado na área do seio para criar seu novo seio. As artérias e veias são cortadas e, em seguida, recolocadas nos vasos sanguíneos sob o braço ou atrás do esterno.
- O tecido é então moldado em uma nova mama. O cirurgião corresponde ao máximo possível o tamanho e a forma da sua mama natural remanescente.
- As incisões são fechadas com pontos.
- Se você deseja criar um novo mamilo e aréola, precisará de uma segunda cirurgia muito menor posteriormente. Ou o mamilo e a aréola podem ser criados com uma tatuagem.
Quando a reconstrução da mama é feita ao mesmo tempo que a mastectomia, toda a cirurgia pode durar de 8 a 10 horas. Quando feita como segunda cirurgia, pode demorar até 12 horas.
Você e seu cirurgião decidirão juntos se farão a reconstrução mamária e quando. A decisão depende de muitos fatores diferentes.
Fazer uma reconstrução mamária não torna mais difícil encontrar um tumor se o câncer de mama voltar.
A vantagem da reconstrução mamária com tecido natural é que a mama refeita é mais macia e natural do que as próteses mamárias. O tamanho, a plenitude e a forma da nova mama podem ser perfeitamente compatíveis com a sua outra mama.
Mas os procedimentos de retalho muscular são mais complicados do que a colocação de implantes mamários. Você pode precisar de transfusões de sangue durante o procedimento. Você geralmente vai passar mais 2 ou 3 dias no hospital após esta cirurgia, em comparação com outros procedimentos de reconstrução. Além disso, seu tempo de recuperação em casa será muito mais longo.
Muitas mulheres optam por não ter reconstrução mamária ou implantes. Eles podem usar uma prótese (seio artificial) no sutiã que dá um formato natural. Ou podem optar por não usar absolutamente nada.
Os riscos da anestesia e da cirurgia são:
- Reações a medicamentos
- Problemas respiratórios
- Sangramento, coágulos sanguíneos ou infecção
Os riscos da reconstrução mamária com tecido natural são:
- Perda de sensibilidade ao redor do mamilo e aréola
- Cicatriz perceptível
- Uma mama é maior que a outra (assimetria das mamas)
- Perda do retalho devido a problemas de suprimento sanguíneo, exigindo mais cirurgia para salvar o retalho ou removê-lo
- Sangrando na área onde ficava a mama, às vezes exigindo uma segunda cirurgia para controlar o sangramento
Informe o seu cirurgião se estiver tomando medicamentos, suplementos ou ervas que comprou sem receita.
Durante a semana antes da cirurgia:
- Pode ser solicitado que você pare de tomar medicamentos para afinar o sangue. Estes incluem aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), vitamina E, clopidogrel (Plavix), varfarina (Coumadin, Jantoven) e outros.
- Pergunte ao seu cirurgião quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
- Se você fuma, tente parar. Fumar pode retardar a cura e aumentar o risco de problemas. Peça ajuda ao seu médico para parar de fumar.
No dia da sua cirurgia:
- Siga as instruções sobre não comer ou beber e tomar banho antes de ir para o hospital.
- Tome os seus medicamentos que o seu médico lhe disse para tomar com um pequeno gole de água.
- Chegue no hospital na hora certa.
Você ficará no hospital por 2 a 5 dias.
Você ainda pode ter drenos no peito quando voltar para casa. Seu cirurgião irá removê-los mais tarde, durante uma visita ao consultório. Você pode sentir dor ao redor dos cortes após a cirurgia. Siga as instruções sobre como tomar remédios para dor.
O fluido pode se acumular sob a incisão. Isso é chamado de seroma. É bastante comum. Um seroma pode desaparecer por conta própria. Se não desaparecer, pode ser necessário drená-lo pelo cirurgião durante uma visita ao consultório.
Os resultados desta cirurgia são geralmente muito bons. Mas a reconstrução não restaurará a sensação normal de sua nova mama ou mamilo.
Fazer uma cirurgia de reconstrução mamária após o câncer de mama pode melhorar sua sensação de bem-estar e qualidade de vida.
Retalho do músculo reto abdominal transverso; ELÉCTRICO; Retalho do músculo latíssimo com implante mamário; DIEP flap; DIEAP flap; Retalho livre de glúteos; Retalho grácil superior transversal; TUG; Mastectomia - reconstrução mamária com tecido natural; Câncer de mama - reconstrução da mama com tecido natural
- Cirurgia cosmética da mama - alta
- Mastectomia e reconstrução mamária - o que perguntar ao seu médico
- Mastectomia - descarga
Burke MS, Schimpf DK. Reconstrução mamária após tratamento do câncer de mama: objetivos, opções e raciocínios. In: Cameron JL, Cameron AM, eds. Terapia Cirúrgica Atual. 12ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: 743-748.
Powers KL, Phillips LG. Reconstrução mamária. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery: The Biological Basis of Modern Surgical Practice. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 35.