Autor: Peter Berry
Data De Criação: 11 Julho 2021
Data De Atualização: 21 Setembro 2024
Anonim
8 Benefícios Surpreendentes da Cherimoya (Pinha) - Nutrição
8 Benefícios Surpreendentes da Cherimoya (Pinha) - Nutrição

Contente

Cherimoya (Annona cherimola) é uma fruta verde em forma de cone com pele escamosa e polpa cremosa e doce.

Acredita-se que tenha se originado nas montanhas dos Andes da América do Sul, e é cultivado em áreas tropicais com grandes altitudes (1, 2).

Devido à sua textura cremosa, a cherimólia também é conhecida como pinha. É frequentemente comido com uma colher e servido gelado como creme. A cherimólia tem um sabor doce semelhante a outras frutas tropicais, como banana e abacaxi (2).

Rico em fibras, vitaminas e minerais, esta fruta única pode aumentar a imunidade, combater a inflamação e promover a saúde dos olhos e do coração (3, 4).

No entanto, certas partes da cherimólia contêm toxinas que podem danificar o sistema nervoso se consumidas em grandes quantidades (5).

Aqui estão 8 benefícios surpreendentes da cherimólia.


1. Rico em antioxidantes

Cherimoya é carregada com antioxidantes, que combatem os radicais livres em seu corpo. Altos níveis de radicais livres podem causar estresse oxidativo, que está associado a doenças crônicas, incluindo câncer e doenças cardíacas (6, 7, 8).

Certos compostos da cherimólia - incluindo ácido caurenóico, flavonóides, carotenóides e vitamina C - têm poderosos efeitos antioxidantes (3, 4).

Um estudo em tubo de ensaio descobriu que a casca e a polpa são excelentes fontes de antioxidantes - com compostos na casca especialmente eficazes na prevenção de danos oxidativos (9).

Os antioxidantes carotenóides de Cherimoya podem ser particularmente poderosos.

Pesquisas mostram que alimentos ricos em carotenóides podem melhorar a saúde ocular e reduzir o risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer (10, 11).

Resumo A cherimólia é particularmente rica em antioxidantes, como vitamina C e carotenóides. Esses compostos combatem os radicais livres que podem contribuir para muitas doenças.

2. Pode melhorar o seu humor

Cherimoya é uma excelente fonte de vitamina B6 (piridoxina). De fato, 1 xícara (160 gramas) da fruta contém mais de 30% da ingestão diária de referência (IDR) (12).


A vitamina B6 desempenha um papel importante na criação de neurotransmissores, incluindo serotonina e dopamina, que ajudam a regular o seu humor (13, 14).

Níveis inadequados dessa vitamina podem contribuir para transtornos do humor.

De fato, baixos níveis sanguíneos de vitamina B6 estão ligados à depressão, especialmente em adultos mais velhos. Um estudo em 251 idosos descobriu que a deficiência de vitamina B6 dobrou as chances de depressão (13, 15).

Ao aumentar os níveis desta importante vitamina, a cherimólia pode ajudar a reduzir o risco de depressão relacionada à deficiência de vitamina B6.

Resumo A cherimólia contém mais de 30% do IDR da vitamina B6, um nutriente que regula o humor e pode ajudar a prevenir a depressão.

3. Pode beneficiar a saúde ocular

Cherimoya é rica em luteína antioxidante carotenóide, um dos principais antioxidantes em seus olhos que mantêm uma visão saudável, combatendo os radicais livres (3, 16).

Vários estudos associam a alta ingestão de luteína à boa saúde ocular e a um menor risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma condição marcada por lesões oculares e perda de visão (17, 18, 19).


A luteína também pode proteger contra outros problemas oculares - incluindo catarata, que é uma turvação ocular que causa má visão e perda de visão (16, 20).

Uma revisão de 8 estudos constatou que indivíduos com níveis mais altos de luteína no sangue tinham um risco 27% menor de desenvolver catarata, em comparação com aqueles com os níveis mais baixos (20).

Portanto, consumir alimentos ricos em luteína - como a cherimólia - pode melhorar a saúde ocular e combater condições como a AMD e a catarata.

Resumo Cherimoya fornece luteína, que pode promover a saúde ocular e proteger contra condições que podem levar à falta de visão ou visão.

4. Pode prevenir pressão alta

A cherimólia é rica em nutrientes que ajudam a regular a pressão sanguínea, como potássio e magnésio.

Notavelmente, 1 xícara (160 gramas) da fruta possui 10% da RDI para potássio e mais de 6% da RDI para magnésio (12).

Tanto o potássio quanto o magnésio promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, o que, por sua vez, ajuda a diminuir a pressão sanguínea. A pressão alta pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames (21, 22, 23).

Uma revisão observou que consumir o IDR para potássio - 4.700 mg por dia - pode reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica em cerca de 8 e 4 mm Hg, respectivamente (22).

Outra revisão de 10 estudos constatou que aqueles com maior ingestão de magnésio tiveram um risco 8% menor de pressão alta, em comparação com pessoas com menor consumo (24).

Resumo Cherimoya contém magnésio e potássio, dois nutrientes que suportam níveis saudáveis ​​de pressão arterial.

5. Pode promover uma boa digestão

Um copo (160 gramas) de cherimólia oferece quase 5 gramas de fibra alimentar, o que representa mais de 17% do IDR (12).

Como a fibra não pode ser digerida ou absorvida, ela adiciona volume às fezes e ajuda a movê-la pelo intestino (25).

Além disso, as fibras solúveis - como as encontradas na cherimólia - podem alimentar as boas bactérias do intestino, além de serem fermentadas para produzir ácidos graxos de cadeia curta (SCFAs). Esses ácidos incluem butirato, acetato e propionato (26, 27).

Os SCFAs são fontes de energia para o seu corpo e podem proteger contra condições inflamatórias que afetam o trato digestivo, como a doença de Crohn e a colite ulcerosa (28).

Ao apoiar movimentos intestinais saudáveis ​​e nutrir bactérias intestinais, a cherimólia e outros alimentos ricos em fibras podem promover uma ótima saúde digestiva.

Resumo Alimentos ricos em fibras, como a cherimólia, podem promover uma digestão saudável e proteger contra distúrbios digestivos inflamatórios.

6. Pode ter propriedades anticâncer

Alguns dos compostos da cherimólia podem ajudar a combater o câncer.

Os flavonóides de Cherimoya incluem catequina, epicatequina e epigalocatequina. Foi demonstrado que alguns desses flavonóides interromperam o crescimento de células cancerígenas em estudos com tubos de ensaio (4, 29, 30).

Um estudo descobriu que o tratamento de células cancerígenas da bexiga com epicatequina levou a significativamente menos crescimento e replicação celular, em comparação com células que não receberam esse flavonóide (31).

Outro estudo em tubo de ensaio observou que algumas catequinas - incluindo as da cherimólia - pararam até 100% do crescimento de células de câncer de mama (32).

Além disso, estudos populacionais sugerem que indivíduos que consomem dietas ricas em flavonóides têm menor risco de desenvolver certos tipos de câncer - como os do estômago e do cólon - do que pessoas cujas dietas são baixas nesse composto (33, 34).

No entanto, são necessários mais estudos em humanos para entender completamente como os compostos da cherimólia afetam o câncer.

Resumo Cherimoya é rica em antioxidantes flavonóides que demonstraram impedir o crescimento de células cancerígenas em estudos com tubos de ensaio. Dito isto, é necessária pesquisa humana.

7. Pode combater a inflamação

A inflamação crônica está ligada a várias doenças perigosas, incluindo doenças cardíacas e câncer (35, 36).

Notavelmente, a cherimólia fornece vários compostos anti-inflamatórios, incluindo o ácido caurenóico.

Esse ácido tem fortes efeitos anti-inflamatórios e demonstrou diminuir certas proteínas inflamatórias em estudos com animais (37, 38, 39).

Além disso, a cherimólia possui catequina e epicatequina, antioxidantes flavonóides que apresentam efeitos anti-inflamatórios poderosos em estudos com tubos de ensaio e em animais (40, 41, 42, 43).

Um estudo observou que camundongos alimentados com uma dieta enriquecida com epicatequina apresentaram níveis reduzidos no sangue da proteína C-reativa do marcador inflamatório (PCR), em comparação com um grupo controle (44).

Altos níveis de PCR estão associados à aterosclerose, um endurecimento e estreitamento das artérias que aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas (44, 45).

Resumo A cherimólia contém vários compostos anti-inflamatórios, como ácido caurenóico, catequina e epicatequina. Diminuir seus níveis de inflamação crônica pode reduzir o risco de doença.

8. Pode aumentar sua imunidade

Como outras frutas tropicais, a cherimólia é carregada com vitamina C, um nutriente que aumenta a imunidade no combate a infecções e doenças (46, 47, 48).

A deficiência de vitamina C está ligada ao comprometimento da imunidade e ao aumento do risco de infecções (46).

Estudos em humanos revelam ainda que a vitamina C pode ajudar a diminuir a duração do resfriado comum. No entanto, a pesquisa é mista e tem se concentrado principalmente em suplementos, e não em vitamina C da dieta (49).

Consumir cherimólia e outros alimentos ricos em vitamina é uma maneira fácil de garantir uma saúde imunológica adequada.

Resumo Cherimoya é rica em vitamina C, o que pode aumentar a imunidade e ajudar seu corpo a combater infecções.

Efeitos colaterais da cherimólia

Embora a cherimólia ofereça benefícios impressionantes à saúde, ela contém pequenas quantidades de compostos tóxicos.

Cherimólia e outras frutas no Annona as espécies contêm annonacin, uma toxina que pode afetar o cérebro e o sistema nervoso (50, 51, 52).

De fato, estudos observacionais em áreas tropicais vinculam o alto consumo de Annona frutas a um risco aumentado de um tipo específico de doença de Parkinson que não responde a medicamentos comuns (52, 53).

Todas as partes da planta cherimólia podem conter annonacin, mas é mais concentrada nas sementes e na pele (50, 54).

Para desfrutar da cherimólia e limitar sua exposição à annonacina, remova e descarte as sementes e a pele antes de comer.

Se você está especialmente preocupado com a annonacina ou tem a doença de Parkinson ou outra condição do sistema nervoso, pode ser melhor evitar a cherimólia.

Resumo Cherimólia e outras frutas tropicais no Annona A família contém uma toxina que afeta o sistema nervoso e foi associada à doença de Parkinson atípica. Você pode evitar essa fruta se tiver uma condição do sistema nervoso.

Como comer cherimólia

A Cherimoya pode ser encontrada em muitas mercearias e lojas de alimentos naturais, mas pode não estar disponível dependendo da sua localização.

Ele deve ser armazenado em temperatura ambiente até ficar macio e, em seguida, mantido na geladeira por até três dias.

Para preparar a cherimólia, retire e descarte a pele e as sementes e, em seguida, corte a fruta em pedaços.

A Cherimoya tem um sabor delicioso na salada de frutas, misturada com iogurte ou aveia, ou misturada com smoothies ou molhos para salada. Você também pode comer cherimólia gelada como um creme, cortando a fruta ao meio e depois retirando a carne com uma colher.

Resumo Prepare a cherimólia removendo a pele e as sementes e cortando ou retirando a carne. É fácil misturá-lo com café da manhã, lanches e doces.

A linha inferior

Cherimoya - também conhecida como pinha - é uma fruta tropical doce com uma textura cremosa.

É carregado com nutrientes benéficos que podem melhorar seu humor, imunidade e digestão.

No entanto, a cherimólia contém pequenas quantidades de compostos tóxicos - especialmente na pele e nas sementes. Para consumir a cherimólia com segurança, primeiro retire a pele e remova as sementes.

Esta fruta única pode ser um ótimo complemento para uma dieta saudável e equilibrada.

Recomendado Por Nós

Café - bom ou ruim?

Café - bom ou ruim?

O efeito do café na aúde ão controvero. Apear do que você pode ter ouvido, há muita coia boa a erem dita obre o café.É rico em antioxidante e aociado a um rico reduz...
Dieta Adventista do Sétimo Dia: Um Guia Completo

Dieta Adventista do Sétimo Dia: Um Guia Completo

A dieta adventita do étimo dia é uma forma de alimentação criada e eguida pela Igreja Adventita do étimo dia.É caracterizado pela integridade e aúde e promove o vege...