Autor: Helen Garcia
Data De Criação: 19 Abril 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
10 Maneiras De Manifestar Tudo O Que Você Deseja Em Sua Vida Cotidiana
Vídeo: 10 Maneiras De Manifestar Tudo O Que Você Deseja Em Sua Vida Cotidiana

Contente

Duas mulheres que realizam trabalhos semelhantes são dispensadas de seus empregos. Seu setor foi duramente atingido por problemas econômicos e as perspectivas de encontrar novos empregos são poucas. Eles têm formação, história de carreira e experiência de trabalho comparáveis. Você pode pensar que eles teriam quase a mesma chance de cair em pé, mas não têm: um ano depois, um está desempregado, falido e com raiva, enquanto o outro se ramificou em uma direção inteiramente nova. Não tem sido fácil e ela não está ganhando tanto quanto no antigo emprego. Mas ela está animada e otimista e olha para trás em sua dispensa como uma oportunidade inesperada de seguir um novo caminho na vida.

Todos nós vimos isso: quando a adversidade acontece, algumas pessoas prosperam, enquanto outras desmoronam. O que diferencia os sobreviventes é sua resiliência - a capacidade de resistir e até mesmo prosperar em condições estressantes. "Algumas pessoas estão à altura da ocasião", diz Roberta R. Greene, Ph.D., professora de serviço social da Universidade do Texas em Austin e editora de Resiliência: uma abordagem integrada para prática, política e pesquisa (Associação Nacional de Assistentes Sociais, 2002). "Quando surge uma crise, eles começam a se mover na direção de resolvê-la."


Vale a pena cultivar a resiliência. Em vez de serem oprimidos por interrupções difíceis, as pessoas resilientes tiram o melhor deles. Em vez de serem esmagados, eles prosperam. "A resiliência ajuda a transformar circunstâncias estressantes de desastres em potencial em oportunidades", diz Salvatore R. Maddi, Ph.D., fundador do Hardiness Institute Inc. em Newport Beach, Califórnia. Pessoas resilientes melhoram suas vidas porque assumem o controle e trabalham para influenciar positivamente o que acontece com eles. Eles escolhem a ação em vez da passividade e o fortalecimento em vez da impotência.

Você é resiliente? Em um blecaute, você estaria lá fora, reclamando de bom humor com seus vizinhos, ou estaria sentado em casa reclamando como coisas ruins sempre parecem acontecer com você? Se você é quem reclama, deve saber que a resiliência pode ser aprendida. Claro, algumas pessoas nascem com a capacidade de se recuperar, mas os especialistas prometem que aqueles de nós que não o fizeram podem desenvolver as habilidades que conduzem as pessoas resilientes nos momentos mais difíceis.


Pergunte a você mesmo as seguintes questões; quanto mais respostas "sim" você tem, mais resistente você é. As respostas "não" indicam áreas nas quais você pode querer trabalhar. Em seguida, siga nossos planos de ação para aumentar sua resiliência.

1. Você cresceu em uma família que o apoiava?

“Pessoas resilientes têm pais, modelos e mentores que as encorajam a acreditar que podem se sair bem”, diz Maddi. Ele e seus colegas descobriram que muitas pessoas com alta resistência (ou resistência, como Maddi a chama) cresceram com pais e outros adultos que lhes ensinaram habilidades de enfrentamento e enfatizaram que possuíam o poder de transcender as dificuldades da vida. Adultos menos resistentes cresceram com estresses semelhantes, mas com muito menos apoio.

Plano de ação Você não pode mudar sua infância, mas pode se cercar do tipo certo de "família" agora. Procure amigos, parentes, vizinhos e colegas de trabalho que lhe dêem apoio e evite pessoas que o tratam mal. Entre em contato com sua equipe de suporte, oferecendo assistência e incentivo regularmente. Então, quando a dificuldade surgir em sua vida, eles provavelmente retribuirão o favor.


2. Você abraça a mudança?

Quer seja perder um emprego, passar por uma separação ou mudar para uma nova cidade, as situações mais difíceis na vida envolvem mudanças significativas. Enquanto as pessoas menos resilientes tendem a ficar chateadas e ameaçadas pela mudança, aqueles que são altamente resilientes são mais propensos a abraçá-la e se sentir excitados e curiosos sobre novas situações. Eles sabem - e aceitam - que a mudança é uma parte normal da vida e procuram maneiras criativas de se adaptar a ela.

"Todo mundo que vejo que é resiliente nunca deixa de ser uma criança divertidamente curiosa", disse Al Siebert, Ph.D., diretor do Centro de Resiliência em Portland, Oregon, e autor de A personalidade do sobrevivente: por que algumas pessoas são mais fortes, mais inteligentes e mais hábeis em lidar com as dificuldades da vida ... e como você também pode ser (Berkley Publishing Group, 1996). "Quando algo novo surge, seu cérebro se abre para fora."

Plano de ação Tente ser mais curioso e aberto às pequenas mudanças, de modo que, quando ocorrerem grandes mudanças, ou você decidir realizá-las, você terá algumas experiências positivas. “Pessoas altamente resilientes fazem muitas perguntas, querem saber como as coisas funcionam”, diz Siebert. "Eles se perguntam sobre as coisas, experimentam, cometem erros, se machucam, riem."

Depois de um rompimento, por exemplo, eles tiram férias há muito planejadas, em vez de ficar em casa e desejar que o relacionamento não tivesse terminado. Se você é brincalhão e curioso, é mais provável que reaja a uma situação indesejada se perguntando: "O que preciso fazer para consertar isso? Como posso usar o que aconteceu a meu favor?"

3. Você aprende com experiências anteriores?

Quando ele trabalha em uma linha direta de suicídio, Robert Blundo, Ph.D., assistente social licenciado e professor associado da Universidade da Carolina do Norte em Wilmington, pede a quem ligou com problemas para refletir sobre como eles sobreviveram a crises anteriores. Ao pensar e aprender com seus sucessos anteriores, diz ele, você pode identificar as habilidades e estratégias que o ajudarão a enfrentar novas crises. O mesmo acontece com o fracasso: ao considerar seus erros passados, você pode aprender a evitar cometer os mesmos novamente. “Pessoas com muita resistência aprendem muito bem com o fracasso”, diz Maddi.

Plano de ação Quando surgirem situações difíceis, pergunte-se quais habilidades e mecanismos de enfrentamento você usou para sobreviver a tempos difíceis no passado. O que te apoiou? Foi pedir ajuda a um conselheiro espiritual? O que tornou possível para você lidar com isso? Fazendo longos passeios de bicicleta? Escrevendo em seu diário? Obtendo ajuda de um terapeuta? E depois de enfrentar uma tempestade, analise o que a trouxe. Digamos que você foi demitido do emprego. “Pergunte a si mesmo: 'Qual é a lição aqui? Quais pistas eu ignorei?'” Siebert aconselha. Em seguida, descubra como você poderia ter lidado melhor com a situação. Talvez você pudesse ter pedido um treinamento melhor a seu chefe ou prestado mais atenção a uma avaliação de desempenho insatisfatória. Retrospectiva é 20/20: Use!

4. Você assume a responsabilidade por seus problemas?

Pessoas sem resiliência tendem a atribuir seus problemas a outras pessoas ou a eventos externos. Eles culpam o cônjuge por um casamento ruim, o chefe por um emprego ruim, seus genes por um problema de saúde. Certamente, se alguém lhe fizer algo terrível, a culpa será dele.Mas as pessoas resilientes tentam se separar da pessoa ou acontecimento que as magoou e se esforçam para seguir em frente. "Não é a situação, mas como você responde a ela que importa", diz Siebert. Se você vincular seu bem-estar a outra pessoa, a única maneira de se sentir melhor é se a pessoa que o magoou se desculpar e, em muitos casos, isso não é provável. “A vítima culpa a situação”, diz Siebert. "Uma pessoa resiliente assume a responsabilidade e diz: 'Como eu reajo a isso é o que conta.'"

Plano de ação Em vez de pensar em como você pode se vingar de alguém por tê-lo magoado, pergunte-se: "Como posso tornar as coisas melhores para mim?" Se a promoção que você queria desesperadamente for para outra pessoa, não fique em casa culpando seu chefe, assistindo TV e fantasiando sobre desistir. Em vez disso, concentre-se em encontrar um novo emprego ou na transferência para outro cargo em sua empresa. Trabalhe para liberar sua raiva; isso o deixará livre para seguir em frente.

5. Você está ativamente comprometido em ser mais resiliente?

Pessoas resilientes são constantes em sua dedicação para se recuperar. “Tem que haver algum senso de que, se você não tiver resiliência, você a procurará e, se a tiver, você se desenvolverá mais”, diz Greene. Em outras palavras, algumas pessoas são mais resilientes simplesmente porque decidem sê-lo e porque reconhecem que, independentemente da situação, só elas podem decidir se enfrentam um desafio frontal ou desistem dele.

Plano de ação Converse com amigos que são bons em se recuperar rapidamente de adversidades para descobrir o que funciona para eles, leia livros sobre como sobreviver a dificuldades e pense no futuro sobre como você pode reagir com resiliência em certas situações. Quando eventos difíceis surgirem, desacelere e pergunte-se como uma pessoa resiliente reagiria. Se precisar de ajuda para fortalecer sua resiliência, considere consultar um terapeuta ou assistente social.

Acima de tudo, tenha certeza de que você pode mudar. “Às vezes parece que é o fim do mundo”, diz Blundo. "Mas se você puder sair da situação e ver que não é, você pode sobreviver. Lembre-se de que você sempre tem escolhas."

Revisão para

Propaganda

Certifique-Se De Ler

Exame de sangue CBC

Exame de sangue CBC

Um te te de hemograma completo (CBC) mede o eguinte:O número de glóbulo vermelho (contagem de hemácia )O número de leucócito (contagem de leucócito )A quantidade total de...
Cardiomiopatia periparto

Cardiomiopatia periparto

A cardiomiopatia periparto é uma doença rara em que o coração de uma mulher grávida fica enfraquecido e dilatado. Ela e de envolve durante o último mê de gravidez ou...