Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 20 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Abril 2025
Anonim
O que é e para que serve o Aripiprazol? [Aristab] | Dr. Tontura e Dra. Maria Fernanda
Vídeo: O que é e para que serve o Aripiprazol? [Aristab] | Dr. Tontura e Dra. Maria Fernanda

Contente

Aviso importante para adultos mais velhos com demência:

Estudos mostraram que adultos mais velhos com demência (um distúrbio cerebral que afeta a capacidade de lembrar, pensar com clareza, comunicar-se e realizar atividades diárias e que pode causar alterações no humor e na personalidade) que tomam antipsicóticos (medicamentos para doenças mentais) como o aripiprazol têm maior chance de morte durante o tratamento. Os adultos mais velhos com demência também podem ter uma chance maior de ter um acidente vascular cerebral, ministêrencia ou outros efeitos colaterais graves durante o tratamento.

O aripiprazol não foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento de problemas de comportamento em idosos com demência. Fale com o médico que receitou este medicamento se você, um membro da família ou alguém de quem você cuida tem demência e está tomando aripiprazol. Para obter mais informações, visite o site da FDA: http://www.fda.gov/Drugs.

Aviso importante para pessoas que têm depressão:

Um pequeno número de crianças, adolescentes e adultos jovens (até 24 anos de idade) que tomaram medicamentos para depressão durante os estudos clínicos tornaram-se suicidas (pensando em se machucar ou se matar ou planejando ou tentando fazer isso). Crianças, adolescentes e jovens adultos que tomam antidepressivos para tratar a depressão ou outras doenças mentais podem ter maior probabilidade de se tornarem suicidas do que crianças, adolescentes e jovens adultos que não tomam antidepressivos para tratar essas doenças. No entanto, os especialistas não têm certeza sobre o quão grande é esse risco e quanto ele deve ser considerado ao decidir se uma criança ou adolescente deve tomar um antidepressivo. Crianças menores de 18 anos normalmente não devem tomar aripiprazol para tratar a depressão, mas em alguns casos, um médico pode decidir que o aripiprazol é o melhor medicamento para tratar a doença de uma criança.


Você deve saber que sua saúde mental pode mudar de maneiras inesperadas quando você toma aripiprazol ou outros antidepressivos, mesmo se for um adulto com mais de 24 anos. Você pode se tornar suicida, especialmente no início do seu tratamento e a qualquer momento em que sua dose for aumentada ou diminuiu. Você, sua família ou seu cuidador devem ligar para o médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas: depressão nova ou agravamento; pensar em se machucar ou se matar, ou planejar ou tentar fazer isso; extrema preocupação; agitação; ataques de pânico; dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido; comportamento agressivo; irritabilidade; agindo sem pensar; inquietação severa; e mania (humor frenético e anormalmente excitado). Certifique-se de que sua família ou cuidador saibam quais sintomas podem ser graves, para que possam chamar o médico se você não puder procurar tratamento por conta própria.

O seu médico irá querer vê-lo frequentemente enquanto você estiver tomando aripiprazol, especialmente no início do seu tratamento. Certifique-se de manter todas as marcações para consultas com o seu médico.


O médico ou farmacêutico fornecerá a ficha de informações do fabricante ao paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com aripiprazol. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode obter o Guia de Medicação no site da FDA: http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm.

Não importa a sua idade, antes de tomar um antidepressivo, você, seus pais ou cuidador devem conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios de tratar sua condição com um antidepressivo ou com outros tratamentos. Você também deve falar sobre os riscos e benefícios de não tratar sua condição. Você deve saber que ter depressão ou outra doença mental aumenta muito o risco de se tornar suicida. Esse risco é maior se você ou alguém da sua família tem ou já teve transtorno bipolar (humor que muda de deprimido para anormalmente excitado) ou mania, ou se pensou ou tentou suicídio. Converse com seu médico sobre sua condição, sintomas e histórico médico pessoal e familiar. Você e seu médico decidirão o tipo de tratamento certo para você.


O aripiprazol é usado para tratar os sintomas da esquizofrenia (uma doença mental que causa pensamentos perturbados ou incomuns, perda de interesse pela vida e emoções fortes ou inadequadas) em adultos e adolescentes de 13 anos de idade ou mais. Também é usado sozinho ou com outros medicamentos para tratar episódios de mania ou episódios mistos (sintomas de mania e depressão que acontecem juntos) em adultos, adolescentes e crianças de 10 anos de idade ou mais com transtorno bipolar (transtorno maníaco-depressivo; a doença que causa episódios de depressão, episódios de mania e outros estados de humor anormais). O aripiprazol também é usado com um antidepressivo para tratar a depressão quando os sintomas não podem ser controlados apenas com o antidepressivo. O aripiprazol também é usado no tratamento de crianças de 6 a 17 anos de idade com transtorno autista (um problema de desenvolvimento que causa dificuldade de comunicação e interação com outras pessoas). O aripiprazol pode ajudar a controlar o comportamento irritável, como agressão, acessos de raiva e mudanças frequentes de humor nessas crianças. O aripiprazol também é usado no tratamento de crianças de 6 a 18 anos de idade com transtorno de Tourette (uma condição caracterizada pela necessidade de realizar movimentos repetidos ou repetir sons ou palavras). O aripiprazol está em uma classe de medicamentos chamados antipsicóticos atípicos. Ele age alterando a atividade de certas substâncias naturais no cérebro.

O aripiprazol apresenta-se na forma de comprimido, uma solução (líquido), um comprimido de desintegração oral (comprimido que se dissolve rapidamente na boca) para ser tomado por via oral. Geralmente é administrado uma vez ao dia com ou sem alimentos. O apriprazol também é fornecido na forma de comprimido que contém um dispositivo sensor que deve ser tomado por via oral para ser usado em adultos para fornecer informações sobre como o medicamento é tomado. Tome aripiprazol todos os dias aproximadamente à mesma hora. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome aripiprazol exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Não tente empurrar o comprimido de desintegração oral através da folha. Em vez disso, use as mãos secas para retirar a embalagem de alumínio. Retire imediatamente o comprimido e coloque-o inteiro na sua língua. Não tente dividir o comprimido. O comprimido dissolve-se rapidamente e pode ser engolido sem líquidos. Se necessário, o líquido pode ser usado para tomar o comprimido de desintegração oral.

Engula os comprimidos e o tablet com um sensor inteiro; não divida, esmague ou mastigue.

Os tablets que contêm um pequeno sensor vêm com um patch (um sensor vestível) que detecta um sinal do tablet e um aplicativo de smartphone (app) para exibir informações sobre como você está tomando o medicamento. O aplicativo deve ser baixado em seu smartphone antes de iniciar a medicação. Aplique o adesivo no lado esquerdo do corpo acima da borda inferior da caixa torácica somente quando solicitado pelas instruções do aplicativo do smartphone. Não coloque o adesivo em áreas onde a pele esteja arranhada, rachada, inflamada ou irritada ou em um local que se sobreponha à área do adesivo removido mais recentemente. Troque o adesivo semanalmente ou antes, se necessário. O aplicativo lembra você de alterar o patch e explica como aplicar e remover o patch corretamente. Mantenha o adesivo quando for tomar banho, nadar ou se exercitar. Se estiver passando por uma ressonância magnética (MRI; um exame médico que usa ímãs poderosos para tirar fotos do interior do corpo), remova o adesivo e substitua-o por um novo o mais rápido possível. Se o adesivo causar irritação na pele, remova-o e informe o seu médico. Depois de tomar o medicamento, os comprimidos podem ser detectados no corpo pelo aplicativo em 30 minutos a 2 horas. Se o comprimido não for detectado após a ingestão, não tome outra dose. Fale com o seu médico se tiver alguma dúvida sobre como tomar os comprimidos e usar o adesivo ou aplicativo para smartphone.

O seu médico pode começar com uma dose baixa de aripiprazol e aumentar ou diminuir gradualmente a sua dose, dependendo de quão bem a medicação funciona para você e dos efeitos colaterais que sentir.

O aripiprazol pode ajudar a controlar os seus sintomas, mas não curará a sua doença. Pode demorar 2 semanas ou mais até sentir todos os benefícios do aripiprazol. Continue a tomar aripiprazol mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar aripiprazol sem falar com seu médico.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar aripiprazol,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao aripiprazol, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes das preparações de aripiprazol. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico ou verifique o Guia de Medicamentos para obter uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antidepressivos (elevadores do humor); antifúngicos como itraconazol (Onmel, Sporanox) e cetoconazol; anti-histamínicos; bupropiona (Wellbutrin); claritromicina (Biaxin); fluoxetina (Prozac, Sarafem); Inibidores da protease do HIV, tais como atazanavir (Reyataz), efavirenz (Sustiva), indinavir (Crixivan), nelfinavir (Viracept), nevirapina (Viramune), ritonavir (Norvir) e saquinavir (Invirase); ipratrópio (Atrovent); medicamentos para ansiedade, pressão alta, síndrome do intestino irritável, doença mental, enjôo, doença de Parkinson, úlceras ou problemas urinários; Lorazapam (Ativan); nefazodona; paroxetina (Paxil, Pexeva); pioglitazona (Actos, em Oseni); quinidina (em Nuedexta); rifabutina (micobutina); rifampicina (Rifadin, Rimactane); sedativos; certos medicamentos para convulsões, como carbamazepina (Carbatrol, Epitol, Tegretol, outros), fenobarbital e fenitoína (Dilantin, Phenytek); pílulas para dormir; telitromicina (Ketek; não está mais disponível nos EUA); e tranquilizantes. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o aripiprazol, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
  • diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente erva de São João.
  • Informe o seu médico se tiver diarreia ou vómitos graves ou se pensar que pode estar desidratado. . Informe também o seu médico se você tem ou já teve doença cardíaca, insuficiência cardíaca, ataque cardíaco, batimento cardíaco irregular, pressão alta ou baixa, um derrame, um ministroke, convulsões, um número baixo de glóbulos brancos, dislipidemia (alto níveis de colesterol), dificuldade em manter o equilíbrio ou qualquer condição que torne difícil para você engolir. Informe o seu médico se você ou alguém de sua família usa ou já usou drogas ilícitas ou usou álcool ou medicamentos prescritos em excesso ou tem ou já teve diabetes, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do controle dos impulsos, transtorno bipolar ou uma personalidade impulsiva. Informe também o seu médico se alguma vez teve que parar de tomar um medicamento para doenças mentais devido a efeitos colaterais graves.
  • informe o seu médico se estiver grávida, especialmente se estiver nos últimos meses de gravidez, ou se planeja engravidar ou estiver amamentando. Se você engravidar enquanto estiver tomando aripiprazol, ligue para o seu médico. O aripiprazol pode causar problemas em recém-nascidos após o parto, se for tomado durante os últimos meses de gravidez.
  • se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar aripiprazol.
  • você deve saber que o aripiprazol pode deixá-lo sonolento. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
  • você deve saber que o álcool pode aumentar a sonolência causada por este medicamento. Não beba álcool enquanto estiver a tomar aripiprazol.
  • deve saber que pode ter hiperglicemia (aumento do açúcar no sangue) enquanto está a tomar este medicamento, mesmo que ainda não tenha diabetes. Se você tem esquizofrenia, tem maior probabilidade de desenvolver diabetes do que pessoas que não têm esquizofrenia, e tomar aripiprazol ou medicamentos semelhantes pode aumentar esse risco. Informe imediatamente o seu médico se tiver algum dos seguintes sintomas enquanto estiver a tomar aripiprazol: sede extrema, micção frequente, fome extrema, visão turva ou fraqueza. É muito importante consultar o seu médico assim que tiver algum destes sintomas, porque os níveis elevados de açúcar no sangue que não são tratados podem causar uma doença grave chamada cetoacidose. A cetoacidose pode ser fatal se não for tratada precocemente. Os sintomas de cetoacidose incluem boca seca, náuseas e vômitos, falta de ar, hálito com cheiro de fruta e diminuição da consciência.
  • você deve saber que o aripiprazol pode causar tonturas, desmaios e desmaios ao se levantar muito rapidamente de uma posição deitada. Isso é mais comum quando você começa a tomar aripiprazol. Para evitar esse problema, saia da cama lentamente, apoiando os pés no chão por alguns minutos antes de se levantar.
  • você deve saber que o aripiprazol pode dificultar o resfriamento do corpo quando fica muito quente. Informe o seu médico se você planeja fazer exercícios vigorosos ou se expor a calor extremo.
  • se você tem fenilcetonúria (PKU, uma condição hereditária em que uma dieta especial deve ser seguida para prevenir o retardo mental), você deve saber que os comprimidos de desintegração oral contêm fenilalanina. Se você tem diabetes, deve saber que a solução de aripiprazol contém açúcar.
  • você deve saber que algumas pessoas que tomaram medicamentos como o aripiprazol desenvolveram problemas de jogo ou outros impulsos ou comportamentos intensos que eram compulsivos ou incomuns para elas, como aumento dos impulsos ou comportamentos sexuais, compras excessivas e compulsão alimentar. Chame seu médico se você tiver uma necessidade intensa de fazer compras, comer, fazer sexo ou jogar, ou se não conseguir controlar seu comportamento. Informe os seus familiares sobre este risco, para que possam chamar o médico, mesmo que não se aperceba que o seu jogo ou quaisquer outros impulsos intensos ou comportamentos anormais, como se tornaram um problema.
  • você deve saber que, quando o aripiprazol é usado para tratar crianças, deve ser usado como parte de um programa de tratamento que pode incluir aconselhamento e educação especial. Certifique-se de que seu filho siga todas as instruções do médico ou do terapeuta.

Fale com o seu médico sobre a ingestão de sumo de toranja enquanto toma este medicamento.

Certifique-se de beber bastante água todos os dias enquanto estiver tomando este medicamento.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

O aripiprazol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • dor de cabeça
  • nervosismo
  • inquietação
  • tontura, sensação de instabilidade ou dificuldade para manter o equilíbrio
  • azia
  • Prisão de ventre
  • diarréia
  • dor de estômago
  • ganho de peso
  • mudanças no apetite
  • aumento da salivação
  • dor, especialmente nos braços, pernas ou articulações
  • cansaço

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE ou na seção PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:

  • irritação na pele
  • urticária
  • coceira
  • inchaço dos olhos, rosto, boca, lábios, língua, garganta, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • apreensões
  • mudanças na visão
  • tremor incontrolável do rosto, língua ou outras partes do corpo
  • febre; músculos fortes; suando; confusão; suando; ou batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
  • problemas de coordenação ou aumento de quedas
  • aperto dos músculos do pescoço
  • aperto na garganta

O aripiprazol pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Armazene os comprimidos, a solução e os comprimidos de desintegração oral em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (não no banheiro). Guarde os comprimidos de desintegração oral na embalagem fechada e use-os imediatamente após a abertura da embalagem. Armazene os tablets com um sensor em temperatura ambiente; não armazene em locais com alta umidade. Elimine qualquer solução de aripiprazol não utilizada 6 meses após a abertura do frasco ou quando o prazo de validade marcado no frasco tiver passado, o que ocorrer primeiro.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade.Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • sonolência
  • fraqueza
  • pupilas dilatadas (círculos pretos no meio dos olhos)
  • náusea
  • vomitando
  • mudanças no batimento cardíaco
  • movimentos que você não pode controlar
  • confusão
  • apreensões
  • perda de consciência

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. O seu médico pode pedir exames laboratoriais antes e durante o seu tratamento com aripiprazol.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Abilify®
  • Abilify Mycite®
Última revisão - 15/02/2019

Ganhando Popularidade

Aprendendo sobre ventiladores

Aprendendo sobre ventiladores

Um ventilador é uma máquina que re pira por você ou o ajuda a re pirar. É também chamada de máquina de re piração ou re pirador. O ventilador: E tá conecta...
Meibomianite

Meibomianite

Meibomianite é a inflamação da glândula meibomiana , um grupo de glândula liberadora de óleo ( ebácea ) na pálpebra . E a glândula têm pequena abertur...