Overdose de metanfetamina
A metanfetamina é uma droga estimulante. Uma forma forte da droga é vendida ilegalmente nas ruas. Uma forma muito mais fraca da droga é usada para tratar a narcolepsia e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Esta forma mais fraca é vendida como receita. Os medicamentos legalmente usados para tratar os sintomas do resfriado, como descongestionantes, podem ser transformados em metanfetaminas.Outros compostos relacionados incluem MDMA, ('ecstasy', 'Molly,' 'E'), MDEA, ('Eve') e MDA, ('Sally,' 'sass').
Este artigo enfoca a droga ilegal de rua. A droga de rua é geralmente um pó branco semelhante a um cristal, chamado "metanfetamina cristal". Esse pó pode ser aspirado pelo nariz, fumado, engolido ou dissolvido e injetado na veia.
Uma overdose de metanfetamina pode ser aguda (súbita) ou crônica (longo prazo).
- Uma overdose aguda de metanfetamina ocorre quando alguém toma esta droga por acidente ou propositalmente e tem efeitos colaterais. Esses efeitos colaterais podem ser fatais.
- Uma overdose crônica de metanfetamina se refere aos efeitos na saúde de alguém que usa a droga regularmente.
Lesões durante a produção ilegal de metanfetamina ou batidas policiais incluem exposição a produtos químicos perigosos, bem como queimaduras e explosões. Tudo isso pode causar lesões e condições graves com risco de vida.
Isto é apenas para informação e não para uso no tratamento ou gestão de uma sobredosagem real. Se você tiver uma overdose, você deve ligar para o número de emergência local (como 911) ou o National Poison Control Center em 1-800-222-1222.
Metanfetamina
A metanfetamina é uma droga comum e ilegal vendida nas ruas. Pode ser chamado de metanfetamina, manivela, velocidade, metanfetamina e gelo.
Uma forma muito mais fraca de metanfetamina é vendida como receita com a marca Desoxyn. Às vezes, é usado para tratar a narcolepsia. Adderall, um medicamento de marca que contém anfetaminas, é usado para tratar o TDAH.
Na maioria das vezes, a metanfetamina causa uma sensação geral de bem-estar (euforia), que costuma ser chamada de "ímpeto". Outros sintomas são aumento da freqüência cardíaca, aumento da pressão arterial e pupilas dilatadas.
Se você tomar uma grande quantidade do medicamento, terá um risco maior de efeitos colaterais mais perigosos, incluindo:
- Agitação
- Dor no peito
- Coma ou indiferença (em casos extremos)
- Ataque cardíaco
- Batimento cardíaco irregular ou parado
- Dificuldade ao respirar
- Temperatura corporal muito alta
- Danos renais e possivelmente insuficiência renal
- Paranóia
- Convulsões
- Forte dor de estômago
- Golpe
O uso de metanfetamina a longo prazo pode levar a problemas psicológicos significativos, incluindo:
- Comportamento delirante
- Paranóia extrema
- Mudanças de humor importantes
- Insônia (grave incapacidade de dormir)
Outros sintomas podem incluir:
- Dentes perdidos e podres (chamados de "boca de metanfetamina")
- Infecções repetidas
- Grave perda de peso
- Feridas na pele (abcessos ou furúnculos)
O período de tempo que as metanfetaminas permanecem ativas pode ser muito mais longo do que para a cocaína e outros estimulantes. Alguns delírios paranóicos podem durar 15 horas.
Se você acredita que alguém tomou metanfetamina e essa pessoa está apresentando sintomas ruins, procure ajuda médica imediatamente. Tenha muito cuidado com eles, especialmente se eles parecem estar extremamente excitados ou paranóicos.
Se eles estiverem tendo uma convulsão, segure suavemente a nuca para evitar ferimentos. Se possível, vire a cabeça para o lado caso vomite. NÃO tente fazer com que seus braços e pernas parem de tremer, nem coloque nada em sua boca.
Antes de ligar para obter ajuda de emergência, tenha estas informações em mãos, se possível:
- Idade e peso aproximados da pessoa
- Quanto da droga foi tomada?
- Como a droga foi tomada? (Por exemplo, foi fumado ou cheirado?)
- Há quanto tempo a pessoa toma a droga?
Se o paciente estiver tendo uma convulsão ativamente, tornando-se violento ou com dificuldade para respirar, não demore. Ligue para o seu número de emergência local (como 911).
O seu centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de ajuda ao veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Este número de linha direta nacional permite que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados como apropriado. A pessoa pode receber:
- Carvão ativado e laxante, se o medicamento tiver sido tomado recentemente por via oral.
- Exames de sangue e urina.
- Suporte respiratório, incluindo oxigênio. Se necessário, a pessoa pode ser colocada em uma máquina de respiração com um tubo que vai da boca até a garganta.
- Radiografia de tórax em caso de vômito ou respiração anormal.
- Tomografia computadorizada (tomografia computadorizada) (um tipo de imagem avançada) da cabeça, se houver suspeita de traumatismo craniano.
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração).
- Fluidos intravenosos (através de uma veia) medicamentos para tratar sintomas como dor, ansiedade, agitação, náuseas, convulsões e hipertensão.
- Triagem de veneno e drogas (toxicologia).
- Outros medicamentos ou tratamentos para complicações cardíacas, cerebrais, musculares e renais.
O desempenho de uma pessoa depende da quantidade de medicamento que tomou e da rapidez com que foi tratada. Quanto mais rápido uma pessoa conseguir ajuda médica, melhores serão as chances de recuperação.
A psicose e a paranóia podem durar até 1 ano, mesmo com tratamento médico agressivo. A perda de memória e a dificuldade em dormir podem ser permanentes. As alterações na pele e a perda de dentes são permanentes, a menos que a pessoa faça uma cirurgia plástica para corrigir os problemas. Outras deficiências podem ocorrer se a pessoa teve um ataque cardíaco ou um derrame. Isso pode acontecer se o medicamento causar pressão arterial e temperatura corporal muito altas. Infecções e outras complicações em órgãos como o coração, cérebro, rins, fígado e coluna podem ocorrer como resultado da injeção. Podem ocorrer danos permanentes aos órgãos, mesmo que a pessoa receba tratamento. Os antibióticos usados para tratar essas infecções também podem resultar em complicações.
A perspectiva de longo prazo depende de quais órgãos são afetados. Podem ocorrer danos permanentes, que podem causar:
- Convulsões, derrame e paralisia
- Ansiedade crônica e psicose (transtornos mentais graves)
- Diminuição do funcionamento mental
- Problemas cardíacos
- Insuficiência renal que requer diálise (máquina de rim)
- Destruição dos músculos, o que pode levar à amputação
Uma grande overdose de metanfetamina pode causar a morte.
Intoxicação - anfetaminas; Intoxicação - parte superior; Intoxicação por anfetaminas; Overdose de parte superior; Overdose - metanfetamina; Overdose de manivela; Overdose de metanfetamina; Overdose de metanfetamina cristal; Overdose de velocidade; Overdose de gelo; Overdose de MDMA
Aronson JK. Anfetaminas. In: Aronson JK, ed. Efeitos colaterais das drogas de Meyler. 16ª ed. Waltham, MA: Elsevier B.V .; 2016: 308-323.
Brust JCM. Efeitos do abuso de drogas no sistema nervoso. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 87.
Emergências de Little M. Toxicology. In: Cameron P, Jelinek G, Kelly A-M, Brown A, Little M, eds. Livro de Medicina de Emergência para Adultos. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2015: cap 29.