Autor: William Ramirez
Data De Criação: 21 Setembro 2021
Data De Atualização: 19 Setembro 2024
Anonim
Vacina meningocócica ACWY - O que você precisa saber - Medicamento
Vacina meningocócica ACWY - O que você precisa saber - Medicamento

Todo o conteúdo abaixo foi retirado na íntegra da Declaração de Informações sobre Vacinas Meningocócicas ACWY (VIS): www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/mening.html

Informações de revisão do CDC para Meningocócica ACWY VIS:

  • Página revisada pela última vez: 15 de agosto de 2019
  • Última atualização da página: 15 de agosto de 2019
  • Data de emissão do VIS: 15 de agosto de 2019

1. Por que ser vacinado?

Meningocócica ACWYvacina pode ajudar a proteger contra doença meningocócica causada pelos serogrupos A, C, W e Y. Uma vacina meningocócica diferente está disponível e pode ajudar a proteger contra o sorogrupo B.

Doença meningocócica pode causar meningite (infecção do revestimento do cérebro e da medula espinhal) e infecções do sangue. Mesmo quando tratada, a doença meningocócica mata 10 a 15 pessoas infectadas em 100. E daqueles que sobrevivem, cerca de 10 a 20 em cada 100 sofrerão deficiências como perda de audição, lesão cerebral, lesão renal, perda de membros, problemas do sistema nervoso ou cicatrizes graves de enxertos de pele.


Qualquer pessoa pode contrair a doença meningocócica, mas certas pessoas correm maior risco, incluindo:

  • Bebês com menos de um ano de idade
  • Adolescentes e jovens adultos de 16 a 23 anos
  • Pessoas com certas condições médicas que afetam o sistema imunológico
  • Microbiologistas que trabalham rotineiramente com isolados de N. meningitidis, a bactéria que causa a doença meningocócica
  • Pessoas em risco devido a um surto em sua comunidade

2. Vacina meningocócica ACWY

Adolescentes precisa de 2 doses de uma vacina meningocócica ACWY:

  • Primeira dose: 11 ou 12 anos de idade
  • Segunda dose (reforço): 16 anos de idade

Além da vacinação de rotina para adolescentes, a vacina meningocócica ACWY também é recomendada para certos grupos de pessoas:

  • Pessoas em risco devido a um surto de doença meningocócica do sorogrupo A, C, W ou Y
  • Pessoas com HIV
  • Qualquer pessoa cujo baço esteja danificado ou tenha sido removido, incluindo pessoas com doença das células falciformes
  • Qualquer pessoa com uma condição rara do sistema imunológico chamada "deficiência persistente do componente do complemento"
  • Qualquer pessoa que tome um tipo de medicamento denominado inibidor do complemento, como eculizumabe (também denominado Soliris®) ou ravulizumabe (também denominado Ultomiris®)
  • Microbiologistas que trabalham rotineiramente com isolados de N. meningitidis
  • Qualquer pessoa que viaje ou viva em uma parte do mundo onde a doença meningocócica é comum, como partes da África
  • Calouros da faculdade morando em residências universitárias
  • Recrutas militares dos EUA

3. Converse com seu médico


Informe o seu fornecedor da vacina se a pessoa que está tomando a vacina:

  • Teve um reação alérgica após uma dose anterior da vacina meningocócica ACWY, ou tem algum alergias graves com risco de vida.

Em alguns casos, seu médico pode decidir adiar a vacinação meningocócica ACWY para uma consulta futura.

Não se sabe muito sobre os riscos desta vacina para uma mulher grávida ou amamentando. No entanto, gravidez ou amamentação não são razões para evitar a vacinação meningocócica ACWY. Uma mulher grávida ou amamentando deve ser vacinada, se indicado de outra forma.

Pessoas com doenças leves, como resfriado, podem ser vacinadas. As pessoas que estão moderada ou gravemente doentes geralmente devem esperar até se recuperarem antes de receber a vacina meningocócica ACWY.

Seu médico pode lhe dar mais informações.

4. Riscos de uma reação à vacina

  • Vermelhidão ou dor no local da injeção podem ocorrer após a vacina meningocócica ACWY.
  • Uma pequena porcentagem de pessoas que recebem a vacina meningocócica ACWY apresentam dores musculares ou articulares.

As pessoas às vezes desmaiam após procedimentos médicos, incluindo vacinação. Informe o seu médico se sentir tonturas ou tiver alterações na visão ou zumbidos nos ouvidos.


Como acontece com qualquer medicamento, há uma chance muito remota de uma vacina causar uma reação alérgica grave, outras lesões graves ou morte.

5. E se houver um problema sério?

Uma reação alérgica pode ocorrer após a pessoa vacinada deixar a clínica. Se você observar sinais de uma reação alérgica grave (urticária, inchaço no rosto e na garganta, dificuldade para respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura ou fraqueza), ligue 9-1-1 e leve a pessoa ao hospital mais próximo.

Para outros sinais que dizem respeito a você, ligue para seu médico.

As reações adversas devem ser notificadas ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS). O seu provedor de cuidados de saúde geralmente irá apresentar este relatório, ou você mesmo pode fazê-lo. Visite o site do VAERS em www.vaers.hhs.gov ou ligue 1-800-822-7967. O VAERS serve apenas para relatar reações e os funcionários do VAERS não fornecem aconselhamento médico.

6. O Programa Nacional de Compensação de Lesões por Vacinas

O Programa Nacional de Compensação por Lesões por Vacinas (VICP) é um programa federal criado para indenizar pessoas que podem ter sido feridas por certas vacinas. Visite o site do VICP em www.hrsa.gov/vaccinecompensation ou ligue 1-800-338-2382 para saber mais sobre o programa e como fazer uma reclamação. Existe um limite de tempo para apresentar um pedido de indemnização.

7. Como posso aprender mais?

  • Pergunte ao seu médico.
  • Ligue para o departamento de saúde local ou estadual.

Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC):

  • Ligue para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou
  • Visite o site do CDC em www.cdc.gov/vaccines
  • Vacinas

Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Vacina meningocócica ACWY - o que você precisa saber. Declaração de Informações sobre Vacinas (VIS). www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/mening.html. Atualizado em 15 de agosto de 2019. Acessado em 23 de agosto de 2019.

Interessante Hoje

6 memes que descrevem perfeitamente a constipação crônica

6 memes que descrevem perfeitamente a constipação crônica

e você vive com contipação crônica, é compreenível e você evitar dicuti-lo com outra peoa. Falar obre coia relacionada ao banheiro à veze pode er deconfortá...
Você deve estar assistindo: 5 YouTubers que falam sobre distúrbios alimentares

Você deve estar assistindo: 5 YouTubers que falam sobre distúrbios alimentares

Quando percebi que etava lidando com um ditúrbio alimentar - como no egundo ano da faculdade -, enti que não tinha para onde me virar. Eu tive meu conelheiro no campu, que foi muito gentil e...