Vacina contra rotavírus - o que você precisa saber
Todo o conteúdo abaixo foi retirado integralmente da Declaração de Informações sobre Vacinas contra Rotavírus (VIS) do CDC: www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/rotavirus.pdf.
Informações de revisão do CDC para Rotavirus VIS:
- Última página revisada: 30 de outubro de 2019
- Última atualização da página: 30 de outubro de 2019
- Data de emissão do VIS: 30 de outubro de 2019
Fonte do conteúdo: National Center for Immunization and Respiratory Diseases
Por que se vacinar?
Vacina contra rotavírus pode previnir doença do rotavírus.
O rotavírus causa diarreia, principalmente em bebês e crianças pequenas. A diarreia pode ser grave e causar desidratação. Vômitos e febre também são comuns em bebês com rotavírus.
Vacina contra rotavírus
A vacina contra o rotavírus é administrada colocando gotas na boca da criança. Os bebês devem receber 2 ou 3 doses da vacina contra o rotavírus, dependendo da marca da vacina usada.
- A primeira dose deve ser administrada antes das 15 semanas de idade.
- A última dose deve ser administrada aos 8 meses de idade.
Quase todos os bebês que recebem a vacina contra o rotavírus estarão protegidos contra diarreia severa por rotavírus.
Outro vírus chamado circovírus suíno (ou partes dele) pode ser encontrado na vacina contra rotavírus. Este vírus não infecta as pessoas e não há risco de segurança conhecido. Para obter mais informações, consulte o ícone externo Atualização sobre Recomendações para o Uso de Vacinas contra Rotavírus.
A vacina contra o rotavírus pode ser administrada ao mesmo tempo que outras vacinas.
Converse com seu médico
Informe o seu fornecedor da vacina se a pessoa que está tomando a vacina:
- Teve um reação alérgica após uma dose anterior de vacina contra rotavírus, ou tem algum alergias graves com risco de vida.
- Tem um sistema imunológico enfraquecido.
- Tem imunodeficiência combinada grave (SCID).
- Teve um tipo de bloqueio intestinal chamado intussuscepção.
Em alguns casos, o médico do seu filho pode decidir adiar a vacinação contra o rotavírus para uma consulta futura.
Bebês com doenças leves, como resfriado, podem ser vacinados.Bebês que estão moderada ou gravemente doentes geralmente devem esperar até que se recuperem antes de receber a vacina contra o rotavírus.
O provedor do seu filho pode fornecer mais informações.
Riscos de uma reação à vacina
Irritabilidade ou diarreia ou vômito leves e temporários podem ocorrer após a vacina contra o rotavírus.
A intussuscepção é um tipo de bloqueio intestinal que é tratado em um hospital e pode exigir cirurgia. Isso acontece naturalmente em alguns bebês todos os anos nos Estados Unidos e, geralmente, não há uma razão conhecida para isso. Há também um pequeno risco de intussuscepção com a vacinação contra o rotavírus, geralmente dentro de uma semana após a primeira ou segunda dose da vacina. Estima-se que esse risco adicional varie de cerca de 1 em 20.000 bebês norte-americanos a 1 em 100.000 bebês norte-americanos que recebem a vacina contra o rotavírus. Seu provedor pode fornecer mais informações.
Como acontece com qualquer medicamento, há uma chance muito remota de uma vacina causar uma reação alérgica grave, outras lesões graves ou morte.
E se houver um problema sério?
Para intussuscepção, procure sinais de dor de estômago junto com choro intenso. No início, esses episódios podiam durar apenas alguns minutos e ir e vir várias vezes em uma hora. Os bebês podem puxar as pernas até o peito. Seu bebê também pode vomitar várias vezes ou ter sangue nas fezes, ou pode parecer fraco ou muito irritado. Esses sinais costumam ocorrer durante a primeira semana após a primeira ou segunda dose da vacina contra o rotavírus, mas procure por eles a qualquer momento após a vacinação. Se você acha que seu bebê tem intussuscepção, entre em contato com um profissional de saúde imediatamente. Se você não conseguir entrar em contato com o seu provedor, leve seu bebê ao hospital. Diga a eles quando seu bebê recebeu a vacina contra o rotavírus.
Uma reação alérgica pode ocorrer após a pessoa vacinada deixar a clínica. Se você observar sinais de uma reação alérgica grave (urticária, inchaço no rosto e na garganta, dificuldade para respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura ou fraqueza), ligue 911 e leve a pessoa ao hospital mais próximo.
Para outros sinais que dizem respeito a você, ligue para o seu provedor.
As reações adversas devem ser notificadas ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS). Normalmente, o seu provedor irá apresentar este relatório, ou você pode fazê-lo sozinho. Visite o site VAERS (vaers.hhs.gov) ou ligue 1-800-822-7967. VAERS é apenas para relatar reações, e a equipe do VAERS não fornece aconselhamento médico.
O Programa Nacional de Compensação de Lesões por Vacinas
O Programa Nacional de Compensação por Lesões por Vacinas (VICP) é um programa federal criado para indenizar pessoas que podem ter sido feridas por certas vacinas. Visite o site do VICP (www.hrsa.gov/vaccine-compensation/index.html) ou ligue 1-800-338-2382 para saber mais sobre o programa e como fazer uma reclamação. Existe um limite de tempo para apresentar um pedido de indemnização.
Como posso aprender mais?
- Pergunte ao seu provedor.
- Ligue para o departamento de saúde local ou estadual.
- Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) ligando para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou visitando o site de vacinas do CDC.
- Vacinas
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Vacina contra rotavírus. www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/rotavirus.pdf. Atualizado em 30 de outubro de 2019. Acessado em 1 de novembro de 2019.