Cirurgia micrográfica de Mohs
A cirurgia micrográfica de Mohs é uma forma de tratar e curar certos tipos de câncer de pele. Cirurgiões treinados no procedimento de Mohs podem fazer esta cirurgia. Ele permite que o câncer de pele seja removido com menos danos à pele saudável ao redor.
A cirurgia de Mohs geralmente é realizada no consultório médico. A cirurgia é iniciada de manhã cedo e é feita em um dia. Às vezes, se o tumor for grande ou você precisar de reconstrução, pode levar duas visitas.
Durante o procedimento, o cirurgião remove o câncer em camadas até que todo o câncer seja removido. O cirurgião irá:
- Entorpecer sua pele onde está o câncer para que você não sinta nenhuma dor. Você fica acordado para o procedimento.
- Remova o tumor visível junto com uma fina camada de tecido ao lado do tumor.
- Observe o tecido ao microscópio.
- Verifique se há câncer. Se ainda houver câncer nessa camada, o médico retirará outra camada e examinará ao microscópio.
- Continue repetindo este procedimento até que nenhum câncer seja encontrado em uma camada. Cada rodada dura cerca de 1 hora. A cirurgia leva de 20 a 30 minutos e a análise da camada sob o microscópio leva 30 minutos.
- Faça cerca de 2 a 3 rodadas para eliminar todo o câncer. Os tumores profundos podem precisar de mais camadas.
- Pare qualquer sangramento aplicando um curativo compressivo, usando uma pequena sonda para aquecer a pele (eletrocauterização) ou dando-lhe um ponto.
A cirurgia de Mohs pode ser usada para a maioria dos cânceres de pele, como câncer de pele de células basais ou de células escamosas. Para muitos cânceres de pele, outros procedimentos mais simples podem ser usados.
A cirurgia de Mohs pode ser preferida quando o câncer de pele está em uma área onde:
- É importante remover o mínimo de tecido possível, como pálpebras, nariz, orelhas, lábios ou mãos
- Seu médico precisa ter certeza de que todo o tumor foi removido antes de costurar você
- Há uma cicatriz ou foi usado um tratamento de radiação anterior
- Há uma chance maior de o tumor voltar, como nas orelhas, lábios, nariz, pálpebras ou têmporas
A cirurgia de Mohs também pode ser preferida quando:
- O câncer de pele já foi tratado e não foi totalmente removido ou voltou
- O câncer de pele é grande ou as bordas do câncer de pele não são claras
- Seu sistema imunológico não está funcionando bem devido ao câncer, tratamentos contra o câncer ou medicamentos que você está tomando
- O tumor é mais profundo
A cirurgia de Mohs é geralmente segura. Com a cirurgia de Mohs, você não precisa ser colocado no sono (anestesia geral) como faria com outras cirurgias.
Embora raros, estes são alguns riscos para esta cirurgia:
- Infecção.
- Danos nos nervos que causam dormência ou sensação de queimação. Isso geralmente desaparece.
- Cicatrizes maiores que são elevadas e vermelhas, chamadas queloides.
- Sangrando.
Seu médico explicará o que você deve fazer para se preparar para a cirurgia. Você pode ser solicitado a:
- Pare de tomar certos medicamentos, como aspirina ou outros anticoagulantes. NÃO pare de tomar quaisquer medicamentos prescritos, a menos que o seu médico lhe diga para parar.
- Pare de fumar.
- Peça a alguém que o leve para casa após a cirurgia.
Cuidar bem da ferida após a cirurgia ajudará a melhorar a aparência da pele. Seu médico conversará com você sobre suas opções:
- Deixe uma pequena ferida se curar sozinha. A maioria das pequenas feridas cicatriza bem sozinhas.
- Use pontos para fechar a ferida.
- Use enxertos de pele. O médico cobre a ferida com pele de outra parte do corpo.
- Use retalhos de pele. O médico cobre a ferida com a pele próxima à sua ferida. A pele perto da ferida tem cor e textura iguais.
A cirurgia de Mohs tem uma taxa de cura de 99% no tratamento do câncer de pele.
Com essa cirurgia, a menor quantidade possível de tecido é removida. Você terá uma cicatriz menor do que poderia ter com outras opções de tratamento.
Câncer de pele - cirurgia de Mohs; Câncer de pele basocelular - cirurgia de Mohs; Câncer de pele de células escamosas - cirurgia de Mohs
Força Tarefa Ad Hoc, Connolly SM, Baker DR, et al. Critérios de uso apropriado AAD / ACMS / ASDSA / ASMS 2012 para cirurgia micrográfica de Mohs: um relatório da American Academy of Dermatology, American College of Mohs Surgery, American Society for Dermatologic Surgery Association e American Society for Mohs Surgery. J Am Acad Dermatol. 2012; 67 (4): 531-550. PMID: 22959232 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22959232.
Site de cirurgia do American College of Mohs. O processo passo a passo de Mohs. www.skincancermohssurgery.org/about-mohs-surgery/the-mohs-step-by-step-process. Atualizado em 2 de março de 2017. Acessado em 7 de dezembro de 2018.
Lam C, Vidimos AT. Cirurgia micrográfica de Mohs. In: Bolognia JL, Schaffer JV, Cerroni L, eds. Dermatologia. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2018: cap 150.