Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 18 Julho 2021
Data De Atualização: 15 Novembro 2024
Anonim
Necrobiosis lipoidica
Vídeo: Necrobiosis lipoidica

A necrobiose lipoidica diabeticorum é uma doença de pele incomum relacionada ao diabetes. Isso resulta em áreas marrom-avermelhadas da pele, mais comumente na parte inferior das pernas.

A causa da necrobiose lipoidica diabeticorum (NLD) é desconhecida. Acredita-se que esteja relacionado à inflamação dos vasos sanguíneos relacionada a fatores autoimunes. Isso danifica as proteínas da pele (colágeno).

Pessoas com diabetes tipo 1 são mais propensas a desenvolver DLN do que aquelas com diabetes tipo 2. As mulheres são mais afetadas do que os homens. Fumar aumenta o risco de NLD. Menos da metade de um por cento das pessoas com diabetes sofrem desse problema.

Uma lesão cutânea é uma área da pele diferente da pele ao seu redor. Com a DLN, as lesões começam como protuberâncias (pápulas) vermelhas, firmes e lisas nas canelas e na parte inferior das pernas. Eles geralmente aparecem nas mesmas áreas em lados opostos do corpo. Eles são indolores na fase inicial.

Conforme as pápulas ficam maiores, elas se achatam. Eles desenvolvem um centro marrom amarelo brilhante com bordas vermelhas a arroxeadas. As veias são visíveis abaixo da parte amarela das lesões. As lesões são irregularmente arredondadas ou ovais com bordas bem definidas. Eles podem se espalhar e se juntar para dar a aparência de um patch.


As lesões também podem ocorrer nos antebraços. Raramente, podem ocorrer no estômago, rosto, couro cabeludo, palmas das mãos e solas dos pés.

O trauma pode fazer com que as lesões desenvolvam úlceras. Nódulos também podem se desenvolver. A área pode ficar com muita coceira e dor.

A DLN é diferente das úlceras que podem ocorrer nos pés ou tornozelos de pessoas com diabetes.

Seu médico pode examinar sua pele para confirmar o diagnóstico.

Se necessário, seu provedor pode fazer uma biópsia por punção para diagnosticar a doença. A biópsia remove uma amostra de tecido da borda da lesão.

Seu provedor pode fazer um teste de tolerância à glicose para ver se você tem diabetes.

O NLD pode ser difícil de tratar. O controle da glicose no sangue não melhora os sintomas.

O tratamento pode incluir:

  • Cremes de corticosteróide
  • Corticosteroides injetados
  • Drogas que suprimem o sistema imunológico
  • Antiinflamatórios
  • Medicamentos que melhoram o fluxo sanguíneo
  • A oxigenoterapia hiperbárica pode ser usada para aumentar a quantidade de oxigênio no sangue para promover a cura de úlceras
  • Fototerapia, um procedimento médico no qual a pele é cuidadosamente exposta à luz ultravioleta
  • Terapia a laser

Em casos graves, a lesão pode ser removida por cirurgia, seguida de movimentação (enxerto) de pele de outras partes do corpo para a área operada.


Durante o tratamento, monitore seu nível de glicose conforme as instruções. Evite ferir a área para evitar que as lesões se transformem em úlceras.

Se você desenvolver úlceras, siga as etapas sobre como cuidar delas.

Se você fuma, será aconselhado a parar. Fumar pode retardar a cicatrização das lesões.

NLD é uma doença de longa duração. As lesões não cicatrizam bem e podem recorrer. As úlceras são difíceis de tratar. A aparência da pele pode levar muito tempo para se normalizar, mesmo após o tratamento.

NLD raramente pode resultar em câncer de pele (carcinoma de células escamosas).

Aqueles com NLD estão em maior risco de:

  • Retinopatia diabética
  • Nefropatia diabética

Ligue para o seu médico se você tiver diabetes e notar lesões que não cicatrizam em seu corpo, especialmente na parte inferior das pernas.

Necrobiose lipoidica; NLD; Diabetes - necrobiose

  • Necrobiose lipoidica diabeticorum - abdômen
  • Necrobiose lipoidica diabeticorum - perna

Fitzpatrick JE, High WA, Kyle WL. Lesões anulares e alvos. In: Fitzpatrick JE, High WA, Kyle WL, eds. Dermatologia para atendimento de urgência: diagnóstico baseado em sintomas. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 16.


James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM. Erros no metabolismo. Em: James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM, eds. Doenças de Andrews da pele: dermatologia clínica. 13ª ed.Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 26.

Patterson JW. O padrão de reação granulomatosa. In: Patterson JW, ed. Patologia da pele de Weedon. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 8.

Rosenbach MA, Wanat KA, Reisenauer A, White KP, Korcheva V, White CR. Granulomas não infecciosos. In: Bolognia JL, Schaffer JV, Cerroni L, eds. Dermatologia. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 93.

Escolha De Leitores

O que é um bebê de alta necessidade?

O que é um bebê de alta necessidade?

Muito pai - pai de primeira viagem e pai que já têm outro filho - ficam urpreo com o quanto ele começam a ver uma peronalidade ditinta no recém-nacido. De fato, da mema maneira que...
Esquizofrenia catatônica

Esquizofrenia catatônica

No paado, a catatonia era coniderada um ubtipo de equizofrenia. Entende-e agora que a catatonia pode ocorrer em um amplo epectro de condiçõe piquiátrica e médica.Embora a catatonia...